Destreinamento (descondicionamento) estratégico para hipertrofia

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Falar em destreinamento (ou descondicionamento) para um aficcionado em musculação parece um tremendo absurdo. Pois saiba que o treinador Bryan Haycock, mentor do HST (Hypertrophy-Specific Training - em tradução livre: Treino Específico para Hipertrofia) defende um período de treinamento com o emprego de menos carga e até um período de destreinamento (SD - Strategic Deconditioning - em tradução livre: Destreinamento Estratégico).

Para Bryan, o destreinamento estratégico é um período de tempo sem qualquer treinamento com pesos que seja longo o suficiente para reverter as adaptações do organismo ao treinamento de musculação. Ele defende que seja um período de 12 a 14 dias.

E o destreinamento deve ser realizado a cada 6 a 8 semanas. Segundo Bryan, um estudo japonês realizado em animais (não pode ser realizado em humanos porque os músculos tinham que ser analisados ao final do estudo) demonstrou que o anabolismo muscular cai depois de um período de treinamento intenso, e que 12 dias de destreinamento seriam suficientes para retomar o estado anabólico, sem perda de massa muscular.

O destreinamento não se confunde com recuperação muscular. A recuperação muscular se refere à recomposição do tecido muscular, que ocorre em no máximo 1 semana, e que não implica na recuperação da capacidade anabólica máxima.

No destreinamento estratégico, os primeiros 7 dias implicam na recuperação muscular. Os 7 dias seguintes permitem que os músculos diminuam suas defesas contra o treinamento intenso. Os 14 dias sem treino são suficientes para para o descondicionamento muscular, mas não suficientes para perda significativa de massa muscular.

Experimente esta estratégia ou princípio do HST nos seus treinos e comente os resultados.

Fonte:

HAYCOK, Bryan. Strategic Deconditioning. FLEX, pp. 108, maio de 2013.

Editado por fisiculturismo

Álbum de Imagens (2)

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Comentários


Perguntaram-nos: "durante a fase de não treinamento a dieta pode ser abandonada também?". Absolutamente não. Se você adotar a técnica de destreinamento ou descondicionamento estratégico não relaxe na dieta. Muito pelo contrário, como o gasto calórico diário será reduzido, a dieta merece atenção especial nesta fase, a fim de se evitar o acúmulo de gordura corporal.

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Sempre segui esta linha mas não pq já tinha visto em algum artigo científico ou alguma matéria a respeito e sim pela minha percepção pessoal, treino há 13 anos e fui percebendo que qdo voltava aos treinos após uns 15 dias de férias os músculos além de hipertrofiarem mais havia o ganho em menor período de tempo, ou seja, mais rápido, talvez senti que era mais rápido justamente por ter existido essa faixa estacionária. Bons treinos a todos!

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Sem saber eu iniciei essa semana esse "destreinamento", se é o que entendi.

 

Vou ficar essa semana inteira e a próxima só nos aparelhos (só uso barra e halteres), com carga leve. O aeróbico também: guardarei o monitor de frequência cardíaco e caminharei descontraidamente pelo parque até dar o meu tempo.

 

Eu senti que preciso disso agora. Venho de 50 dias de pressão total nos pesos e nos exercícios aeróbicos e comecei a sentir uma certa carga nisso tudo.

 

Se eu me segurar talvez resista a não voltar a treinar pesado nesse período. rs

 

[]´s

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Sem saber eu iniciei essa semana esse "destreinamento", se é o que entendi.

 

Vou ficar essa semana inteira e a próxima só nos aparelhos (só uso barra e halteres), com carga leve. O aeróbico também: guardarei o monitor de frequência cardíaco e caminharei descontraidamente pelo parque até dar o meu tempo.

 

Eu senti que preciso disso agora. Venho de 50 dias de pressão total nos pesos e nos exercícios aeróbicos e comecei a sentir uma certa carga nisso tudo.

 

Se eu me segurar talvez resista a não voltar a treinar pesado nesse período. rs

 

[]´s

Assim que retomar os treinamentos conte a sua experiência com o destreinamento estratégico!

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Recomecei essa semana. Estou ótimo! Aconteceu exatamente o que um colega anteriormente comentou: ficar mais de uma semana em destreino é dureza! Mas foram essas duas semanas que me revigoraram a disposição pra treino! Sem contar com as "engrenagens"  (articulações, tendões, etc) que estavam ruins e zeraram praticamente todas. 

 

Ótima sensação. Recomendo a todos. Obrigado pela dica!

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eu tou pensando em começar essa semana, e tipo nao sei o quanto de carga diminuir, 50 % da minha carga ou menos que isso...

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eu tou pensando em começar essa semana, e tipo nao sei o quanto de carga diminuir, 50 % da minha carga ou menos que isso...

De acordo com a teoria, o ideal é não treinar, só descansar. É um período de repouso total para a musculatura, e não uma periodização com fase de menos stress muscular.

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Visitante Gabriel Gomes

Postado

Oi galera, achei muito pequena essa matéria do Bryan Haycock, vou pesquisar pra ver se acho algo mais relevante, mais adianto logo que isso aí não é receita de bolo para Hipertrofia, é apenas uma técnica, pois são vários fatores que vão influenciar em cada caso, como a predominância dos tipos de fibras musculares e o fator da individualidade biológica, como saber se vai ser interessante? Teste em você! Abraços.

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É uma técnica para musculares avançados, que treinam até a exaustão. E certamente não é receita de bolo. Pode trazer excelentes resultados para alguns, e nem tão bons para outros. De qualquer modo, é mais uma técnica à disposição e que pode ser experimentada.

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      1 comprimido de cobavital+complexo B
      50g 1 xicara de arroz integral
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      Minha dúvida, passo uma ou duas semanas com 30mg? E na ultima semana, finalizo com 20mg ou 10mg?
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    • Por Marcelahh
      Pessoal,  sou nova aqui no forum. Estou na luta para conseguir trincar esse shape. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grata!!
      Dados:
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      Em agosto de 2016 até  jan de 2017
      Fazia da deita low carb/jejum intermitente  ( nao controlava calorias, pesava 59kg)
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      Se alguém puder me ajudar em relação  a dieta ou treinos agradeço!