Pular para o conteúdo

PRIMEIRO CICLO COM DURATESTON E TPC

Respostas em Destaque

• 8 anos depois...
  • Respostas 21
  • Visualizações 6,2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Valeu, quanto a iniciar no decimo dia a TPC, por qual motivo? Como faço para ter certeza do momento em que devo iniciar a TPC? Quero fazer bem feito, evitar o maximo de colaterais, fiz exame de sangue

• Essa parada do hcg n tenho conhecimento, aplicar 2x por semana tambem? Tenho que ver como conseguir, tomei a primeira dura hoje. Mais essa ai 2x na semana serao 4 agulhadas por semana é foda em hehehe

• Rapaz, n sei nem como vou pra academia, que porra de injeção, ta doendo demais! 

@Lucas Facury, suas duas últimas perguntas ficaram sem resposta e as duas têm resposta clara. Vou por elas, e depois por um ponto dos seus exames que eu acho mais importante que o FSH.

Sobre o FSH em zero vírgula trinta e sete, pode ficar tranquilo quanto ao significado. Isso não é um problema à parte que apareceu no meio do ciclo. Isso é o ciclo funcionando. Quando você coloca testosterona de fora, o cérebro percebe hormônio de sobra e para de mandar os sinais que estimulam o testículo, que são justamente o LH e o FSH. FSH baixo é a assinatura esperada de quem está usando testosterona exógena, e seria estranho se estivesse normal. Ele volta a subir depois que a substância sai e o eixo religa, e é exatamente isso que a TPC tenta acelerar.

Respondendo direto a sua pergunta seguinte, não existe nada a fazer para aumentar FSH durante o ciclo, e tentar seria contraditório, porque você estaria pisando no acelerador e no freio ao mesmo tempo. Ele volta depois. Só um reparo no pedido de exame, para a próxima. Você dosou FSH mas não dosou LH, e é o LH que conta a parte mais importante dessa história. Peça os dois juntos.

Sobre a testosterona em mil trezentos e quarenta e nove, isso é bem acima da faixa fisiológica e é o esperado para quinhentos miligramas por semana. Não é erro de exame.

Agora o ponto que eu destacaria de verdade, e ele é sobre o anastrozol.

O seu estradiol veio trinta e dois. Isso está dentro da faixa normal para homem, que fica em torno de oito a trinta e cinco na maioria dos ensaios. Não é estradiol alto. E você já estava tomando anastrozol quando colheu. Ou seja, o exame mostra que não havia excesso a combater naquele momento.

Por isso eu discordo da orientação de aumentar a frequência do anastrozol se a sensibilidade persistisse. Com estradiol em trinta e dois, aumentar a dose leva para o outro lado, que é o lado que quase ninguém comenta. Estrogênio baixo demais no homem não é vitória, é problema. Ele produz dor articular, e quem passa por isso costuma descrever como artrite que apareceu do dia para a noite, porque o estradiol participa da lubrificação articular. Produz queda de libido e dificuldade de ereção, muitas vezes pior do que antes de começar, porque desejo sexual masculino depende de estradiol e não só de testosterona. Produz piora de humor, cansaço, e em uso prolongado perda de densidade óssea e piora do perfil de colesterol. A recomendação corrente é usar inibidor de aromatase apenas quando o estradiol está claramente elevado e com sintoma, e não de rotina.

E aqui uma armadilha que vale registrar para quem lê. A pessoa derruba o estradiol, começa a ter dificuldade de ereção e perda de libido, e conclui que precisa de mais anastrozol ainda, porque associa esses sintomas a estrogênio alto. Aí piora. Sem exame, não dá para saber de que lado do problema você está, porque os sintomas se parecem.

Sobre a dose, um miligrama por dia é dose alta. Você mesmo desconfiou e estava certo em desconfiar. E respondendo ao @igorbriedis, que perguntou se não haveria risco de suprimir todo o estrogênio, sim, esse risco existe e é real, e essa foi uma das perguntas mais pertinentes do tópico. O anastrozol não tem botão de meio termo automático, quem regula é a dose e o exame.

Sobre a sensibilidade no mamilo, o alerta que importa. Sensibilidade que evolui para um nódulo palpável embaixo da aréola, tipo um caroço com consistência de borracha, é ginecomastia se instalando, e existe uma janela em que ela ainda responde a tratamento clínico. Depois que fibrosa, não regride mais com medicamento nenhum, só com cirurgia. Então isso é caso de avaliar de verdade, e não de calibrar dose no escuro pelo fórum.

Sobre a dor e o calombo na aplicação, algumas coisas ajudam. Volume grande em um só ponto dói mais, então dividir ajuda. Aquecer a ampola nas mãos antes deixa o óleo menos viscoso e a entrada mais suave. Injetar devagar, algo como dez a vinte segundos, faz diferença grande, porque a dor vem em boa parte da distensão do tecido. Rodar os locais evita que a mesma área acumule. E não massagear com força, que é o conselho mais repetido e um dos piores quando há inflamação. Agora o sinal de alerta, e esse é sério. Se o calombo ficar vermelho, quente, muito doloroso, com febre ou aumentando de tamanho, isso não é dor de aplicação, é possível infecção, e precisa de atendimento e não de compressa. Nódulo que persiste por meses também precisa ser visto, com ultrassom da região.

Sobre o momento de iniciar a TPC, eu ficaria com o seu plano original de três semanas, e não com dez a quinze dias. O Durateston tem quatro ésteres e o mais longo deles é o decanoato, que demora bastante para sair. Começar a TPC cedo demais faz o modulador trabalhar enquanto ainda tem testosterona exógena circulando, e você gasta a TPC à toa.

E fica o registro, para quem chega hoje pela busca, de que desde abril de dois mil e vinte e três a Resolução do Conselho Federal de Medicina número dois mil trezentos e trinta e três veda a prescrição de anabolizantes com finalidade estética, de ganho de massa muscular ou de desempenho.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.