Ir para conteúdo
Daniela R Del Giorno
Daniela R Del Giorno

Repetições e séries para hipertrofia: 10 x 3 ou 3 x 10?

Olá, amigos do ferro! Embora a resposta para a pergunta que dá título a esta matéria já esteja muito bem consolidada no ambiente científico/acadêmico, nos salões e ginásios eu ainda percebo muitas rodinhas de discussão sobre o assunto. O que eu acho ótimo! Socializa os musculadores, instiga a curiosidade e o estudo e assim nossa comunidade floresce e fortalece.

Vou responder a pergunta de pronto, porque não tem mistério: ambas as abordagens de treino geram hipertrofia e não, NÃO existe a melhor ou o que hipertrofia mais. Repito: ambas as abordagens de treino geram hipertrofia e não, NÃO existe a melhor ou o que hipertrofia mais.

Se você só queria o alívio da resposta, pode passar para outro texto aqui do site. Mas, se você gosta de ir um pouco além de apenas treinar, bota mais dez e me acompanha!

A hipertrofia musculoesquelética é um fenômeno fisiológico de adaptação ao ganho de força. Ela é multifatorial e, para que aconteça, deve haver a sinergia de diversos tipos de ações em nosso organismo. Eu poderia abordar várias destas ações de forma detalhada: endócrinas, metabólicas, neurais, entre outras. Mas, este artigo visa apenas a abordagem mecânica e sobre ela, podemos dizer que não existe um melhor tipo de ação para hipertrofiar. Só que fica falho falar sobre o estímulo mecânico sem observar um pouco de fisiologia.

A musculação e a gama de exercícios que a compõe são, tradicionalmente, os estímulos usados quando os treinadores desejam “acionar” nosso sistema anaeróbio. Porém, existem várias formas de se ativar este sistema, não é só puxando ou empurrando ferro.

A ginástica artística ou o crossfit, por exemplo, também são práticas esportivas onde se enfatiza o trabalho anaeróbio e é este sistema, seja na forma ATP-PC ou na forma Glicolítica, o responsável pela sinalização da síntese proteica, tão fundamental para o processo de construção muscular.

Desde que haja fadiga, falha, acidose metabólica, trabalho máximo dentro do sistema anaeróbio, a sinalização metabólica para hipertrofia irá acontecer, pois haverá aumento de síntese proteica. Seja um agachamento com 3 x 10, agachamento com 10 x 3 ou (argh!) 30s de burpees!

Contudo, a sinalização é feita nos músculos trabalhados, logo, a sinalização realizada por um agachamento é diferente da realizada por um burpee, mas não é muito diferente da realizada por um pistol. Até 3 x 40 gera hipertrofia, a diferença é que o ganho de força não é o ideal e, consequentemente, conforme vai-se avançando no nível de treinamento, perde-se a oportunidade de otimizar as respostas anabólicas caso se insista nas cargas muito baixas.

Lembra-se que hipertrofia é colateral de ganho de força? Mas, a esta altura da leitura, você deve estar me questionando: mas, Dani, então os fisiculturistas, por esta lógica, deveriam treinar como powerlifters e sempre buscar a força máxima? Sim e não. Sim, porque o incremento de força é um dos principais fatores que dão continuidade ao processo no longo prazo. Não, porque não é só isso.

Neste ponto, há dois fatores a serem observados. O primeiro, é a responsividade do indivíduo ao método de treino. Simplesmente há pessoas que hipertrofiam mais com volume e pessoas que hipertrofiam mais com intensidade.

Há, ainda, aqueles em que isto varia de grupamento para grupamento (EU!!! Rsrsrs)!  O segundo ponto a ser observado é o objetivo final do sujeito, especificidade do treino. Ainda assim, nem powerlifters treinam acima de 90% todo o tempo, pois excesso de sinalização para força máxima gera lesão e compromete a saúde mental.

O fisiculturista precisa de ajustes radicais na dieta, pois não basta apenas hipertrofiar, tem que mostrar a musculatura de forma detalhada. A dieta radical, com pequenas quantidades de carboidratos e todo o protocolo adotado no culturismo também prejudica o treino de força máxima, logo, 3 x 10 ou 3 x 20 ou 3 x 30 é mais suportável dentro deste cenário. De novo; hipertrofia é multifatorial!

“Então, @Daniela R Del Giorno, o que eu faço???!!” Os dois! Quando? Depende do seu objetivo principal e, consequentemente, de como seu treinamento será organizado dentro de uma periodização a fim de se obter o resultado esperado. Difícil?

Para um profissional de Educação Física competente não deve ser. Por isso, digo: consulte um! Treino de inspiração, treino de atleta consagrado, treino de blogueira e estudo pelo Google pode até resolver. 

Por um tempo muitíssimo curto se você é iniciante. Copiar método de treino é fácil e acessível. Saber o que cada um está sinalizando fisiologicamente e entender qual é o melhor momento para utilizar cada um deles, com cada pessoa, de acordo com cada objetivo. É coisa de profissa!

Vai ficar dando cabeçada? Procure um professor qualificado e, preferencialmente, especializado no objetivo ao qual você se propõe a treinar para alcançar. Pato voa, anda, corre, nada, até canta. Mas, não sai do laguinho. Qual o tamanho da sua ambição? Bota mais dez!

Referências:
MORTON, R. W.; OIKAWA, S. Y.; WAVELL, C. G.; MAZARA, N.; MCGLORY, C.; QUADRILATERO, J.; BAECHLER, B. L.; BAKER, S. K.; PHILLIPS, S. M. Neither load nor systemic hormones determine resistance training-mediated hypertrophy or strength gains in resistance-trained young men. Journal of applied physiology (Bethesda, Md. : 1985), v. 121, n. 1, p. 129–38, 1 jul. 2016. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27174923>. Acesso em: 18 dez. 2016.
FLECK S. J.; KRAEMER W. J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. Porto Alegre: Artmed, 1999.
McARDLE, W. Katch, W. Katch. Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 7ª Edição. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2011.

Editado por fisiculturismo



Comentários


Por muitos anos ouvia-se o mito de que devia-se fazer 3x8 (três séries com oito repetições) para hipertrofiar a musculatura e 3x12 (três séries com doze repetições) para se queimar gordura.

Como todo mito, muitas pessoas ainda são enganadas por aí. Ainda bem que a ciência está funcionando para afastar essas ideias equivocadas.

E há mais, o treino de pessoas hormonizadas (que usam esteroides anabolizantes) também deve ser diferente do treino de pessoas naturais ou não hormonizadas (que não usam esteroides anabolizantes).

Isso é tema para uma próxima matéria! Parabéns a @Daniela R Del Giorno por mais uma matéria excelente!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Visitante R100 - Treinamento para Hipertrofia Muscular

Postado

 

1 hora atrás, fisiculturismo disse:

É justamente isso que o texto refuta. Não existe um número de séries e repetições ideais para hipertrofia. ?

Reitero, nesse caso, para 'hipertrofia muscular', 3x10, com certeza! Uma coisa é hipertrofia muscular, outra é a força máxima ou força pura (10x3)! 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Em 01/01/2017 at 20:52, Diego Rafael Furian disse:

 

Reitero, nesse caso, para 'hipertrofia muscular', 3x10, com certeza! Uma coisa é hipertrofia muscular, outra é a força máxima ou força pura (10x3)! 

Diego, treinamento de força máxima também serve para hipertrofia, já que podemos encará-la (a hipertrofia) como um "efeito colateral" da força... Tudo dependerá de periodização. Um grande abraço!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Visitante R100 - Treinamento para Hipertrofia Muscular

Postado

2 horas atrás, Daniela R Del Giorno disse:

Diego, treinamento de força máxima também serve para hipertrofia, já que podemos encará-la (a hipertrofia) como um "efeito colateral" da força... Tudo dependerá de periodização. Um grande abraço!

Sim, com certeza, entendi vc, porém um treino com um maior volume (3x10) é o mais indicado para hipertrofia, foi a isso que me referi pois na série (10x3) que também serve para hipertrofia o trabalho é 'predominantemente' de força máxima.

Abraço

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora


  • Conteúdo Similar

    • Por gamemaniaco
      é possivel desenvolver um grupo muscular e ter hipertrofia treinando apenas 1 vez na semana esse grupo? o q fazer para isso?
    • Por Ma.sp
      Galera tudo bem ? Vou iniciar meu primeiro ciclo de Oxa e confesso que estou um pouco receosa. Tenho um corpo legal mas quero ganhar massa e definir.
      Recebi a indicação para manipular 20mg cada cápsula e fazer o ciclo diário de 40 mg. Após ler alguns tópicos vi que pode ser uma super dosagem, porém eu conheço amigas que são pequenas e estão tomando 60 mg por dia.
      Preciso dá ajuda de vocês para me indicaram uma dieta legal . Também quero ver se consigo secar um pouco mais o abdômen. 
      Depois posto a foto do antes pra vocês irem acompanhando. Me ajudem !!!!
      Segue abaixo o treino que peguei pra fazer nesse ciclo:
      Peso 61 kg
      Altura:1,71
       
      TREINO PARA HIPERTROFIA/DEFINIÇÃO MUSCULAR                                            
                                                  
                                                  
      TREINO A - Pernas (anterior) e gêmeos                                            
      1    Agachamento total - livre    6x    20,18,15,12,12,10                                
      2    Leg press 45 graus (unilateral)    5x    20,18,15,12,12            SEG    TREINO A                
      3    Cadeira extensora    4x    15,12,10,8            TER    TREINO B                
      4    Leg horizontal - pernas fechadas    4x    15            QUA     HIT                
      5    Adutor    4x    20            QUI    TREINO C                
      6    Gêmeos sentado    4x    20            SEX    TREINO D                
                              SAB    HIT                
      TREINO B - Peitoral, ombros e abdômen                        DOM    DESCANSO                
      1    Fly inclinado    3x    15                                
      2    Supino articulado    3x    15                                
      3    Peck deck    3x    15                                
      4    Desenvolvimento articulado    3x    15                                
      5    Elevação lateral (Aparelho)    3x    15                                
      6    Elevação frontal com halteres    3x    15                                
      6    Crucifixo inverso/ peck deck invertido    3x    15                                
      7    Abdomen (aparelho ou livre - pesado)    4x    20                                
                                                  
      TREINO C - Pernas (posterior) e glúteos                                            
      1    Mesar flexora    6x    20,18,15,12,12,10                                
      2    Leg press 90º    5x    20,15,15,12,10                                
      3    Cadeira flexora    4x    15                                
      4    Abdutor (aparelho)    4x    15                                
      5    Glúteos no aparelho (pesado)    4x    15                                
      6    Glúteos (caneleira - Variação 1)    4x    15                                
      7    Glúteos (caneleira -Variação 2)    4x    15                                
                                                  
      TREINO D - Costas, bíceps, tríceps e lombar                                            
      1    Remada baixa (pegada fechada)    4x    15                                
      2    Puxada alta (costas)    4x    15                                
      3    Rosca direta no cabo    3x    15                                
      4    Rosca concentrada (cotovelo apoiado)    3x    15                                
      5    Tríceps no cabo    3x    15                                
      6    "Tríceps ""coice"" unilateral"    3x    15                                
      7    Lombar (aparelho)    3x    15                                
      8    Abdomen (aparelho ou livre - pesado)    4x    20                                
                                                  
      TREINO E - HIT - 1 min. Andando e 1 min. Correndo. Fazer 10 tiros. (Fazer 5 min de aquecimento  e 5 min de desaceleração andando)                                            
      AERÓBIO  - freq. Média 140bpm - Esteira, bike ou transport.                                            
                                                  
      Domingo -  descanso total     
      Fica muito ruim tomar uma cápsula de 20 mg por dia na primeira semana ?                                       
    • Por Carol Britto
      Bom dia! Acompanho o fórum a algum tempo, e esse é meu primeiro post. 
       
      Eu gostaria de tirar uma dúvida sobre divisão de treino. Para ganho de massa, se o meu treino feito pelo personal está adequado: 
      TREINO A/B, onde: 
      Segunda, quarta e sexta inferior completo.
      Terca e quinta superiores.
      Tenho 17 anos, e treino desde os 15. 
      70 kg e 1,76 de altura. 
      Dieta acompanhada, e suplementação. (bcaa no pre/pos,  whey no pos,  albumina antes de dormir) 
      Segue em anexo fotos minha. 
       
      OBJETIVO: definição e ganho de massa magra. Estou visando muito a definição superior também, dando enfoque nas costas. 
       
      RECEIO: a divisão A/B está com pouco tempo de intervalo de um treino pro outro. 
       
      E aí? continuo treinando essa série até o dia de trocar, ou opto por outra divisão????  Se necessário, coloco o meu treino para vocês darem uma olhadinha. 

    • Por gator
      Treino já faz 5 meses e um més atras comecei a tomar hipercalórico, isso junto com minha dieta fez com que eu ganhasse algo entre 3 a 4 kg ,  tenho 1,70 de altura e atualmente estou pesando 55 kg, gostaria de saber se continuo tomando o hipercalórico ou se troco ele pelo whey ?
    • Por flechar
      Zona de conforto para hipertrofia dos membros inferiores com exercício anaeróbios e aeróbicos.
      Dissertem a respeito.

  • Matérias Recentes

×
Esta popup será fechada em 10 segundos...