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Quer emagrecer? Faça musculação em vez de aeróbicos!

A maioria das pessoas tem a convicção de que os exercícios aeróbicos são a chave para a perda de gordura e isso é um equívoco. As atividades aeróbicas tem uma utilidade limitada e precisam ser complementadas ou até mesmo substituídas por exercícios mais eficientes e específicos.

O fato de se ter um bom condicionamento aeróbio em nada ajuda o seu metabolismo, o condicionamento aeróbio em si nada tem a ver com o gasto de energia no metabolismo de repouso. Você pode correr na esteira a vida inteira e até mesmo se tornar um maratonista que continuará com o mesmo metabolismo de sempre, a menos que ganhe massa muscular.

Ressaltando, a maioria das evidências sugere que o metabolismo basal é relacionado à quantidade de músculos que você tem. Aqui reside uma inigualável vantagem do treino com sobrecargas, a capacidade de reduzir a gordura corporal e simultaneamente manter ou até mesmo aumentar sua massa muscular, o que evita o ganho futuro de peso, melhora a estética e parâmetros funcionais, principalmente na força, coisas que os exercícios aeróbios não fazem.

A musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, o uso de sobrecarga pode atuar diretamente na redução do tecido adiposo. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor. Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios sobrecarregados serão mais duradouros devido a manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso, que parece ser relacionado com a massa muscular.

A musculação torna-se uma das melhores opções em todos os aspectos além de ser extremamente eficiente para produzir alterações positivas no seu percentual de gordura.

Alguns benefícios da musculação:

  • a prática da musculação tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias. O treinamento com o uso do peso, melhora ainda mais essa resistência muscular;
  • -a pessoa que pratica musculação tem menos chance de desenvolver uma doença chamada de osteoporose, pois ela auxilia no fortalecimento dos ossos do corpo humano;
  • a musculação deixa a pessoa mais forte, auxiliando na resistência para o trabalho diário e possíveis momentos que exijam de você o uso da força;
  • auxilia na prevenção de problemas na coluna vertebral, além de fortalecer a parte inferior das costas, diminuindo dores locais;
  • assim como a prática dos demais exercícios, a musculação também auxilia no funcionamento do sistema imunológico;
  • a prática de exercícios físicos é uma grande aliada à prevenção de doenças como a diabete. A musculação é uma das práticas benéficas, que pode ajudar a evitar o aparecimento da doença e para quem já tem diabete, pode auxiliar no tratamento e equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea;
  • a musculação praticada regularmente auxilia a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora do praticante;
  • as pessoas que sofrem com prisão de ventre podem notar uma melhora no funcionamento intestinal  nos primeiros dias de prática da musculação, pois ela auxilia no bom funcionamento do sistema digestório;
  • as gestantes que praticam musculação têm uma melhor recuperação pós-parto, menor incidência de câimbras durante a gestação, menor probabilidade de desenvolver varizes e ainda diminuem o ganho de peso;
  • a prática da musculação melhora o humor, a auto-estima e com isso as interações sociais;
  • a musculação podem prevenir as doenças do envelhecimento e, assim, diminuir os efeitos na saúde do mesmo, deixando-o mais magro e jovem;
  • a musculação ajuda nas correções de desvios posturais;
  • a musculação ajuda nos desgaste das articulações. Quando os músculos estão fortalecidos, a estabilidade das articulações é maior, promovendo menor desgaste entre os ossos;
  • pessoas que realizam regularmente exercícios prescritos na intensidade adequada, e no tempo adequado, desfrutam de melhor qualidade do sono. Eles dormem mais rapidamente e mais profundamente. Além disso despertam menos frequentemente à noite, permitindo então um sono reparador. Tal como acontece com a depressão, os benefícios da Musculação Terapêutica no sono são comparáveis com o tratamento com a utilização da medicação, mas sem os efeitos secundários que a mesma oferece;
  • a musculação ameniza, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele fica mais lisa. Só a redução da gordura não melhora a aparência da pele, pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas associando exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite;
  • a musculação pode retardar o relógio do envelhecimento fisiológico.

Sabendo os inúmeros benefícios proporcionados pela musculação, procure um profissional capacitado em sua academia para organizar um treino que seja adequado a sua necessidades e disponibilidade.

Ref: Paulo Gentil / forcaeinteligencia
KRAEMER WJ, VOLEK JS, CLARK KL, GORDON SE, PUHL SM, KOZIRIS LP, MCBRIDE JM, TRIPLETT-MCBRIDE NT, PUTUKIAN M, NEWTON RU, HAKKINEN K, BUSH JA, SEBASTIANELLI WJ. Influence of exercise training on physiological and performance changes with weight loss in men. :Med Sci Sports Exerc 1999 Sep;31(9):1320-9
MELBY, C., C. SCHOLL, G. EDWARDS, AND R. BULLOUGH. Effect of acute resistance exercise on postexercise energy expenditure and resting metabolic rate J. Appl. Physiol. 75:1847-1853, 1993

Editado por fisiculturismo




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    • Por gabi_505
      Galera, tudo bem?
      Sei que tô postando praticamente o problema de 10 a cada 10 pessoas mas eu tenho muita dificuldade de perder gordura abdominal.
      Meu corpo é de uma falsa magra, eu sou "magra" nos braços, pernas, rosto mas eu tenho muita gordura abdominal e muitos problemas de auto estima por causa disso.
      Ha um tempo atrás estava fazendo personal trainer,  mas tive que parar porque ele só podia me atender às 06:30 e o horário estava bem incompatível com a minha rotina. Não como mal, algumas besteiras aqui e ali de vez em quando mas nada além disso, e é bem de vez em quando. Minha alimentação no dia a dia é bem ok, não estrapolo e evito gorduras, frituras e açucares, não como mais arroz na janta e só uma colher no almoço, também parei de comer pão e farinhas.
      Sinto que é algo que acumulou no meu corpo mas não consigo tirar essa merda de mim.
      Se alguém puder me ajudar, alguém que tenha enfrentado o mesmo problema por favor me dê um toque.
      Treino em média 4 ou 5 vezes por semana, aeróbico e musculação. Tô pensando em tomar o lipo 6, mas não tenho muitas referências.
      Além disso paguei o gympass pra conseguir treinar de Domingo visto que algumas vezes da semana não consigo ir pra academia por causa do trabalho.
      Já treinei muay thai, boxe e fiz corrida, hoje em dia só musculação e aeróbico. Não tenho problemas com academia, sou bem ágil e gosto de ir, me sinto bem.
      Minhas medidas: 
      Peso atual: 52kg
      Altura: 1,53 (sou bem baixinha)

      --Protocolo de Pollock (7 dobras)--
      % de gordura ideal: 19,00%
      % de gordura atual: 30,00%
      Peso gordo: 15,70kg
      Peso magro: 36,30kg
      Peso desejável: 44,82kg
      Peso residual: 10,87kg

      --Perímetros (em cm)--
      Torax: 82,00
      Cintura: 72,00
      Abdome: 76,00
      Quadril: 90,00
      Antebraços: 20,00 (dir) 21,00 (esq)
      Braços: 28,00 (dir) 27,05 (esq)
      Coxas: 53,05 (dir) 52,00 (esq)
      Panturrilha: 35,05 (dir) 34,00 (esq)
      Biceps Relaxado: 26,00 (dir) 25,00 (esq)
      Coxa superior: 56,00 (dir) 55,00 (esq)
      Coxa Inferior: 46,05 (dir) 45,00 (esq) 

      Por favor, me deem um help, tá foda! Não aguento mais colocar um biquini e ver uma gordura absurda, e eu sou baixa, então fica bem visível. Tenho bastante celulite na barriga.
       
      Valeu!!! 2019 vou perder essa porra!!
    • Por DebyFern_
      Tenho 1,62 m, 45 kg. Pode parecer que sou esquelética, mas minha estrutura óssea é fina então sobra peso para ter uma gordurica abdominal. Estou querendo começar a malhar e a fazer o bulk. Minha meta são 10 kg a mais. Como tenho uma ligeira tendência a barriga, não queria consumir muito carboidrato. Trabalho de 8h às 15h e faço todas as refeições até às 15h na empresa. Andei lendo umas dietas e montei essa aqui, baseado no meu cardápio disponível na empresa e no que eu consigo levar. Poderiam avaliar por favor?
      Café da manhã (7:30)   Leite desnatado   200ml Bolo ou Pão 100g Banana   100g Aveia  30g Ovos sem gema 3     Lanche da manhã (10:30)   Pão de forma Integral   50g Peito de frango  40g Requeijão 20g Cenoura e alface 20g Banana 100g     Almoço (12:30)   Arroz integral ou Batata doce ou Mandioca 100g Carne  200g Ovos cozidos sem gema 2 Salada 100g Gelatina 100g Fruta 150g     Pré-treino (15h)   Leite desnatado  200ml Banana   100g Aveia   50g Granola   40g Mel 15g Café preto 50ml     Pós-treino (17:30)   Albumina 20g Colágeno 5g Aveia 15g Banana 50g Leite desnatado 200ml     Ceia   Ovos cozidos sem gema 1 Ovos cozidos com gema 2 Mamão 100g


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