Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Óleo de Coco para Praticantes de Atividade Física


Visitante
 Compartilhar

Óleo de Coco para Praticantes de Atividade Física

O Óleo de Coco se difundiu rapidamente e não é pra menos. Ele traz realmente grandes benefícios, inclusive para praticantes de atividade física. Porém já há muitos dizendo que ele é vilão que não deve ser usado porque tem gorduras saturadas, etc. Então vamos conhecer um pouco mais dessa gordura do bem e por que ele pode ser usado.

As gorduras devem ser incluídas na alimentação devido absorção de algumas vitaminas e nas mulheres especialmente por questões hormonais e fornecimento de energia durante atividades físicas também.

Existem parâmetros a serem seguidos quanto à recomendação diária para cada gordura. A ingestão de gorduras corresponde até 30% do valor calórico total da dieta. No caso das gorduras saturadas a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) recomenda 10% de gordura saturada. Portanto não é porque ele possui gordura saturada que você não pode consumir. Assim como os outros óleos vegetais são consumidos o óleo de coco também pode ser utilizado, mas claro que não em excesso e dentro de uma dieta adequada!!

Vantagens do óleo de coco

1 - É um produto 100% natural obtido por prensagem a frio da polpa, sem conservantes e produtos químicos;

2- Emagrecimento: o óleo de Coco apresenta perda de peso, pois a gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome;

3 - Fonte de TCM: considerado entre vários estudos umas das melhores fontes de TCM (triglicerídeo de cadeia média) uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente, podendo então ser utilizado antes da atividade física. Não chega a ficar estocada no organismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam é considerado termogênico, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias;

4- Diminui a produção de insulina (hormônio que controla a liberação de energia);

5- Radicais livres: é um poderoso antioxidante devido à ação direta da Vitamina E, composta por 8 frações desta vitamina 4 tocotrienóis (alfa, gama, delta e teta) e 4 tocoferóis (alfa, gama, delta e teta);

6 - Sistema imunológico: age na prevenção e no combate aos vermes, bactérias e fungos, restabelece a energia “roubada” por estes agentes. Consequentemente melhora a absorção dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo o que é essencial para um bom rendimento na atividade física e também no nosso dia a dia;

7 - Fonte de ácido láurico (45,78 %) o mesmo presente no leite materno, ajuda a combater inflamações, na redução do colesterol ruim (LDL) e aumentar defesas do nosso organismo;

8 - Fonte dos ômegas 6 e 9: ácidos graxos essenciais, ou seja, gorduras boas que precisamos ingerir por meio da alimentação, pois nosso organismo não produz. O ômega 6 auxilia na cicatrização, evita queda de imunidade, atenua queda de cabelo e pode aumentar a queima de gordura corporal já o ômega 9 pra quem deseja afinar a cintura é excelente, pois participa do nosso metabolismo, desempenhando papel fundamental na síntese dos hormônios e na regulação da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura na região abdominal;

9- Não necessita de refrigeração: e abaixo de 25˚ C solidifica;

10 - Ele não aumenta gordura no fígado, mas se você tiver esteatose procure um nutricionista e não tome sem orientação ok!!

Dicas para o consumo:

Se sua finalidade for eliminar medidas, o óleo funciona mesmo, mas não adianta não fazer exercício, lembra que falei que ele modula o cortisol tem ômega 9?? Então e por ter TCM ele faz essa mobilização ocorrer primeiro, logo você perde medidas e não apenas peso na balança. Na prática clínica tenho observado resultado usando ele antes e depois da atividade física, 30 minutos antes das refeições dá saciedade, aí o emagrecimento é consequência porque você vai comer menos.

Além de consumir o óleo puro, em saladas, iogurtes, pão, etc... você pode acrescentar em receitas use a criatividade, pois ele tolera altas temperaturas.

Quando ele solidificar não significa que estragou, basta colocar em banho maria, ou então no mercado já encontramos sachês que é só amassar e dá pra levar pra qualquer lugar, super prático!! Mas não o use pastoso porque você vai acabar usando uma quantidade maior.

Pra finalizar pessoal o óleo de coco NÃO é bom só para emagrecer, para gerar energia, mas para a saúde em geral!!

Abaixo deixo umas receitinhas pra vocês!!

  1. Cheesecake de Banana, Chocolate e Coco
  2. Coquetel de frutas

Para a pele:

Esfoliante natural pele seca

3 colheres de sopa de óleo de coco,

2 colheres de sopa de aveia em flocos

1 colher de sopa de açúcar

Preparo:

Misture todos os ingredientes com as mãos, fazendo uma bola homogênea. Espalhe um pouco do esfoliante sobre cada parte do corpo e massageie bem para retirar as células mortas.

Fonte:

http://www.mundoverde.com.br/

http://www.rgnutri.com.br/

http://www.aja.org.br/oleos/Oleo_de_Coco_Copra_1.pdf

MACHADO, G.C.; CHAVES, J.B.P.; ANTONIASSI, R. Composição em ácidos graxos e caracterização física e química de óleos hidrogenados de coco babaçu. Revista Ceres,53(308):463-470, 2006 .ASSUNÇÃO, M.L. Alterações dos fatores de risco cardiovascular segundo o consumo de óleo de coco. Disponível em:http://en.scientificcommons.org/30094686.

Imagens anexadas

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Não há comentários para mostrar.



Visitante
Isso agora está fechado para futuros comentários

×
×
  • Criar novo...