Oie! Pode trocar sim - 30g também...
Olha... eu li muito e perguntei para meus colegas da medicina sobre efeito platô ou termogênese adaptativa porque eu estou passando por isso...
Apesar de ser uma situação mais incomum (porque geralmente o que acontece é o aumento da fome mesmo e isso levando a um maior consumo e o reganho de peso); ele realmente existe (eu mesmo achava que não existia)
Então por isso sempre troco ideias com o @Batata... sobre quando é o momento de déficit ou superávit... Se aumenta ou diminui o déficit tanto pela avaliação dos seus resultados quanto pela evolução nos exercícios...
Mudanças semana a semana, eu acho demais nesse momento... Mas de 15 em 15 dias... acho um período legal.
Eu já tive a mesma dúvida que você e a resposta foi: Estar em déficit, vai te levar a perda de peso/gordura. As organizações dos % dos macros é a forma inteligente de você organizar suas necessidades porque serviria de alicerce para alcançar seus resultados.
Sobre as proteínas vou deixar um trecho do livro do Haluch que comprei todos e tô gostando muito de ler:
Uma revisão sistemática recente (HELMS, 2014) sugere um consumo de 2,3 a 3,1 g/kg de proteínas para atletas que desejam manter a massa muscular em dietas com restrição calórica. Além disso, esses autores sugerem que um menor percentual de gordura aumenta a necessidade de proteínas, já que com as reservas de gordura baixa, o corpo tende a priorizar o catabolismo das proteínas musculares.
Então como ele trata de atletas de rendimento mais elevado, até 2g acredito ser legal.
Lógico que tudo com a anuência do mestre e orientador @Batata... se ele discordar, mudamos tudo kkk
Mas o principal, o porquê das 20g a mais? fome? quer mudar algo?