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Treinamento

Matérias sobre treinamento de musculação

222 matérias nesta categoria

  1. Não treine sempre até a falha! Use a reserva de repetições!


    Os treinadores sempre orientam a execução dos exercícios até a falha para hipertrofia, certo? Essa recomendação pode não ser a melhor. Contamos o motivo.
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    Gilberto Araújo Pereira
  2. Superset ou supersérie: otimize e intensifique o seu treino


    Com o método avançado de treinamento superset ou supersérie você pode ganhar tempo na academia e treinar com alta intensidade duas musculaturas.
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    Gustavo Gonçalves
  3. Como conquistar as panturrilhas dos sonhos (6 dicas)?


    Você tem dificuldade para fazer a sua panturrilha crescer? Leia as 6 dicas desta matéria e hipertrofie suas panturrilhas!
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    Marcelo Câmara
  4. Quantas vezes treinar por semana na academia?


    Existe uma quantidade ideal de vezes por semana para ir à academia? Qual é a melhor frequência de treinos para hipertrofia?
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    Jorge Felipe Farias
  5. Bi-set, tri-set e séries gigantes: como fazer?


    Saiba o que é, como fazer e se vale a pena o método bi-set, tri-set e séries gigantes.
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    Gustavo Gonçalves
  6. Stomach vacuum: como fazer? Faz mal? Tem benefícios?


    Um exercício abdominal que pode reduzir o tamanho da cintura e da barriga e que pode ser feito em casa. Você já adotou essa prática?
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    fisiculturismo
  7. Como posicionar os pés na cadeira extensora e cadeira e mesa flexora


    Alguns detalhes no treinamento podem fazer muita diferença no ganho de massa ou na prevenção de lesões. A posição dos pés é relevante?
  8. Como ganhar massa muscular [3 dicas] naturalmente em 2020?


    Como ganhar massa e perder gordura sem esteroides anabolizantes? Revelamos 3 dicas para você conquistar rápido o shape dos sonhos naturalmente.
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    Gabriel Ortiz
  9. Agachamento livre: mitos e verdades (2020)


    O agachamento livre é um dos melhores e mais complexos exercícios de musculação. Contamos algumas verdades e mitos sobre ele!
  10. Drop set, rest-pause e SST: 3 métodos intensificadores (para hipertrofia)


    Como ocorre a hipertrofia muscular A hipertrofia muscular  (ou aumento da massa muscular) ocorre pelo aumento da área de secção transversa do músculo, ou seja, o tamanho do volume muscular. Esse aumento é decorrente de um estresse inicial induzi
  11. Qual é o melhor exercício físico para emagrecer?


    Emagrecer é o desejo da maioria da população atualmente. Mas qual é o melhor exercício físico para o emagrecimento? O personal trainer Gilvan Júnior responde.
  12. Agachamento ou afundo: qual é o mais eficiente [melhor]?


    O personal Cassio Schoen, por meio de exames de eletromiografia, analisa o afundo e o agachamento, apontando qual é o melhor para hipertrofia.
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    Cassio Schoen
  13. Hipertrofia: o que é mais importante para o ganho de massa [muscular]?


    Para hipertrofia o fator mais importante não é o número de repetições, a carga ou a frequência semanal do treino. Seria o volume de treinamento?
  14. Alongamentos básicos para antes e depois da musculação


    Nesta matéria, serão abordados os movimentos básicos de alongamento que devem ser realizados antes e depois do treino de musculação. Exatamente, é recomendável que o praticante realize o alongamento de toda a musculatura corporal antes e depois do tr
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    Regina Rocha
  15. Quer emagrecer? Faça musculação em vez de aeróbicos!


    A maioria das pessoas tem a convicção de que os exercícios aeróbicos são a chave para a perda de gordura e isso é um equívoco. As atividades aeróbicas tem uma utilidade limitada e precisam ser complementadas ou até mesmo substituídas por exercícios m
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    Batata...
  16. Powerlifting (Levantamento de Potência ou Esporte de Força ou Levantamento Básico) para iniciantes


    O levantamento de potência ou esporte de força, também é conhecido como levantamento básico ou Powerlifting, é uma modalidade de levantamento de peso que consiste basicamente em força pura. Esse tipo de treino de força é praticado principalmente por
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    Batata...
  17. A ordem dos exercícios de musculação importa?


    Com certeza, a maioria dos leitores segue uma planilha de treino onde os exercícios que tem como alvo grandes grupamentos musculares são realizados primeiro e os exercícios para pequenos músculos ou os isolados são realizados por último na sessão. É
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    Daniela R Del Giorno
  18. A força do pensamento: o poder da mente e a hipertrofia


    Chegou 2017. Uns custaram a voltar à rotina treino/dieta, outros nem saíram. Mas, todo praticante sério dos esportes do ferro vive pensando em uma única coisa: superar suas marcas pessoais. Não importa se é 0.50Kg no supino, tracionar um sedã ao invé
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    Daniela R Del Giorno
  19. Planilha e dicas para você montar seu plano de treinamento para emagrecer ou hipertrofiar


    A ciência da  Educação Física indica alguns princípios para a execução  de qualquer atividade física. Seguir esses princípios é uma condição indispensável para que a participação de qualquer pessoa nas atividades seja uma experiência proveitosa e, se
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    Batata...
  20. Repetições e séries para hipertrofia: 10 x 3 ou 3 x 10?


    Olá, amigos do ferro! Embora a resposta para a pergunta que dá título a esta matéria já esteja muito bem consolidada no ambiente científico/acadêmico, nos salões e ginásios eu ainda percebo muitas rodinhas de discussão sobre o assunto. O que eu acho
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    Daniela R Del Giorno
  21. Homens e mulheres: quais são as diferenças metabólicas decorrentes do treinamento?


    Olá amigos do ferro! De volta após um hiato maior do que gostaria para mais um pouquinho de conhecimento sobre uma das coisas que mais gostamos de fazer na vida: levantar pesos! A causa foi justa, pois estava estudando, pesquisando, publicando...
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    Daniela R Del Giorno
  22. AEJ ou HIIT, qual é o melhor para secar?


    Os aficionados por musculação e por um corpo perfeito certamente já praticaram o AEJ (aeróbio em jejum) ou o HIIT (treino intervalado de alta intensidade). Alguns profissionais da musculação torcem um pouco o nariz para o AEJ, muitas vezes afirmando
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    fisiculturismo
  23. Cadência, força e hipertrofia: super slow ou super lento é o melhor?


    A cadência do exercício, ou seja, a velocidade do movimento realizado, é um ingrediente chave para se determinar a intensidade do treinamento. O efeito per si da sessão de treino e sua demanda neuromuscular são amplamente dependentes da velocidade co
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    Daniela R Del Giorno
  24. Kaatsu Training (oclusão vascular) é melhor do que o treino tradicional para hipertrofia?


    O treinamento com oclusão vascular não é exatamente uma novidade. Ele começou a ser desenvolvido no Japão a partir de 1966 por Yoshiaki Sato, então com apenas 18 anos. Durante os 7 anos seguintes, Sato desenvolveu seu método de forma empírica, atravé
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    Daniela R Del Giorno
  25. Exercícios resistidos e ergométricos: obesidade e metabolização das gorduras na prática da musculação


    De início, cumpre lembrarmos que as gorduras corporais podem ser encontradas nos órgãos e nos tecidos, sob a forma de lipoproteínas, adipócitos e celulite. Cumpre ainda lembrarmos que, a gordura do corpo humano é derivada do colesterol proveniente ta
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    Sanderson Cavalcanti
  26. Fase de Transição no Treinamento de Musculação


    INTRODUÇÃO Barbanti(1997) refere o treinamento desportivo como uma atividade bastante antiga, que vem evoluindo em uma progressão geométrica através dos tempos. Há milhares de anos, no Egito e na Grécia, já é possível constatar o uso de alguns p
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    Demetrius Brandão
  27. Treino completo de glúteos: 8 exercícios para bumbum (que funcionam rápido!)


    Com os exercícios de glúteos que o personal Fábio Veras explica, fica fácil ter o bumbum na nuca, redondinho, duro e bonito!
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    Fábio Moura Veras
  28. Recuperação Muscular - Parte 1


    Todos sabem que para ter hipertrofia muscular ou perda de gordura corporal com manutenção da massa muscular, é de extrema importância se atentar a diversos fatores como treino resistido intenso, alimentação adequada, descanso suficiente entre as sess
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    Renato França
  29. Fadiga Muscular Decorrente de Exercícios Resistidos Prescritos para o Praticante de Musculação Idoso


    Na medida em que envelhecemos, o aspecto bioquímico e fisiológico do corpo humano começa a sofrer mudanças significativas, limitando dessa forma, a capacidade de aptidão física de uma pessoa idosa. Sabe-se que os exercícios resistidos executados dura
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    Sanderson Cavalcanti
  30. Há Verdade no Dito Popular: "No Pain, No Gain"?


    Introdução Sempre escutei essa frase ” No pain, no gain”! Mas será que se aplica a todos os tipos de treinamento em exercícios resistidos? Precisa-se compreender a diversidade de objetivos com a prática do treinamento. E dentre estes, separ
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    Demetrius Brandão
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