Ir para conteúdo

Ginecomastia Progestenica(Causada pela Deca)tem como evitar?

Featured Replies

• 2 anos depois...
  • Respostas 12
  • Visualizações 5,6k
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Most Popular Posts

• Ajuda ae Pessoal.......

• Cara se eu fosse você não faria ciclo com Deca, pois o Clomid não funciona com a Deca. Evite tomar testosterona, pois o risco é grande. Já que você está com início de ginecomastia. Caso você este

• Rapaz, acho que eu não estou com inicio de ginecomastia não! porque como eu falei, durante o ciclo passado, aconteceu de eu notar realmente uma alteração nos mamilos, mas, alteração essa, de ficar as

• 9 anos depois...
Postado

Duas coisas antes de tudo. A discussão de 2003 aqui é boa, muito acima da média do que se escrevia na época, e o Pharmabio acertou o essencial. E, no meio dela, ficou um pedido de 2014 sem nenhuma resposta, de alguém que já tinha operado um lado e viu começar no outro. Vou responder os dois.

Primeiro a pergunta que abriu o tópico, com o que se sabe hoje.

A nandrolona aromatiza pouco, algo em torno de um quinto do que a testosterona aromatiza. Ela é mesmo diferente, e o que a torna diferente é a atividade sobre o receptor de progesterona, que a testosterona não tem. Daí o nome ginecomastia progestogênica. Só que existe um detalhe que muda a resposta prática, e que na época não estava claro: a via progestogênica não funciona sozinha. O receptor de progesterona na mama só é expresso em quantidade quando existe estrogênio agindo antes dele. Ou seja, o estrogênio é o que abre a porta, e a progesterona entra por ela. Isso significa que controlar o estradiol reduz sim o risco da gine da deca, ao contrário do que se dizia. Não zera, porque a via existe, mas reduz de verdade.

Só que isso não autoriza o passo seguinte, que é onde eu discordo do que ficou registrado no tópico. Foi sugerido ir direto ao anastrozol, e por um raciocínio compreensível, vindo do tratamento de câncer de mama. Só que os dois remédios fazem coisas diferentes e servem a momentos diferentes.

O inibidor de aromatase impede que o estrogênio se forme. Ele previne. Ele não desfaz tecido que já cresceu, porque não bloqueia nada no peito.

O tamoxifeno ocupa o receptor de estrogênio dentro da própria mama. É ele que trata a fase inicial, dolorosa, de bico sensível, e é ele que tem chance real de fazer regredir. Para o quadro descrito pelo autor do tópico, mamilo endurecido e sensível no banho, o fármaco certo era o tamoxifeno, e não o contrário.

E existe um custo em zerar estrogênio que na época ninguém considerava. Estradiol muito baixo em homem dá dor articular, articulação seca, libido no chão, humor ruim, colesterol pior e perda de densidade óssea. Estrogênio não é o vilão, é hormônio necessário também no homem. O alvo é manter na faixa, não eliminar.

Sobre a prolactina, que costuma entrar nessa conversa: a nandrolona pode elevá-la em parte das pessoas, mas não em todas, e a solução não é sair tomando cabergolina por precaução. Prolactina se mede antes de tratar. Tratar às cegas um valor que você não conhece é como tomar remédio de pressão sem medir a pressão.

Agora, sobre o ciclo em si, e aqui concordo com quem estranhou lá em 2017. Deca sozinha, 200 mg por semana, por seis semanas, é o pior desenho possível por dois motivos. O decanoato é um éster longo, e leva perto de cinco semanas só para estabilizar no sangue. Quando o ciclo estivesse começando a fazer efeito de verdade, ele já teria acabado, e a substância continuaria no corpo por semanas depois. E deca isolada, sem testosterona junto, é a receita clássica de disfunção sexual, porque suprime a testosterona própria e não repõe nada que sustente a função no lugar.

Sobre trocar para stanozolol: é verdade que ele não aromatiza e não dá ginecomastia. Mas isso não faz dele a opção segura, faz dele uma troca de risco. Ele é oral alquilado, castiga fígado, derruba o HDL de forma marcante e é famoso por deixar articulação e tendão ressecados. Você não estaria removendo o risco, estaria mudando de risco.

E, ao Heder, cuja pergunta de 2014 ficou sem resposta: existe sim janela para tratamento com remédio, e ela é o tempo. Ginecomastia que está começando, ainda dolorida, ainda com aquele nódulo mole atrás da aréola, com meses e não anos de existência, responde bem ao tamoxifeno. Quando o tecido fibrosa, nenhum comprimido desfaz, e aí sobra a cirurgia. Como no seu caso o outro lado já foi operado, o tempo pesa ainda mais a seu favor agora. Procure quem te operou logo, não espere para ver se cresce.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.