Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

FISIculturismo.com.br

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Verdade ou Mito: Cálcio inibe a absorção de proteína?

Featured Replies

Postado

E aí, chapas. Tudo certo? 8)

Bom, essa é uma questão que envolve tanto nutrição quanto suplementação, mas resolvi postar aqui nessa seção por ser mais movimentada.

Já tinha ouvido falar que o cálcio, presente no leite, por exemplo, inibe a absorção das proteínas, mas achei que era mito e não tinha dado muita bola.

Quando foi ontem, um amigo meu me disse que tinha ido numa nutricionista esportiva e que ela tinha lhe dito a mesma coisa: que tomar leite com proteina(whey, albumina ou caseina) era furada ja que o calcio nao permitia a total absorção das proteinas!!

Alguém tem mais informações sobre o assunto?

Estou preocupado pois sempre utilizei leite no meu shake matinal(com albumina) e noturno(com caseina). Será que devo cortar o leite?

• Respostas 3
  • Visualizações 4,2k
  • Criado
  • Última resposta
Postado
E aí, chapas. Tudo certo? 8)

Bom, essa é uma questão que envolve tanto nutrição quanto suplementação, mas resolvi postar aqui nessa seção por ser mais movimentada.

Já tinha ouvido falar que o cálcio, presente no leite, por exemplo, inibe a absorção das proteínas, mas achei que era mito e não tinha dado muita bola.

Quando foi ontem, um amigo meu me disse que tinha ido numa nutricionista esportiva e que ela tinha lhe dito a mesma coisa: que tomar leite com proteina(whey, albumina ou caseina) era furada ja que o calcio nao permitia a total absorção das proteinas!!

Alguém tem mais informações sobre o assunto?

Estou preocupado pois sempre utilizei leite no meu shake matinal(com albumina) e noturno(com caseina). Será que devo cortar o leite?

VERDADE.... MAS NA VERDADE, OS ESTUDOS DIZEM QUE HÁ UMA COMPETIÇÃO.... O NUTRIENTE QUE TIVER EM MAIOR QTD PREVALECE.... ASSIM COMO TBM HÁ A CONCORRÊNCIA ENTRE O CÁLCIO E O FERRO... DEVERIA POSTAR ISSO NA NUTRIÇÃO, PQ LÁ TEM MAIS ESTUDIOSOS... AQUI O PUBLICO É OUTRO!!!!!! ABRAÇOS E BOM TREINO!!!!!!

Postado

Não precisa cortar o leite com albumina/caseina não, pois o proposito destas eh de servir justamente como lenta absorção. O que a minha nutricionista(tb tem pós em nut. esport.) me falou e meu instrutor tb, eh que a lactose que atrapalha na absorção, não que a proteína não será absorvida, mas sim demorar mais. WHey que não é bom tomar com leite.

Postado

Eu tomo whey com leite sim, só que meu leite é 90% sem lactose hehe

Mesmos benefícios, sem a fermentação e os efeitos nocivos da lactose, sinceramente tá dando muito resultado.

Agora, pelo que eu saiba, proteína que não é absorvida (saturação das enzimas que quebram a proteína em aminas), vai para os rins para ser excretada, JUNTAMENTE com o cálcio. Hoje que é aí que mora o perigo, e não no sentido da absorção, porque cada um é cada um, varia de pessoa pra pessoa o quanto de proteína ela consegue absorver em uma refeição.

Não adianta comer 140g de proteína de uma vez que não absorve, é naturalmente impossível (a não ser que algo esteja ajudando na síntese proteica *ahem*)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.