Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Voz grossa ou rouca pelo uso de esteroides anabolizantes: existe cura ou tratamento?

Um dos efeitos colaterais dos esteroides anabolizantes é a alteração do padrão de voz. Muitos dizem que não há tratamento. Errado. Conheça os tratamentos.


Dra. Larissa Vilela
 Compartilhar

Voz grossa ou rouca pelo uso de esteroides anabolizantes: existe cura ou tratamento?

Mulheres entusiastas do fisiculturismo! Este artigo é para vocês. E também para os fisiculturistas homens que fazem o uso da voz profissionalmente, como os cantores.

Você já usou esteroides e perdeu a voz? Ficou com a voz rouca? Sabia que existe a possibilidade de tratamento? Isso mesmo! 

Vamos falar um pouco sobre voz e esteroides anabolizantes. 

Por que a voz muda ao se usar esteroides? O que realmente pode mudar? O que posso fazer para melhorar? Existe alguma possibilidade de tratamento? 

É sobre isso que vamos falar aqui: por que a voz fica rouca com o uso de esteroides anabolizantes e o que pode ser feito para melhorar. Meu nome é Larissa Vilela, sou otorrinolaringologista, e espero ajudar muito com este artigo.

A voz é uma característica sexual secundária

Não sei se você sabe, mas a voz é uma característica sexual secundária, ou seja, o som da voz sozinho determina para as pessoas se elas são homem ou mulher. 

Nossa voz é produzida na laringe, pela vibração das pregas vocais. A laringe é um órgão que está localizado mais ou menos nesta altura do pescoço, onde se encontram as pregas vocais.

Através da vibração das cordas vocais, o som é emitido. 

E esse som vai ressoar por toda a garganta e nariz, com isso, vai formar a nossa voz. 

A região da prega vocal é altamente sensível a hormônios

Você sabia que a região da prega vocal é altamente sensível aos hormônios? São vários os hormônios que influenciam esta região: estrogênios, progesterona, testosterona, até mesmo hormônios da tireoide.

A região da laringe sofre muita influência hormonal ao longo de nossas vidas. Existem variações que são normais em nossa voz devido aos hormônios. Por exemplo, com a idade, quando passamos da infância para a idade adulta, e há uma grande mudança em nossa voz, devido à ação dos hormônios: estrogênios, progesterona e testosterona. É o momento em que adquirimos um padrão de voz feminino ou masculino, e deixamos aquele padrão de voz infantil. Isso acontece devido à influência dos hormônios sexuais.

Com o passar do tempo, quando chegamos à velhice, há uma variação nos padrões hormonais, tanto em homens quanto em mulheres, o que faz com que a voz também mude, tendendo a se tornar um pouco mais grossa. 

Além dessa variação normal de idade, existe uma variação cíclica nas mulheres, relacionada ao período menstrual. Isso mesmo, não sei se você, mulher, já percebeu, mas no período pré-menstrual, durante a TPM, a voz tende a ficar um pouco mais cansada, um pouco mais grossa. 

Para quem é cantora e usa muito a voz, pode notar que não consegue alcançar tons muito altos. É normal, com o ciclo menstrual, a voz também vai mudar. 

Esses são exemplos de influência hormonal na voz, mas que são naturais. 

Com isso, percebemos que a laringe é super sensível aos hormônios. Imagine que um simples ciclo menstrual muda a qualidade da sua voz. Imagine se usarmos hormônios exógenos, se houver uma aplicação de hormônios. 

Efeitos virilizantes dos esteroides anabolizantes

É aqui que entra a questão dos esteroides anabolizantes. Os esteroides anabolizantes são derivados da testosterona e são usados para ganhar músculo e perder gordura. 

Mas eles estão associados a potenciais efeitos virilizantes, ou seja, potenciais efeitos masculinizantes, como aumento de pelos, acne, maior oleosidade da pele, alterações genitais.

E, na voz, também pode haver um efeito masculinizante dos esteroides, que é deixar a voz mais grave. O termo técnico é tornar a voz mais grave. A voz fica mais grossa, rouca, com instabilidade, ou seja, varia muito. 

Parece que tem um momento em que fica fina, depois volta a ficar grossa. Ela fica um pouco instável. 

Isso sempre acontece? Não. Nem sempre, mas é um efeito potencial dos esteroides anabolizantes. Pode acontecer tanto naqueles usados em forma de gel, em forma tópica, quanto naqueles que são injetáveis, ou tomados por via oral.

Este efeito virilizante na voz é muito variável. Existem pessoas que usam esteroides anabolizantes e não notam muita diferença na voz, e inicialmente não há mudança. Outras pessoas usam testosterona tópica e notam, infelizmente, um grande impacto na voz. 

A voz se torna grossa, muda, fica super diferente. Esse efeito na voz é completamente variável. Ainda não podemos prever quem terá e quem não terá. Qual hormônio dará, e qual não. 

Percebemos o seguinte: o uso de hormônios pode mudar a sua voz? Pode. Vai mudar para todos? Não! Em todo o mundo, não, mas algumas pessoas podem experimentar mudanças, mesmo usando o hormônio muito levemente. 

Os esteroides anabolizantes causam hipertrofia e hiperplasia nas cordas vocais

Mas por que isso acontece com a voz? Como acontece? O que acontece é que a prega vocal, ou popularmente chamada de corda vocal, não é nada mais do que um músculo estriado. 

É chamado de músculo laríngeo intrínseco tireoaritenóideo (TA). Este músculo é um músculo como o bíceps, como o quadríceps, é um músculo do corpo, normal, como todos os outros músculos. 

Este músculo está cheio de receptores androgênicos, além de ter receptores de estrogênio e progesterona, também tem receptores androgênicos. 

E assim como nossos braços e pernas ficam mais fortes com o uso de esteroides anabolizantes, este músculo também hipertrofia. 

Estudos histológicos de animais, ou mulheres pós-morte, que usaram esteroides anabolizantes, mostram que a prega vocal se torna mais espessa, porque o músculo tem tanto hipertrofia quanto hiperplasia, ou seja, tanto as fibras musculares se tornam maiores e mais espessas, quanto o aumento no número de fibras musculares, ali na prega vocal. 

Como resultado, a prega vocal se torna mais espessa. E assim como a corda de um violão, por exemplo, fazendo uma analogia, uma corda mais espessa no violão dá um som mais espesso, mais grave, comparado a uma corda mais fina, que dá um som mais agudo.

O epitélio da corda vocal também fica mais espesso

Essa hipertrofia do músculo da prega vocal faz com que essa prega fique mais espessa. Como resultado, o som que é produzido é mais espesso, torna-se mais grave. Além desse aumento na musculatura da prega vocal, também notamos que há algumas mudanças no epitélio dessa prega vocal com o uso de esteroides anabolizantes. 

O epitélio fica um pouco mais espesso, há hiperplasia das células epiteliais. Há mudanças em alguns níveis da prega vocal, mas o mais importante é essa hipertrofia muscular. 

Prega mais espessa, gera um som mais profundo. E então você tem essa voz mais profunda e rouca, que é muito característica do uso de esteroides anabolizantes. 

Há hipertrofia e hiperplasia do músculo tireoaritenóideo e também há hipertrofia do epitélio da corda vocal. 

Ao suspender o uso dos esteroides a voz volta ao normal?

Uma pergunta super comum entre meus pacientes que usam esteroides e que ficaram roucos é: “Doutora, mas se eu parar, minha voz volta ao normal?”. A resposta é: não temos uma resposta certa e precisa. 

Há uma tendência de que, com a interrupção, com a suspensão do uso de esteroides anabolizantes, a voz melhore. É uma tendência. 

Mas tenho alguns casos de pacientes que, mesmo parando o uso de hormônios, não veem uma melhora na voz. É super variável.

Mas nossa orientação é: sua voz mudou, está te incomodando, sua voz está ruim, é melhor parar! Por quê? 

A voz pode piorar com o uso continuado dos esteroides anabolizantes?

Aqui vem outra pergunta muito comum: “Doutora, mas se eu continuar usando, posso piorar a minha voz?” Pode. Se você continuar usando esteroides anabolizantes, sua voz pode piorar ainda mais. 

Mas também existe a possibilidade de permanecer a mesma. Ainda não temos respostas muito precisas e claras sobre este ponto. 

Mas a orientação geral é: você está usando, sua voz está ruim, você está desconfortável, é melhor suspender, pois o padrão da voz pode piorar. 

Como fazer o diagnóstico da voz alterada pelo uso de esteroides anabolizantes?

“Doutora, acho que minha voz está mais rouca, acho que está diferente, as pessoas estão comentando, mas não sei o que fazer. Existe um exame para dar um diagnóstico? Como é realizada essa avaliação?” Sim, existe um exame para fornecer um diagnóstico, porque, antes de tudo, é: será devido aos esteroides anabolizantes, ou será devido a outra coisa? 

Existem mudanças que ocorrem na prega vocal que podem causar rouquidão, como: calos ou nódulos, pólipos, cistos, ou seja, o primeiro passo é consultar um otorrinolaringologista para fazer um exame chamado videolaringoscopia. 

Por meio de uma câmera, vemos diretamente as pregas vocais. E então analisamos a sua prega vocal. Ela está perfeita? Existe alguma lesão? Assim, o médico pode dizer se prega vocal está perfeita, se não existe, visualmente, nenhuma lesão nela. 

Não havendo lesão, é provável que a mudança na voz seja devido ao esteroide anabolizante. Ou, se houver uma lesão, a causa da mudança na voz não é do esteroide anabolizante.

Havendo lesão, inicialmente vamos tratar essa lesão. Então, o primeiro ponto: sua voz está ruim, consulte um otorrinolaringologista. E, depois dessa avaliação com videolaringoscopia, há uma segunda etapa nesta análise, que é a avaliação da frequência fundamental da voz.

Esta frequência fundamental da voz é a sua característica que indica se é aguda ou se é grave. Nesta frequência fundamental existem valores para mulheres e uma média de valores para homens. 

Podemos realizar essa avaliação no consultório, medir qual é a frequência fundamental da sua voz. Com isso, podemos conferir se está de acordo com os padrões femininos, ou não, se está mais grave, se está de acordo com os padrões masculinos. 

Se a mulher estiver com padrões masculinos, é provável que tenha havido uma mudança na sua prega vocal pelo uso de esteroides anabolizantes. 

A videolaringoscopia e a avaliação da frequência fundamental da voz são as possibilidades de exames que permitem confirmar se a rouquidão é devido aos esteroides anabolizantes ou não.

Como tratar a rouquidão da voz pelo uso de esteroides anabolizantes?

 “Mas tudo bem, Doutora, e agora minha voz está grossa, o que posso fazer? Existe algo? Existe alguma possibilidade de tratamento? Ouvi na academia que não tem jeito, que tenho que esquecer e deixar pra lá. Isso é verdade?” Não! Sim, existem possibilidades de tratamento. 

Fonoterapia

A primeira possibilidade, que é simples, e conseguimos bons resultados, é a fonoterapia.

Através de exercícios específicos para a prega vocal, conseguimos estabilizar a voz, reduzir essa variação que ocorre entre grave e agudo. 

Corrigimos aquela voz típica de pessoas parecendo um menino saindo da adolescência, que vai de agudo a grave, a famosa voz de taquara rachada. Conseguimos estabilizar isso muito bem, com a fonoterapia. 

Como exercícios para a voz, o fonoaudiólogo, nas sessões de terapia, faz a voz ficar mais suave e tornar-se mais estável. E, muitas vezes, até conseguimos melhorar a parte grave da voz, para ficar menos grossa, menos rouca, tornar a sua voz mais fina. 

Vários dos meus pacientes, com 8 semanas de fonoterapia, já conseguem estabilizar a voz e tornar a voz melhor. Muitas vezes ficam bem satisfeitos.

Mas como eu já disse: voltar a voz ao normal, nem todos conseguem esse resultado. Mas estabilizar, melhorar, aliviar, com certeza. A fonoterapia ajuda muito. 

Então, a primeira possibilidade de tratamento, quando o paciente vem até mim com a voz rouca, é a fonoterapia. Faça os exercícios, dedique-se, no geral melhora bastante. 

E qual é a ação da fonoterapia? A fonoterapia pode melhorar a onda mucosa, consegue melhorar a vibração da prega vocal, que são vários parâmetros que ocorrem ali na prega vocal durante a produção da voz. 

A fonoterapia não só melhora a maneira de falar, não é apenas uma questão de maneira de falar, mas melhora o funcionamento da prega vocal. 

E é por isso que a qualidade da voz melhora. 

Cirurgias

A segunda possibilidade de tratamento é cirúrgica. Para casos mais graves, onde há um impacto muito, muito grande na qualidade de vida do paciente, existe a possibilidade de cirurgia. São duas cirurgias. 

Uma cirurgia que realizamos é como se fosse por um pequeno ponto no início da prega vocal, para fazer uma mudança para tornar o som mais agudo. 

Na prega vocal, fazemos um pequeno ponto no terço anterior da prega vocal, com a intenção de torná-la grudadinha. Portanto, a prega vocal fica um pouco mais curta. E, consequentemente, a voz se torna mais fina. 

Nessa cirurgia, colocamos um ponto nesta região para encurtar a prega vocal. 

E existe uma segunda cirurgia, onde fazemos a prega vocal ficar mais esticada, através de uma incisão no pescoço. Podemos esticar a prega vocal. E então, com isso, deixar uma voz mais aguda e menos grave. E na segunda cirurgia, esticamos a prega vocal, o que fazemos é aumentar o comprimento da prega vocal, tornando-a mais fina, esticando-a através de uma incisão no pescoço.

No último caso, em casos extremos, com a voz extremamente ruim, existe até a possibilidade de cirurgia, ou seja, existem possibilidades de tratamento. Aquela velha história da academia de que "deixe pra lá, acabou, não tem nada a fazer" está errada. 

Hoje em dia existem possibilidades de tratar. Com esses tratamentos, a voz pode voltar a ser feminina? Pode! Pode não voltar exatamente como era antes, mas pode permanecer em um padrão feminino e passar despercebida pelos outros? Pode! 

Com os tratamentos, em geral, os pacientes ficam satisfeitos, e é possível estabilizar bem, deixando uma voz feminina. 

Homens que usam a voz profissionalmente também podem ter problemas com os esteroides anabolizantes

Outro ponto que eu queria falar aqui: não são apenas as mulheres que podem sofrer as consequências dos esteroides anabolizantes na voz. Os homens também podem ter engrossamento da voz. E provavelmente terão uma voz mais rouca. 

Mas como os homens já têm uma voz mais grave, pelos padrões masculinos, em geral, isso não é uma grande questão. 

Mas os homens que usam a voz para cantar, ou seja, aqueles que são cantores, têm que ter muito cuidado com o uso de esteroides anabolizantes, pois pode mudar o padrão da voz. Muitas vezes o cantor pode não conseguir alcançar tons mais altos. Pode mudar o padrão de canto. 

Os homens também têm um impacto dos esteroides anabolizantes na voz, em geral, não causa problemas, porque a voz já é grave. Mas para aqueles que são cantores, ou para outros profissionais da voz (professores, políticos, jornalistas, advogados e etc.), isso pode ter um impacto. É um ponto de alerta! E assim como as mulheres que cantam, tenham muito cuidado ao usar esteroides anabolizantes, pois eles podem mudar completamente a sua voz, e mudar muito o seu canto.

Conclusão

O uso de esteroides anabolizantes pode tornar a voz mais rouca, mais grossa, mais grave, mais instável. Suspender o uso pode resolver o problema. Manter o uso pode agravar o problema. E caso o problema tenha se instalado, é possível o tratamento por fonoterapia ou por cirurgias.

Fontes de consulta

1. VILELA, Larissa. Como tratar a voz grossa ou rouca pelo uso de esteroides anabolizantes? Disponível em: <https://youtu.be/sGTqjTk6Qvc>. Acesso em: 1 mai 2024.

Você já fez uso de esteroides e teve alteração na voz? Deixe para a gente nos comentários. Precisa de tratamento? Procure a Dra. Larissa Vilela.

Vídeo no YouTube

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

  • Administrador

A carismática atleta Alê Grimaldi (@alegrimaldi_pro) publicou um vídeo explicando o motivo pelo qual a voz fica grossa com o uso de esteroides anabolizantes:

@RenatinhaSA @LU. tiveram alguma alteração na voz pelo uso de esteroides? Fizeram algum tratamento?

@Foston @Batata... @MashleMuscle como vocês orientam as mulheres ou até mesmo os homens que reclamam da alteração do padrão de voz pelo uso de esteroides?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fisiculturismo disse:

A carismática atleta Alê Grimaldi (@alegrimaldi_pro) publicou um vídeo explicando o motivo pelo qual a voz fica grossa com o uso de esteroides anabolizantes:

@RenatinhaSA @LU. tiveram alguma alteração na voz pelo uso de esteroides? Fizeram algum tratamento?

@Foston @Batata... @MashleMuscle como vocês orientam as mulheres ou até mesmo os homens que reclamam da alteração do padrão de voz pelo uso de esteroides?

Nunca usei, seguindo natural por aqui 😄 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 horas atrás, fisiculturismo disse:

como vocês orientam as mulheres ou até mesmo os homens que reclamam da alteração do padrão de voz pelo uso de esteroides?

É relativamente simples:

Se você é mulher, canta ou depende da voz para algo referente à afinação e timbre, não use esteroides. Você vai perder alcance vocal.

Homens, se você canta, também pode perder algumas notas altas. Desconheço estudos, mas, estamos tratando de um músculo, também. Agora, imagine usar esse músculo todas as noites e sob o uso/efeito de esteroides?

Mulheres que usam esteroides tem de estar cientes dessa possibilidade. Há meninas que, simplesmente, não têm esse colateral. Provavelmente se elas tivessem nascido homens, teriam a voz do Anderson Silva. rs Minha esposa usa esteroides há mais de 10 anos, a voz é a mesma.

Mulheres que não querem esse colateral e que querem usar esteroides, devem descontinuar imediatamente no menor sinal de rouquidão ou de timbre mais grave. Ou então assumam a nova voz!

Para ter algo, deve-se entregar algo: em troca do dinheiro, entregamos o trabalho; em troca de um físico "musa" fitness, muitas entregam a voz, às vezes até os cabelos.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
20 horas atrás, Foston disse:

Mulheres que usam esteroides tem de estar cientes dessa possibilidade. Há meninas que, simplesmente, não têm esse colateral. Provavelmente se elas tivessem nascido homens, teriam a voz do Anderson Silva. rs Minha esposa usa esteroides há mais de 10 anos, a voz é a mesma.

Isso que é incrível @Foston! Como algumas pessoas são afetadas e outras não. A ciência ainda tem muito a evoluir nestes estudos.

20 horas atrás, Foston disse:

Para ter algo, deve-se entregar algo: em troca do dinheiro, entregamos o trabalho; em troca de um físico "musa" fitness, muitas entregam a voz, às vezes até os cabelos.

 

É aquele ditado: "o combinado não sai caro". A pessoa tem que saber o que está fazendo e deve decidir. O que não se pode fazer é decidir pelo uso de hormônios sem saber o que está fazendo, sem saber das possíveis consequências. E para isso essa comunidade é essencial, com o compartilhamento de experiências, muito educativas.

3 horas atrás, Batata... disse:

As que conheço e abusaram muito continuam com voz de traveço...  Tenho uma amiga que ama stano e ficou igualzinho a Carla

Essa Carla anda meio sumida... pelo menos não viralizou nenhum vídeo. Conhece ao menos uma mulher que tenha usado muitos esteroides e cuja voz esteja super feminina, no mesmo padrão pré-esteroides?

Será que a gente poderia afirmar que a maioria das mulheres terá esse colateral a longo prazo e apenas uma minoria não terá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
20 horas atrás, Foston disse:

Se você é mulher, canta ou depende da voz para algo referente à afinação e timbre, não use esteroides. Você vai perder alcance vocal.

Vejam o caso da X.u.x.a: o timbre dela mudou com os andrógenos:

 

Perguntem se ela quer largar a testosterona? Duvido

 

Captura de tela 2024-05-02 130808.png

Captura de tela 2024-05-02 130755.png

Captura de tela 2024-05-02 130744.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
35 minutos atrás, fisiculturismo disse:

Isso que é incrível @Foston! Como algumas pessoas são afetadas e outras não. A ciência ainda tem muito a evoluir nestes estudos.

Predisposição genética.

Determinadas mulheres, se tivessem nascido homem, teriam a voz fina ou seriam carecas.

A mesma coisa acontece com o clitóris: algumas hipertrofiam muito; outras, quase nada. Essas que muito hipertrofiam, se viessem homens, fariam sucesso com as mulheres.

Danielle Brooks Dancing GIF by NETFLIX

37 minutos atrás, fisiculturismo disse:

Conhece ao menos uma mulher que tenha usado muitos esteroides e cuja voz esteja super feminina, no mesmo padrão pré-esteroides?

Minha esposa, A. Borg.es, Vi.vi, a atual olympia wellness ... têm um monte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Foston disse:

Vejam o caso da X.u.x.a: o timbre dela mudou com os andrógenos:

Interessante, não sabia que ela usava hormônios. Conhece mais alguma famosa que não seja a área do fisiculturismo/fitness?

1 hora atrás, Foston disse:

Perguntem se ela quer largar a testosterona? Duvido

Deve sopesar os pontos positivos e negativos. Os positivos devem valer muito mais para ela.

51 minutos atrás, Foston disse:

Predisposição genética.

Determinadas mulheres, se tivessem nascido homem, teriam a voz fina ou seriam carecas.

A mesma coisa acontece com o clitóris: algumas hipertrofiam muito; outras, quase nada. Essas que muito hipertrofiam, se viessem homens, fariam sucesso com as mulheres.

Faz muito sentido.

51 minutos atrás, Foston disse:

Minha esposa, A. Borg.es, Vi.vi, a atual olympia wellness ... têm um monte.

Neste caso, não temos como dizer se é a maioria ou não. Parece ser bem aleatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A voz da querida atleta Ângela Borges (@angelaborges) parece ser bem estável, mas também parece ter um padrão um pouquinho mais grave.

 

O que acham? Pode ser o padrão natural dela mesmo.

A voz da linda atleta Vivi Winkler (@viviwinkler) é claramente bem feminina:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 horas atrás, fisiculturismo disse:

É aquele ditado: "o combinado não sai caro". A pessoa tem que saber o que está fazendo e deve decidir. O que não se pode fazer é decidir pelo uso de hormônios sem saber o que está fazendo, sem saber das possíveis consequências. E para isso essa comunidade é essencial, com o compartilhamento de experiências, muito educativas.

Boas palavras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
58 minutos atrás, Foston disse:

Muita gente! Vai de Hebe Camargo à Gretchen:

Chip da beleza, gestrinona... é verdade, faz anos que é muito comum até em pessoas que não treinam... bem lembrado @Foston!

1 hora atrás, Foston disse:

 

A Gretchen escolheu ter pelos no corpo a ter celulites no bumbum. Mais um relato de que os esteroides podem acabar com as celulites nas mulheres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
27 minutos atrás, fisiculturismo disse:

A Gretchen escolheu ter pelos no corpo a ter celulites no bumbum. Mais um relato de que os esteroides podem acabar com as celulites nas mulheres.

Sem falar na libido MONSTRA e tesão pela vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 minutos atrás, Foston disse:

Sem falar na libido MONSTRA e tesão pela vida.

O que melhora muito a qualidade de vida da mulher. Em outras palavras, alegria em viver, energia, pró-atividade, animação, desejo de viver mais, de fazer as coisas do dia a dia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 02/05/2024 em 12:47, fisiculturismo disse:

Essa Carla anda meio sumida... pelo menos não viralizou nenhum vídeo. Conhece ao menos uma mulher que tenha usado muitos esteroides e cuja voz esteja super feminina, no mesmo padrão pré-esteroides?

Sim...alem de ser individual, tambem devemos lembrar do depende do muito... muitas vezes em dosagens cosideradas mais seguras ? dosagens muito alta ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 horas atrás, Batata... disse:

Sim...alem de ser individual, tambem devemos lembrar do depende do muito... muitas vezes em dosagens cosideradas mais seguras ? dosagens muito alta ? 

Eu creio que mesmo doses baixas, ao longo de 2, 3 anos ininterruptos, vai dar alteração no timbre a quem tem tendência a este colateral. No outro extremo, estão aquelas que mesmo em doses abusivas não altera, como nos exemplos dados acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
13 horas atrás, Foston disse:

Eu creio que mesmo doses baixas, ao longo de 2, 3 anos ininterruptos, vai dar alteração no timbre a quem tem tendência a este colateral. No outro extremo, estão aquelas que mesmo em doses abusivas não altera, como nos exemplos dados acima.

Acredito que seja mesmo por aí mesmo @Foston... como a @Dra. Larissa Vilela esclareceu no vídeo, ela já atendeu pacientes que logo com as primeiras doses já sentiram alteração na voz.... e outras fazem uso de hormônios por longos períodos e não experimentam esse colateral específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 01/05/2024 em 11:07, fisiculturismo disse:

tiveram alguma alteração na voz pelo uso de esteroides? Fizeram algum tratamento?

Tive uma alteração que julgo leve. Mesmo mantendo uma dosagem baixa - nunca usei mais de 100mg/semana de um fármaco - percebi que a mudança ocorreu de forma sutil, no sentido de que as pessoas com quem convivo não percebem, mas eu sei que houve uma alteração.

Analisando algumas mulheres por aí, por exemplo, a Vivi, que é feminina, não deve causar espanto quando diz "Olá". Mas será que essa voz era exatamente igual antes dos hormônios? Ou será que houve uma alteração sutil, assim como aconteceu comigo? Além disso, penso que as vozes femininas se alteram naturalmente ao longo dos anos.

Vejo muitas meninas dizendo: "Vou usar só uma vez, não vai acontecer... A verdade é que a qualidade de vida que todo esse contexto emprega, digamos assim, é incomparável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, RenatinhaSA disse:

Mas será que essa voz era exatamente igual antes dos hormônios? Ou será que houve uma alteração sutil

Creio que tenha sido isso.

2 horas atrás, RenatinhaSA disse:

as vozes femininas se alteram naturalmente ao longo dos anos.

De fato. Pode observar que senhoras idosas tem o timbre mais grave. Se forem fumantes, mais ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
3 horas atrás, RenatinhaSA disse:

Analisando algumas mulheres por aí, por exemplo, a Vivi, que é feminina, não deve causar espanto quando diz "Olá". Mas será que essa voz era exatamente igual antes dos hormônios? Ou será que houve uma alteração sutil, assim como aconteceu comigo? Além disso, penso que as vozes femininas se alteram naturalmente ao longo dos anos.

Isso mesmo @RenatinhaSA! A @Dra. Larissa Vilela explicou que é normal a alteração da voz ao longo dos anos e no ciclo menstrual feminino.

1 hora atrás, Foston disse:

De fato. Pode observar que senhoras idosas tem o timbre mais grave. Se forem fumantes, mais ainda.

Pesquisei no canal da @Dra. Larissa Vilela no YouTube e achei um vídeo sobre cigarro e voz:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...