Ir para conteúdo
Pedro Alvim Neto
Pedro Alvim Neto

Suplementação com beta-alanina melhora o desempenho na musculação

A beta-alanina é um aminoácido não essencial, que é produzido pelo organismo, mais especificamente pelo fígado. A captação desse aminoácido é feita pelo músculo esquelético e outros tecidos. A produção de beta-alanina é baixa endogenamente, portanto a concentração no sangue é de difícil detecção.

A l-histidina, outro aminoácido produzido pelo corpo, vai se ligar à beta-alanina e, através da enzima carnosina sintase, vai produzir a carnosina. A l-histidina possui uma concentração plasmática 40 vezes maior do que a beta-alanina, portanto, a beta-alanina é o fator limitante para a produção de carnosina.

A carnosina tem a função de tamponamento muscular (durante o exercício são formados ácidos nos processos metabólicos, como o lactato. A alta concentração de lactato afeta o metabolismo durante o exercício físico, pois, diminui o pH, reduzindo a capacidade da célula muscular de produzir ATP ou impedindo o processo contrátil, necessitando de um sistema que o neutralize, chamado de tamponamento. Esse tamponamento auxilia no prolongamento do exercício), manutenção do equilíbrio ácido base e maior contribuição esportiva nos exercícios anaeróbios como corrida, natação, exercícios com uma duração entre 60 segundos e 240 segundos.

Assim, em exercícios com duração menor que 60 segundos, não possui benefícios e, nos exercícios com uma duração maior que 240 segundos, gera benefícios em menor escala. Na musculação, o aumento de carnosina intramuscular faz com que o praticante dessa modalidade consiga utilizar mais carga e faça mais repetições, podendo potencializar a hipertrofia muscular, pois, conseguirá fazer um maior esforço por um período maior. A carnosina aumenta o tempo até a fadiga muscular, melhorando o desempenho.

A suplementação de beta-alanina pode ser feita por 4 semanas em doses de 4 a 6 g/dia. Esse protocolo aumenta em até 60% o estoque de carnosina intramuscular e, quando suplementado por 10 semanas, eleva em até 80% o estoque de carnosina intramuscular.

Por outro lado, essa suplementação pode levar a uma parestesia, sintoma caracterizado por formigamento. Para que esse efeito colateral seja diminuído, ou eliminado, o ideal seria dividir a suplementação em 4 doses de até 1,2 g para mulheres e 1,6 g para homens, perfazendo uma dosagem de média em torno de 6,4 g ao dia.

A suplementação com beta-alanina é muito boa para hipertrofia muscular pela musculação, mas é cara, custando em torno de R$ 300,00 (trezentos reais) por mês para a dose de 6 g por dia. Para economizar, é possível utilizar a dose de 4 g por dia.


Fontes:

BOOBIS, Les H. et al. The carnosine content of vastus lateralis is elevated in resistence- trained bodybuilders. Journal of strength and conditioning research: the research journal of the NCSA, Chichester, v. 19, n. 4, p. 725- 729, nov. 2005.

HARRIS, Rc. et al. The absorption of orally supplied beta- alanine and its effect on muscle carnosine synthesis in human vastus lateralis. Amino Acids, Epub, v. 30, n. 3, p. 279-89, mar. 2006.

R. M, Hobson. Et al. Effects of B- alanine supplementation on exercise performance: a meta analysis. Amino Acids, Epub, v. 43, n. 1, p. 25- 37, jul. 2012.




Comentários

Comentários Destacados

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Gustavo - Musculação Moderna
      Você conhece o Poder de Transformação através da Informação?
      A maioria de nós compreende os princípios básicos dos exercícios.
      Entendemos que podemos olhar e fazer igual se quisermos.
      Mas, ao mesmo tempo, poucos de nós têm todo o conhecimento que realmente precisamos para levar nossos corpos a outro nível. Nós somos ignorantes!
      Estas informações são Privilegiadas! Você não vai encontrar um treinador ou professor cobrando tão barato disponibilizando informações desse nível por tão pouco,
      onde vai te dizer exatamente o que fazer, e isso porque tiraria totalmente a Autoridade dele no assunto e você não precisaria mais pagar um Personal para treiná-lo.

      Saiba mais
    • Por Eder Mendes
      Idade: 23
      Altura: 1,87
      Peso: 85kg
      BF: 15%
      Objetivo do treino: Força e Hipertrofia
       
       
      Então pessoal, venho há mais ou menos 7 meses treinando com um treino que encontrei aqui no fórum (de força e hipertrofia) e tive muita evolução, 
      mas nas últimas semanas venho notando que alguns exercícios a carga está diminuindo, e a evolução estagnou (mesmo mantendo dieta em bulking).
      Conversei com um amigo que estuda Ed. física e ele montou um treino pra mim, mas eu estranhei um pouco por sem bem diferente do padrão dos postados aqui no fórum. Disse que mudará a cada 45 dias.
       
      Vocês podem me ajudar por favor?
       
      Ele não colocou agachamento, supino reto e remada curvada porque eu já estava fazendo esses...
      Obs: Sou natural, quase 2 anos de treino. Estou em bulking.
       
       
       
      Treino A (Peito e Tríceps):
       
       CRUCIFIXO CROSS OVER
      6
      6
      6
      6
      6
      50 s
      SUPINO DECLINADO HALTER
      6
      6
      6
      6
      6
      50 s
      FLEXÃO DE BRAÇO UNILATERAL NO STEP
      8
      8
      6
      6
      4
      50 s
      SUPINO RETO COM HALTER
      4
      4
      4
      4
      4
      50 s
      TRÍCEPS FRANCES NA POLIA
      8
      8
      8
      6
      6
      50 s
      TRÍCEPS TESTA BARRA H
      6
      6
      6
      6
      6
      50 s
      FLEXÃO DE BRAÇO DIAMANTE
      MAX
      MAX
      MAX
      MAX
      MAX
      50 s
      ABDOMINAL COMPLETO NO ESPALDAR
      10
      10
      10
      10
      10
      50 s
       
      Treino B (Costas e Bíceps):
       
      PULLEY SUPINADO
      6
      6
      6
      6
      6
      50 s
      CRUCIFIXO INVERSO BANCO INCLINADO
      6
      6
      6
      6
      6
      50 s
      REMADA CORDA NA POLIA
      8
      8
      8
      6
      4
      50 s
      BARRA FIXA
      MAX
      MAX
      MAX
      MAX
      MAX
      50 s
      ENCOLHIMENTO SMITH
      8
      8
      8
      6
      6
      50 s
      MUCK CROSS
      6
      6
      6
      4
      4
      50 s
      ROSCA ALTERNADA HALTER SENTADO
      6
      6
      6
      6
      6
      50 s
      ABDOMINAL LATERAL NA POLIA
      10
      10
      10
      10
      10
      50 s
       

      Treino C (Ombro e Perna):
       
      1
      ELEVAÇÃO FRONTAL POLIA CORDA
      6
      6
      6
      6
      6
      50 s
      2
      DESENVOLVIMENTO ARNOLD
      8
      8
      8
      6
      6
      50 s
      3
      DESENVOLVIMENTO FECHADO FRONTAL BARRA
      6
      6
      6
      4
      4
      50 s
      4
      LEG PRESS UNILATERAL
      8
      8
      8
      6
      6
      50 s
      5
      AFUNDO COMPLETO JOELHO NO COLCHONETE
      10
      10
      8
      8
      6
      50 s
      6
      ADUTOR MAQUINA
      10
      10
      10
      8
      8
      50 s
      7
      ABDUTOR MAQUINA
      10
      10
      10
      8
      8
      50 s
      8
      ABDOMINAL INFRA SUBINDO O QUADRIL
      10
      10
      10
      10
      10
      50 s
    • Por Thales Oliveira
      Tudo joia galera? Então, eu recentemente perdi 30kg fazendo jejum intermitente e sem praticar nenhum tipo de exercicio, porem acabei perdendo muita massa muscular e meus braços que já eram ridiculos, ficaram mais ainda, estou entrando para academia agora e não tenho condições de consultar um nutricionista por enquanto e venho aqui fazer um apelo para vcs me ajudarem a montar a minha dieta, a minha disposição eu terei Whey Protein, Creatina, Hipercalorico (se necessário) e BCAA, eu ja tentei varias vezes montar uma dieta para bater os macronutrientes, porem sempre fico perdido em questão de quantas refeições fazer e oq comer e quanto daquilo comer ao longo do dia... bem, eu realmente estou disposto a entrar de cabeça na coisa, porem por mais que eu pesquise sobre sempre fico com medo de fazer alguma cagada em relação a consumir muito de algo e pouco de outro, ou nao atingir a quantidade de proteinas certas para n ter um resultado eficiente, então vim aqui no forum a procura de vcs para me ajudar a montar essa dietinha para atingir esses objetivos, bem minha intenção é hipertrofia, irei treinar de segunda a sexta na academia, minha rotina é só faculdade e academia...

      enfim, vamos a minhas informações:
      - 1,90m 
      - 88kgs
      - 21 anos
      - Possivelmente endomorfo

      por alguns calculos q ja fiz e oq eu assisti pela internet por ai, eu teria q consumir em torno de 3000 kcal para manter meu peso,  e para ganhar massa teria q consumir 3300 kcal em média, basicamente tenho q atingir:
      -265g de proteina
      -440g a 520g de carboidratos 
      -88g de gordura
      Eu não sei se essas contas estão corretas, pois como eu disse.. internet é foda, mas joguei 3g de protreina por kg e talz, isso mesmo?
      Eu sei q meio que estou pedindo de mão beijada, mas estou realmente precisando disso e queria muito ter contato com alguem q entenda do assunto para eu pode conversar e tirar algumas duvidas e caso vc quiser me ajudar a tirar duvidas até fora aqui do forum, vou deixar meu facebook ( https://www.facebook.com/tazthales ) eu ficaria grato mesmo de coração se vcs puderem me ajudar nessa jornada, obrigado
    • Por Jorgela
      Preciso da ajuda de vocês , sou novo nesse meio.
      Tenho 18 anos , 171 , 65 quilos.
      comecei a praticar natação a um 1 més e meio, agora  estou pensando em intercalar com musculação ( Segunda , Quarta e Sexta Natação/ Terça , Quinta e Sabado  Musculação) , meu objetivo e hipertrofia e perca de gordura(que por sinal tenho um tanto bom). Mas não sei a quantidade de calorias : proteína , carboidrato e gordura que devo ingerir.
      Se alguém puder me ajudar agradeço muito .
×