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Destreinamento (descondicionamento) estratégico para hipertrofia

fisiculturismo
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Falar em destreinamento (ou descondicionamento) para um aficcionado em musculação parece um tremendo absurdo. Pois saiba que o treinador Bryan Haycock, mentor do HST (Hypertrophy-Specific Training - em tradução livre: Treino Específico para Hipertrofia) defende um período de treinamento com o emprego de menos carga e até um período de destreinamento (SD - Strategic Deconditioning - em tradução livre: Destreinamento Estratégico).

Para Bryan, o destreinamento estratégico é um período de tempo sem qualquer treinamento com pesos que seja longo o suficiente para reverter as adaptações do organismo ao treinamento de musculação. Ele defende que seja um período de 12 a 14 dias.

E o destreinamento deve ser realizado a cada 6 a 8 semanas. Segundo Bryan, um estudo japonês realizado em animais (não pode ser realizado em humanos porque os músculos tinham que ser analisados ao final do estudo) demonstrou que o anabolismo muscular cai depois de um período de treinamento intenso, e que 12 dias de destreinamento seriam suficientes para retomar o estado anabólico, sem perda de massa muscular.

O destreinamento não se confunde com recuperação muscular. A recuperação muscular se refere à recomposição do tecido muscular, que ocorre em no máximo 1 semana, e que não implica na recuperação da capacidade anabólica máxima.

No destreinamento estratégico, os primeiros 7 dias implicam na recuperação muscular. Os 7 dias seguintes permitem que os músculos diminuam suas defesas contra o treinamento intenso. Os 14 dias sem treino são suficientes para para o descondicionamento muscular, mas não suficientes para perda significativa de massa muscular.

Experimente esta estratégia ou princípio do HST nos seus treinos e comente os resultados.

Fonte:

HAYCOK, Bryan. Strategic Deconditioning. FLEX, pp. 108, maio de 2013.

Editado por fisiculturismo

Álbum de Imagens (2)

  • https://fisiculturismo.com.br/uploads/monthly_05_2013/ccs-69938-0-54331900-1369418244.jpg
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Comentários


Perguntaram-nos: "durante a fase de não treinamento a dieta pode ser abandonada também?". Absolutamente não. Se você adotar a técnica de destreinamento ou descondicionamento estratégico não relaxe na dieta. Muito pelo contrário, como o gasto calórico diário será reduzido, a dieta merece atenção especial nesta fase, a fim de se evitar o acúmulo de gordura corporal.

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Sempre segui esta linha mas não pq já tinha visto em algum artigo científico ou alguma matéria a respeito e sim pela minha percepção pessoal, treino há 13 anos e fui percebendo que qdo voltava aos treinos após uns 15 dias de férias os músculos além de hipertrofiarem mais havia o ganho em menor período de tempo, ou seja, mais rápido, talvez senti que era mais rápido justamente por ter existido essa faixa estacionária. Bons treinos a todos!

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Sem saber eu iniciei essa semana esse "destreinamento", se é o que entendi.

 

Vou ficar essa semana inteira e a próxima só nos aparelhos (só uso barra e halteres), com carga leve. O aeróbico também: guardarei o monitor de frequência cardíaco e caminharei descontraidamente pelo parque até dar o meu tempo.

 

Eu senti que preciso disso agora. Venho de 50 dias de pressão total nos pesos e nos exercícios aeróbicos e comecei a sentir uma certa carga nisso tudo.

 

Se eu me segurar talvez resista a não voltar a treinar pesado nesse período. rs

 

[]´s

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Sem saber eu iniciei essa semana esse "destreinamento", se é o que entendi.

 

Vou ficar essa semana inteira e a próxima só nos aparelhos (só uso barra e halteres), com carga leve. O aeróbico também: guardarei o monitor de frequência cardíaco e caminharei descontraidamente pelo parque até dar o meu tempo.

 

Eu senti que preciso disso agora. Venho de 50 dias de pressão total nos pesos e nos exercícios aeróbicos e comecei a sentir uma certa carga nisso tudo.

 

Se eu me segurar talvez resista a não voltar a treinar pesado nesse período. rs

 

[]´s

Assim que retomar os treinamentos conte a sua experiência com o destreinamento estratégico!

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Recomecei essa semana. Estou ótimo! Aconteceu exatamente o que um colega anteriormente comentou: ficar mais de uma semana em destreino é dureza! Mas foram essas duas semanas que me revigoraram a disposição pra treino! Sem contar com as "engrenagens"  (articulações, tendões, etc) que estavam ruins e zeraram praticamente todas. 

 

Ótima sensação. Recomendo a todos. Obrigado pela dica!

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eu tou pensando em começar essa semana, e tipo nao sei o quanto de carga diminuir, 50 % da minha carga ou menos que isso...

De acordo com a teoria, o ideal é não treinar, só descansar. É um período de repouso total para a musculatura, e não uma periodização com fase de menos stress muscular.

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Visitante Gabriel Gomes

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Oi galera, achei muito pequena essa matéria do Bryan Haycock, vou pesquisar pra ver se acho algo mais relevante, mais adianto logo que isso aí não é receita de bolo para Hipertrofia, é apenas uma técnica, pois são vários fatores que vão influenciar em cada caso, como a predominância dos tipos de fibras musculares e o fator da individualidade biológica, como saber se vai ser interessante? Teste em você! Abraços.

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É uma técnica para musculares avançados, que treinam até a exaustão. E certamente não é receita de bolo. Pode trazer excelentes resultados para alguns, e nem tão bons para outros. De qualquer modo, é mais uma técnica à disposição e que pode ser experimentada.

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    • Por Carol Britto
      Bom dia! Acompanho o fórum a algum tempo, e esse é meu primeiro post. 
       
      Eu gostaria de tirar uma dúvida sobre divisão de treino. Para ganho de massa, se o meu treino feito pelo personal está adequado: 
      TREINO A/B, onde: 
      Segunda, quarta e sexta inferior completo.
      Terca e quinta superiores.
      Tenho 17 anos, e treino desde os 15. 
      70 kg e 1,76 de altura. 
      Dieta acompanhada, e suplementação. (bcaa no pre/pos,  whey no pos,  albumina antes de dormir) 
      Segue em anexo fotos minha. 
       
      OBJETIVO: definição e ganho de massa magra. Estou visando muito a definição superior também, dando enfoque nas costas. 
       
      RECEIO: a divisão A/B está com pouco tempo de intervalo de um treino pro outro. 
       
      E aí? continuo treinando essa série até o dia de trocar, ou opto por outra divisão????  Se necessário, coloco o meu treino para vocês darem uma olhadinha. 

    • Por gator
      Treino já faz 5 meses e um més atras comecei a tomar hipercalórico, isso junto com minha dieta fez com que eu ganhasse algo entre 3 a 4 kg ,  tenho 1,70 de altura e atualmente estou pesando 55 kg, gostaria de saber se continuo tomando o hipercalórico ou se troco ele pelo whey ?
    • Por flechar
      Zona de conforto para hipertrofia dos membros inferiores com exercício anaeróbios e aeróbicos.
      Dissertem a respeito.

    • Por Murilo Henrique
      Ola, sou novo no fórum, criei minha conta apenas para esse tópico, mas ja li e acompanhei relatos aqui como em outros fórum.
       
      Estou para fazer um ciclo com PH, para ganho de peso e gostaria de tirar algumas duvida e  saber de algumas experiências.
       
      Antes de falar sobre como desejo fazer e dúvidas, gostaria de informar que, sim já li sobre PH, talvez não seja a melhor forma, talvez pelo meu peso e minha estrutura eu não precisaria (PRECISARIA SIM PQ JA TENTEI DE TUDO), os colaterais, é oral, etc, etc...
      Eu peso 57 kg, tenho 1,77, sou magro, ja fiz academia por um ano com suplementos, dieta, gastei dinheiro, mas poucos ganhos, e perdas rápida, acredito que sou magro de ruim (CERTEZA), então para tentar ganhar um peso resolvi recorrer aos pro-hormonal, acredite se desse eu usaria 'aes', mas NÃO DÁ! Então vou recorrer aos PH.
       
      Então... Seguinte, pesquisei ja sobre os dois PH citados no título, Tiamat e Hydra, vou dizer o pouco que acho sobre eles, e pq estou em dúvida.
      Tiamat: Sobre que entendi vai ser um PH para eu ganhar uma massa, talvez de uma forma menor que o Hydra, mas acredito que depois do tpc, tenha menas perca e retenção de líquido.
      Hydra: Acredito que seja mais ganhos de massa, mas também vi também que pode ocorrer bastante retenção de líquido, e colaterais, e bastante perca pós tpc.
       
      Não consegui achar nenhum relato confiável, confesso que do tiamat até achei, mas do hydra muitas incertezas, e pelo fato de ele parecer melhor que o tiamat mas com muitas incógnitas me deixou com essa indecisão.
       
      OBS: Estou em duvida do PH, mas no uso do dois irei fazer um dieta bulking, pretendo investir muito nela (MINHAS ECONOMIA ;-;), Minha dúvida realmente é o PH!
       
      Desculpem se errei em algo, ou a ignorância, sou novo no fórum e nesse assunto, se deixei de informar algo digam que repassarei.
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