Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bi-set, tri-set e séries gigantes: como fazer?

Saiba o que é, como fazer e se vale a pena o método bi-set, tri-set e séries gigantes.


Gustavo Gonçalves
 Compartilhar

Bi-set, tri-set e séries gigantes: como fazer?

O que é o bi-set

É uma metodologia de treino avançada que mescla dois exercícios que trabalham o mesmo grupamento muscular.

Para que serve o bi-set

Esse método é utilizado para se obter a fatiga muscular (falha mecânica) por meio de dois exercícios em sequência, sendo que no primeiro não se consegue obter a fatiga ou treinar até o limite normalmente por questões psicológicas (medo de se machucar, sendo comum no agachamento livre, no supino reto com barra, e assim por diante).

Além de proporcionar o treino da musculatura alvo à exaustão, serve para aumentar o volume de treino sem aumentar muito o tempo da sessão de treinamento.

Exemplos de exercícios normalmente combinados em bi-set

  • Agachamento livre e leg press na máquina;
  • Supino barra reta e máquina de supino (chest press);
  • Leg press 45º e cadeira extensora;
  • Mesa flexora e stiff;
  • Leg curl (cadeira flexora) e mesa flexora;
  • Elevação lateral e desenvolvimento;
  • Supino reto com barra e crucifixo com halter;
  • Chest press (máquina de supino) e crucifixo;
  • Crucifixo e flexão de braço;
  • Tríceps na polia e tríceps corda;

Musculatura auxiliar e musculatura alvo: não se pode combinar qualquer exercício

Nem todos os exercícios para o mesmo grupo muscular podem ser combinados em bi-set. Deve-se cuidar para que o exercício anterior não provoque a fadiga de uma musculatura auxiliar, que não é a musculatura para a qual se busca a falha mecânica (musculatura alvo ou principal).

Por exemplo, ao se fazer o crucifixo e o supino inclinado, o deltóide pode sofrer falha mecânica antes do peitoral, não se atingindo o propósito do bi-set (fatigar a musculatura principal).

Além do cuidado com a musculatura auxiliar e principal, deve-se cuidar para que os exercícios escolhidos efetivamente trabalhem a musculatura alvo do treinamento.

Por exemplo, o agachamento e a mesa flexora não forma uma boa combinação para bi-set. A ênfase do agachamento é no quadríceps e no glúteo, enquanto que a ênfase da mesa flexora é nos isquiotibiais (posterior de coxa).

Portanto, a combinação desses exercícios em bi-set também não atinge ao propósito do método, por serem trabalhadas musculaturas diferentes (um exercício não auxilia para a falha mecânica no outro com relação à mesma musculatura). 

Mais hipertrofia

O método bi-set proporciona o aumento da hipertrofia sarcoplasmática por aumentar o tempo sob tensão da musculatura trabalhada.

Como fazer o bi-set

Selecione dois exercícios para o mesmo grupamento muscular. Faça 8 (oito) a 12 (doze) repetições no primeiro exercício (buscando a falha mecânica) e mais 8 (oito) a 12 (doze) repetições no segundo exercício (também buscando a falha mecânica), sem descansar. O intervalo de descanso somente se aplica após a execução dos dois exercícios combinados.

Tri-set e séries gigantes

Os mesmos princípios do bi-set são aplicados no tri-set e nas séries gigantes, com uma única diferença: número de exercícios combinados. No bi-set são combinados 2 (dois) exercícios para o mesmo grupamento muscular. No tri-set, são combinados 3 (três) exercícios para o mesmo grupamento muscular. Por fim, nas séries gigantes são combinados mais de 3 (três) exercícios para o mesmo grupamento muscular.

Vídeo no YouTube

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...