Ir para conteúdo

Uso de Triglicerídeo de Cadeia Média (TCM) na Atividade Física - Medium-Chain Triglycerides (MCT)

Amanda Mayrinck Hallak
  • , 3.309 visualizações

mct-age-vitafor-151x300.jpg

Uso de triglicerídeo de cadeia media na atividade física

A utilização dos lipídios como fonte de energia durante exercícios é muito importante, já que eles, armazenados no organismo representam o principal estoque de energia, chegando a ser 60 vezes maior quando comparados com o glicogênio. Outro fator importante é a quantidade de energia fornecida com a oxidação dos lipídios (9kcal/g), enquanto que a glicose fornece menos (4kcal/g).

Visando essas vantagens dos lipídios como fonte de energia, a utilização dos TCM como suplemento vem sendo amplamente estudada.

A suplementação de TCM visa aumentar a utilização dos ácidos graxos livres (AGL) como fonte de energia. Quando comparados com os triglicerídeos de cadeia longa (TCL), os TCM são rapidamente absorvidos e transportados pelo organismo. Além disso, os TCM possuem velocidade de oxidação comparável à dos carboidratos, mas, por serem lipídios, fornecem uma quantidade de energia maior quando são oxidados. Dessa forma, os TCM parecem ser o combustível ideal para atletas que desejam hipertrofia e queima de gordura. Uma vez que não libera insulina como o carboidrato, otimizando assim os fatores de crescimento.

Sua digestão não precisa de tantas enzimas e sais biliares quanto as gorduras comuns. Sua absorção é comparada à dos carboidratos, embora sem a utilização de insulina, o que faz com que os TCM não sejam depositados em forma de gordura, além de ajudar a manter estável a glicemia. Eles são digeridos e entram no sistema sangüíneo como ácidos graxos livres, estando totalmente disponíveis para o metabolismo muscular e hepático, contribuindo para a rápida e eficiente formação do glicogênio. Tem um importante efeito termogênico e também colabora para o aumento da taxa de metabolismo basal.

Alem disso exercem outras funções, dentre as quais:

-Ações antiviróticas (destroem a membrana lipídica de vários vírus);

-Ações antibacterianas;

-Ações antifúngicas;

-Ações termogênicas (elevam levemente a quantidade de gordura marrom);

-Ações anticatabólicas de músculos contráteis;

-Ações de geração energética de curto prazo.

As pessoas não devem substituir completamente todas as gorduras da dieta pelos TCMs, o que poderia resultar em deficiência de outros ácidos graxos. Para evitar uma deficiência de ácidos graxos essenciais, a pessoa deveria incluir também dosagens de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Tais ácidos graxos hoje são obtidos através de suplementos nutricionais.

Também não é aconselhável o consumo de TCMs com o estômago vazio, pois isso pode causar indisposição gástrica.

 

Entre para seguir isso  

Comentários

Comentários Destacados

Visitante Richard Alcântara

Postado

Esta Nutricionista Bela por sinal, sabe MUITO!

E tem uma didática de fácil compreensão.

Parabéns pela matéria.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...