Bárbara Miranda Campos é gaúcha e antes de entrar para o mundo do fisiculturismo praticava rugby, mai thay e boxe.
Após ter uma filha, passou a treinar musculação. Os ótimos resultados a estimularam a continuar treinando.
Com a musculação, Bárbara recuperou sua autoestima e ganhou pique para as atividades diárias.
Atualmente ela treina em 3 academias diferentes: na academia Alternativa (próxima de casa), na academia Mega GYM (do seu técnico Marcio Renz, que também é fisiculturista) e na Verkus (do técnico e personal trainer Guilherme Homero da Rocha).
Seu treinamento é dividido por grupos musculares, peito e triceps, costas, biceps e ombro e perna. São 4 a 5 séries de 10 a 12 movimentos. Duas vezes por semana ela usa os conceitos do treinamento no levantamento olímpico para intensificar o treino.
Os exercícios preferidos de Bárbara são: agachamento, tríceps na roldana, supino e levantamento terra. Não é muito fã de rosca direta e exercicios de bíceps em geral.
No leg 45 a atleta já fez 2 séries de 7 repetições com impressionantes 700 kg.
No período que antecede as competições a alimentação da atleta se resume em frango ou peixe (proteína), 100gr de batata ou massa (carboidratos), muita água e salada verde (fibras, vitaminas e minerais). Isso come pela manhã à noite. Nessa fase tem dificuldades para resistir a um bom churrasco, lembrando que é gaúcha.
Por outro lado, em OFF season, a dieta se torna mais balanceada, com muitas frutas, legumes, cereais, evitando frituras com exesso de gordura.
Bárbara gosta de suplementar a alimentação com Whey Protein com pouco carboidrato, BCAAs e colágeno.
Os seus suplementos preferidos são: Whey Protein da linha Arnold Nutrition, no sabor chocolate, BCAA da Probiótica para usar após os treinos, e Colágeno da Neo-Nutri, que ajuda na manutenção da qualidade da pele, além do Mega Pack da IntegralMédica, que dá um excelente gás nos treinos e ajuda muito na resposta muscular.
No pouco tempo que compete Bárbara já foi vice-campeã estreante e campeã gaucha em 2008 e campeã gaúcha NABBA e campeã categoria figure IFBB em 2009.
Para se ter uma ideia do reconhecimento que a atleta está conquistando, ela foi muito elogiada pelo presidente da NABBA do Rio Grande do Sul, homem de visão que treinou Silvia Finochi.
As medidas corporais de Bárbara no último campeonato que participou eram:
altura: 1,80 m
peso: 63 kg
biceps: 32 cm
cintura: 70 cm
coxa: 60 cm
panturrilha: 40 cm
percentual de gordura: 5%
Fora de temporada de competição, a atleta costuma apresentar as seguintes medidas:
peso: 77kg
biceps: 37 cm
cintura: 74 cm
coxa: 68 cm
panturrilha: 45 cm
percentual de gordura: 18%
O físico que a atleta desenvolveu é alvo de muitos elogios, principalmente das mulheres, que vivem perguntando como fazer para ficar com a mesmas pernas bonitas, com o baita corpão. Ninguém acredita que Bárbara já tem uma filha e que tem mais de 30 anos.
De acordo com a atleta, o fisiculturismo não é apenas um esporte, assim como não é uma seita, mas é um estilo de vida. Não há como construir um físico maravilhoso como o da Larissa Reis da noite para o dia, ou apenas porque as vantagens genéticas favorecem.
Um bom fisiculturista somente é bom quando ele vive o culturismo, com treinos sistemático, com rotina e rigor na alimentação e muita disciplina . E quem estiver iniciando deve saber que serão necessários muitos anos de treino. Muita paciência e dedicação.
Para a atleta, fisiculturismo não é sinônimo de bomba. Os recursos ergogênicos auxiliam o fisiculturista, porém eles não fazem o fisiculturista.
O bom fisiculturisita modela o corpo com treino e alimentação, e para isso é necessária muita dedicação e uma superação da mente sobre o corpo, sobre a vontade de comer coisas como chocolate, batata frita e tantas outras delícias.
Existem momentos onde o fisiculturista se permite comer de tudo, e beber também.
Ao contrário do que muitos "marombeiros de verão" acreditam, tomar bomba para ficar bem pro verão só serve para destruir a saúde, até porque muitos deles não treinam o ano todo, e quando chega perto do verão querem milagre.
Da mesma forma, muitas mulheres querem emagrecer para o verão fazendo dietas malucas. E todo o fisiculturista traz em sua bagagem anos e anos de treino e dedicação. Não se engane, dizer que "isso aí é só bomba" é pura falta de conhecimento.
Os atletas brasileiros do fisiculturismo que Bárbara mais admira são: Larissa Reis, Silvia Finochi, Lilian Okubo, Alex dos Anjos, Samoel Vieira, Luiz Fernando Sardinha e Eduardo Correia.
Ficou impressionato com o desempenho de Bárbara? Saiba que ela pode ser sua personal trainer. Ela é professora formada pelo IPA e dá aula de pernal trainer.
Contato: (51) 3319-9060 ou celular (51) 9323-2947, barbara_campos@terra.com.br e no Orkut: barbara_campos.
Fonte: Dados e fotos encaminhas pela atleta por email.
Comentários Destacados
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora