A testosterona é um hormônio amplamente utilizado por atletas, principalmente fisiculturistas. Recentemente, a testosterona passou a ser prescrita por médicos para reposição hormonal em homens e mulheres, cuja produção natural decaiu em função da idade (terapia de reposição hormonal).
Acreditava-se que um dos efeitos colaterais do uso da testosterona seria o aumento do risco de câncer de próstata. Um estudo publicado no Journal o Urology rechaçou essa crença. Os cientistas norte-americanos afirmaram que terapia de reposição de testosterona por cinco anos não resultou em desenvolvimento de tumor agressivo na próstata.
De um total de 52.579 homens diagnosticados com câncer de próstata, cinco anos antes da descoberta da enfermidade, somente 1% deles havia se submetido a terapia de reposição de testosterona. O estudo também não encontrou vínculos entre a dose de testosterona administrada e o aumento de risco de surgimento de carcinoma.
Esse estudo reforçou as vantagens da terapia de reposição de testosterona: melhora a libido, a perda de peso gordo e a densidade óssea.
Fontes:
- Java Muscle e MaxB
- 2
Comentários Destacados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora