Jump to content

Pré-Treino: uma nova promessa em suplementação

Samuel Moura Rosa
  • , 2,407 views

A cada dia a indústria de suplementação lança uma nova tecnologia, uma nova linha, uma nova denominação, uma nova classificação, uma nova super promessa milagrosa, diferenciada e única. Carregado de nomenclaturas, os suplementos nutricionais vem evoluindo notavelmente em relação à qualidade da matéria prima, concentrações, velocidade de absorção, aromas e sabores que agradam ao paladar, mas muitas vezes com um custo benefício questionável.

Que a tecnologia e os estudos nesta área evoluem a cada dia, melhorando cada vez mais a qualidade dos produtos, é indiscutível. Agora afirmar que estas evoluções - carregadas de hiper, super, ultra, mega, pump, nitro, black, power, monster - que trazem junto às promessas, um valor de mercado fora da realidade do público praticante de musculação, garantindo que os resultados são extremamente satisfatórios, aí já é demais!

A cada treino, a cada dia, a cada verão, aumenta a população de praticantes de atividades físicas em geral, em partes mal informados, carentes de resultados, objetivando o sucesso em seu programa de treinamento, na busca por modificações rápidas. Hora, com esta situação fica muito fácil explorar a ambição do público insatisfeito com seus avanços naturais, com promessas e estratégias promissoras e tentadoras.

Mas nesta indústria inteligente, nasceu uma nova categoria de suplementação: os chamados Suplementos Pré Treino. Bom, antes de explorar sua ação e eficácia, vamos analisar. Para quem treina de maneira programada, séria, centrada, comprometida e objetiva, a sessão de treinamento é um momento sagrado e único.

Com isso, além dos objetivos de avanços à médio e longo prazo, o sujeito tem imenso prazer em treinar, em começar a primeira série, em tirar o 100%, o algo a mais, o maior recrutamento muscular possível, e com isto, a maior intensidade desejada. Logo, o crescimento muscular não diz respeito somente ao que ele irá construir como conseqüência do treinamento, mas também ao que ele percebe naquele exato momento que termina uma série máxima até a falha muscular.

Então, toda estratégia que lhe beneficiar para o rendimento naquele momento, que torne seu corpo mais resistente, mais forte, mais inchado e vascularizado, e com maior disposição para realizar sempre mais uma repetição, ou utilizar mais um quilograma, terá uma aceitação preferencial deste público.

Para estes, não basta os alimentos e suplementos construtores básicos (proteínas, carboidratos, aminoácidos isolados), pois o treinamento é uma competição diária consigo mesmo. É claro que esta categoria também contempla e muito os eternos iniciantes, atletas de Outubro até Dezembro, que acham que é possível uma construção muscular consistente à curto prazo, e que acreditam que apenas estar inchado representa hipertrofia muscular.

Mas sobre o efeito e ação dos suplementos pré treino, aí sim a industria caprichou: cada marca, nacionais ou importadas, produziu os seus, com suas promessas tentadoras. Os mais encontrados provavelmente são o Nano Vapor, o Shot Gun, o Super Charge, o Super Pump, o Hemorage, o Blade, o Anabolic Halo, o Trac Extreme, alguns Packs, os precursores de Óxido Nítrico, e até mesmo a consagrada Creatina.

Mas o que mesmo eles prometem? Se você procurar poraí encontrará: maior pump no treinamento, maior vascularização, durante e pós treino, maior disposição e energia para realizar o treino, maior concentração mental, aumento no nível de força, melhora na recuperação entre as séries, aumentos extremos de volume muscular, queima de gordura, maior liberação hormonal de anabolismo, redução do catabolismo no treinamento. Perfeito! Quanta coisa boa para um único produto! Quem não deseja tudo isso!

Bom, mas a questão não é discutir se isso tudo é bom, se tem algum efeito adverso ou coisas do tipo. Agora compare você o que é prometido, o relato de quem já utilizou, o que realmente modificou-se, e agora, o valor pelo qual são vendidos, principalmente se forem importados. Chama-se custo benefício!

Cada produto tem o seu. Mas o que leva estes produtos em frente e mantém seu custo elevado, são as vendas realizadas com sucesso. Afinal, encontramos muitos relatos positivos à favor de um ou outro suplemento pré treino. E por quê? Porque quando realizamos alguma escolha, principalmente se envolve um valor financeiro significativo, é mais natural afirmarmos que foi uma boa escolha, que acertamos, que deu resultado, do que confessar que erramos, que colocamos dinheiro fora, que não foi a melhor estratégia de suplementação, que não deu aquela modificação toda prometida. Atitude natural do ser humano ambicioso.

O que estes suplementos pré treino realmente promovem não é discutível. Uns mais, outros menos, tudo bem. Mas as proporções as quais eles se propõem, ai sim. Prometem 80, mas realizam 8. Daí aqueles 200, 300 reais investidos tornam-se caros. Compramos uma coisa e levamos outra. E é assim mesmo.

Pra quem não tem paciência e coerência, de trilhar o caminho correto, treinar sério e contínuo, comer e descansar adequadamente, investir em suplementos que pouco modificam à curto prazo, mas que realmente são construtores, ai sim resta escolher estes milagrosos e caros. Só não vamos colocar à culpa do insucesso no treinamento! Fiquem atentos, pois aquilo que você realmente constrói não te abandona à curto prazo, agora modificações agudas podem cessar na hora que você parar de investir.

Sign in to follow this  

User Feedback

Recommended Comments

Eu tomo pré-treino, pois durante a semana acordo às 5h da manhã, entro ao trabalho às 6h e saiu perto das 16h, altura em que vou treinar. Por este motivo, penso que é bom tomar um pré-treino antes do treino!
O problema é encontrar um que me satisfaça, já experimentei muitos e são muito poucos aqueles que sinto que me fazem qualquer coisa...valeu!

Share this comment


Link to comment
Share on other sites


Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Add a comment...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By thiago de souza
      Olá a todos , esse é meu primeiro post aki no forum , espero que me ajudem

      Eu tenho 14 anos , tenho 1,64 de altura peso 67 kilos (indice de gordura corporal 7%)

      Bom , eu estava pensando em começar a tomar creatina (sim eu sei como se toma)
      MAS , estou com uma certa preocupaçao com este assunto ...
      Pois pelo que eu saiba a creatina (aumenta a força maxima , resultando no aumento de peso puxado)
      mas eu nunca ouvi falar que ela fortalece as (articulaçoes ? alguma coisa desse tipo)
      e como eu sou mto novo , sera que se eu começar a tomar ,
      As articulaçoes vao aguentar o aumento de carga ? nao vai dar nenhum problema em mim ?
      eu me esforço mto ! na academia , alimentaçao etc* (nao tomo refrigerantes , nem como bolachas , nenhum tipo de "porcaria")
      Sigo um treino "ABC"

      Segunda: A
      Terça: B
      Quarta:C
      Quinta:A
      Sexta:B
      Segunda:A (E ASSIM POR DIANTE )
      Espero que me ajudem... Eu quero me tornar um campeão !

      faço 15 anos agora em (16 de maio)
      á
      eu tenho uma genetica mto Boa tbm.
      ^^
      Abraços
      E obrigado desde já...
    • By maufas88
      aí galera to com algumas dúvidas a respeito da CREATINA.Me falaram q devo tomar no máximo 2 meses direto e depois dar um intervalo de 1 mês para depois voltar a tomar,é isso mesmo?E a respeito da dosagem devo tomar no mês 5g(uma colher de chá)por dia antes do treino,e em apenas uma semana deste mês, fazer uma dosagem power tomando 20g por dia está correto???? devo tomar essas 20g juntas antes do treino ou dividi-la durante o dia ex: 5g demanhã,5g meio dia,5gantes do treino e 5g após treino.???
      valeu!
    • By JoseLuis
      Nao sou expert!

      Mas tinha/tenho muitas duvidas em relaçao aos suplementos.
      Li muito e continuo a ler posts e artigos.

      ..e fui fazendo um "manual" para meu uso!

      Mas achei interessante divulgar todas as duvidas e respostas para aqueles que tenham interesse em aprender mais

      Vou dividir em algums posts para não ficar chato.

      Se voce tiver algum comentario, post ou artigo por favor faz um post!!!!

      POR FAVOR: Não faça posts "Off-topic" do genero:


      P.S: Desde já agradeço a DAVIKING, Driano, Ninga e muitos outros pela ajuda que dão neste forum! Muitas frases que aqui vão ser postadas são da sua autoria!
    • By MC_
      posso tomar a creatina em jejum ou so depois que eu comer algo?


      ____________________________________________________________

      Somente se aproxima da perfeição, quem a procura com constância, sabedoria e sobretudo com humildade
    • By -lipkno†
      Já tá mais que comprovado, com embasamento científicos e provas na prática, que uma chícara de café até 20 minutos antes do treino pode ampliar em até 30% o rendimento do atleta.
      Minha dúvida é que dizem por ae que cafeína corta o efeito da creatina, isso é verdade ou é ladainha? Tomar um pouco de café antes do treino não vai cortar a creatina?

      ACHO QUE DEVERIA TER POSTADO ISSO NO FORUM DE NUTRIÇAO, SE ALGUM MODERADOR PUDER MOVER PARA LÁ EU AGRADEÇO!
×
×
  • Create New...