Jump to content
Sign in to follow this  
Taerone

Cortar leite e derivados?

Rate this topic

Recommended Posts

EU FAÇO, MAS SÓ RECOMENDO SE VC ESTIVER DISPOSTO A VIRAR O

MAIS ADEPTO DOS DERIVADOS DA SOJA. VALE MUITO, RECOMENDO...

DO LEITE EU SÓ TOMO O "SORO": "MINIMAL LACTOSE" :wink:

O QUE POSSO DAR TESTEMUNHO AQUI, É QUE A QUALIDADE DE VIDA

MELHORA, VOCÊ SE SENTE MENOS EMPANZINADO APÓS REFEIÇÕES E,

DE MODO GERAL, MANTÉM UM %BF INVEJÁVEL. É A MINHA OPINIÃO.

[]'S

Ah meu sei la, leite desnatado não faz tão mal assim. É só você não se encher de queijos e leite que não vão fazer mal nenhum pra você. Eles são alimentos de ótima qualidade. Nunca vi um nutricionista descartar o leite de uma dieta.

Guest gisgo

Leite faz bem , eu nao abro mao do meu leite nao

Só elimine queijos gordurosos

Ah meu sei la, leite desnatado não faz tão mal assim. É só você não se encher de queijos e leite que não vão fazer mal nenhum pra você. Eles são alimentos de ótima qualidade. Nunca vi um nutricionista descartar o leite de uma dieta.

CONCORDO, A EXCESSÃO DAS PESSOAS QUE TÊM INTOLERÂNCIA À

LACTOSE, EM VÁRIOS GRAUS — QUE INFELIZMENTE SÃO MUITAS HOJE.

TIRANDO UMAS BOLAS DE MUSSARELA QUE EU GOSTO MUITO DE

COMER NOS LANCHES ENTRE AS REFEIÇÕES (CASEÍNA) E DA WHEY

(LACTALBUMINA), NÃO SINTO FALTA DE NENHUM OUTRO ALIMENTO

DERIVADO DO LEITE. ACHO QUE SE FOSSE PARA O SER HUMANO

TOMAR LEITE EM FASE ADULTA, A MÃE DE CADA UM DEVERIA TER

PRODUÇÃO LÁTICA ETERNA, SOB DEMANDA. :lol: BRINCADEIRA, MAS FAZ

SENTIDO... E ISSO EXPLICA A "DEFICIÊNCIA" DE MUITOS INDIVÍDUOS

ADULTOS PELA PRODUÇÃO DE LACTASE (ENZIMA).

SEI DE CASOS DE DOENÇAS GRAVES, ATÉ MESMO DE TIREOIDITE DE

HASHIMOTO (DADA PELOS MÉDICOS COMO IRREVERSÍVEL), QUE FORAM

CURADAS APÓS FEITA UM DESINTOXICAÇÃO DOS LATICÍCIOS

ASSOCIADA À HOMEOPATIA E UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. É

IMPRESSIONANTE. BOM, NÃO QUIS CAUSAR POLÊMICAS FORTÚITAS.

UM ABRAÇO,

[]'S

putz, leite eh muito bom meu, naum tem como abrir mão!! talvez por um tempinho ate vai, mas passar um mes sem tomar um copinhu de leite, NEVER!!!! :lol:

EU FAÇO, MAS SÓ RECOMENDO SE VC ESTIVER DISPOSTO A VIRAR O

MAIS ADEPTO DOS DERIVADOS DA SOJA. VALE MUITO, RECOMENDO...

DO LEITE EU SÓ TOMO O "SORO": "MINIMAL LACTOSE" :wink:

O QUE POSSO DAR TESTEMUNHO AQUI, É QUE A QUALIDADE DE VIDA

MELHORA, VOCÊ SE SENTE MENOS EMPANZINADO APÓS REFEIÇÕES E,

DE MODO GERAL, MANTÉM UM %BF INVEJÁVEL. É A MINHA OPINIÃO.

[]'S

quantu tempu pra começar a ver os results???

entaun eu corto o leite, queijo e manteiga...

corto os doces com creme tb???corto tudu os doces tb ou só os derivados e leite já basta????

help

Tudo que escreveram até agora, apesar de ter muitas coisas coerentese corretas, nao deve ser seguido senao com um acompanhamento de nutricionista ou medico, pois acho que a unica pessoaque pode passar uma dieta pra alguem eh alguem que estudou , se dedicou a anos..

lendo livros e livros,... nao algum amigo que viu numa revista, ou algum bem informado que fica lendo artigos (sem referencias bibliograficas) pela internet.

Isso nao é pessoal com ninguem, apenas apelo para que busquem um profissional da area

quantu tempu pra começar a ver os results???

entaun eu corto o leite, queijo e manteiga...

corto os doces com creme tb???corto tudu os doces tb ou só os derivados e leite já basta????

help

BOM, PARA A DIETA DE DESINTOXICAÇÃO É PROIBIDO QUALQUER TIPO

DE LATICÍNIO: LEITE, QUEIJO, CREME DE LEITE, LEITE CONDENSADO,

IOGURTES, TUDO. ELA DURA UM MÊS INTEIRO (BEM LONGO... RS).

SE VOCÊ NÃO PIRAR NESSE PRIMEIRO MÊS, O SEGUNDO TIRARÁ DE

LETRA. NESTA SEGUNDA FASE, É PERMITIDO COMER MUSSARELA DA

MAIS MAGRA POSSÍVEL. E É ISSO! :lol:

[]'S

PS.: NA MEDIDA EM QUE CORTA OS LATICÍNIOS, DESCOBRE OS

PRAZERES DA SOJA (TUDO É UMA QUESTÃO DE ADAPTAÇÃO). O BEM-

ESTAR E A SAÚDE SÃO ÓTIMAS JUSTIFICATIVAS. APÓS O PRIMEIRO

MÊS JÁ SENTE-SE E VÊ-SE OS RESULTADOS.

Tudo que escreveram até agora, apesar de ter muitas coisas coerentese corretas, nao deve ser seguido senao com um acompanhamento de nutricionista ou medico, pois acho que a unica pessoaque pode passar uma dieta pra alguem eh alguem que estudou , se dedicou a anos..

lendo livros e livros,... nao algum amigo que viu numa revista, ou algum bem informado que fica lendo artigos (sem referencias bibliograficas) pela internet.

Isso nao é pessoal com ninguem, apenas apelo para que busquem um profissional da area

CONCORDO.

DA MINHA PARTE, NÃO ESTOU PASSANDO UMA "DIETA" COMPLETA.

ESTOU DEPONDO QUE MINHA EXPERIÊNCIA EM DIETAS COM

RESTRIÇÃO DE LATICÍNIOS FOI TÃO PROVEITOSA QUE SIGO ATÉ HOJE.

JÁ SE PASSARAM UNS 10 ANOS, DESDE QUE A FIZ PELA PRIMEIRA VEZ.

SOBRE A CIENTIFICIDADE DOS ESTUDOS, DADOS ESTATÍSTICOS,

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ENFIM, LEIO ARTIGOS MUITO BONS A

RESPEITO, AFINAL EU SOU O MAIOR INTERESSADO. CASO HAJA

NECESSIDADE, POSSO POSTÁ-LOS. DE QUALQUER FORMA, JÁ DISSE

QUE NÃO SOU NUTRICIONISTA E QUE MEUS POSTS NÃO DISPENSAM

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. NÃO É PELO CARÁTER INFORMAL DA

INFORMAÇÃO QUE ESTE DEBATE NÃO SEJA PROVEITOSO. TUDO VAI

MUITO DA CABEÇA DE CADA UM.

[]'S

CONCORDO.

DA MINHA PARTE, NÃO ESTOU PASSANDO UMA "DIETA" COMPLETA.

ESTOU DEPONDO QUE MINHA EXPERIÊNCIA EM DIETAS COM

RESTRIÇÃO DE LATICÍNIOS FOI TÃO PROVEITOSA QUE SIGO ATÉ HOJE.

JÁ SE PASSARAM UNS 10 ANOS, DESDE QUE A FIZ PELA PRIMEIRA VEZ.

SOBRE A CIENTIFICIDADE DOS ESTUDOS, DADOS ESTATÍSTICOS,

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ENFIM, LEIO ARTIGOS MUITO BONS A

RESPEITO, AFINAL EU SOU O MAIOR INTERESSADO. CASO HAJA

NECESSIDADE, POSSO POSTÁ-LOS. DE QUALQUER FORMA, JÁ DISSE

QUE NÃO SOU NUTRICIONISTA E QUE MEUS POSTS NÃO DISPENSAM

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. NÃO É PELO CARÁTER INFORMAL DA

INFORMAÇÃO QUE ESTE DEBATE NÃO SEJA PROVEITOSO. TUDO VAI

MUITO DA CABEÇA DE CADA UM.

[]'S

CONCORDO...O MEU INTERESSE É COLETAR INFORMAÇÕES E EXPERIENCIAS DE QUEM JÁ FEZ OU FAZ ESSA DIETA...EU SIGO SE EU QUISER...CABE A MIM AVALIAR SE QUERU E DEVO.CONTINUEM OPINANDO

BOM, PARA A DIETA DE DESINTOXICAÇÃO É PROIBIDO QUALQUER TIPO

DE LATICÍNIO: LEITE, QUEIJO, CREME DE LEITE, LEITE CONDENSADO,

IOGURTES, TUDO. ELA DURA UM MÊS INTEIRO (BEM LONGO... RS).

SE VOCÊ NÃO PIRAR NESSE PRIMEIRO MÊS, O SEGUNDO TIRARÁ DE

LETRA. NESTA SEGUNDA FASE, É PERMITIDO COMER MUSSARELA DA

MAIS MAGRA POSSÍVEL. E É ISSO! :lol:

[]'S

PS.: NA MEDIDA EM QUE CORTA OS LATICÍNIOS, DESCOBRE OS

PRAZERES DA SOJA (TUDO É UMA QUESTÃO DE ADAPTAÇÃO). O BEM-

ESTAR E A SAÚDE SÃO ÓTIMAS JUSTIFICATIVAS. APÓS O PRIMEIRO

MÊS JÁ SENTE-SE E VÊ-SE OS RESULTADOS.

OK..OK VOU VER SE CONSIGO...AINDA MAIS COM DOCES....LEITE E QUEIJO NAO É PROBLEMA...O QUE PEGA É SAO OS DOCES....

MAS UM POCO DE FRITURA TÁ LIBERADU NÉ?!

TO NO SEGUNDO DIA E JÁ TO QUASI PIRANDU...MEU PROBLEMA SAO OS DOCES...VAMU VER....VOU AGUENTANDU HEHE..O PROBLEMA É QUE GRANDE ´PARTE DOS ALIMENTOS POSSUI LEITE OU MANTEIGA EM SUA COMPOSIÇÃO...O QUE TÁ ME DEIXANDO SEM MUITAS OPÇOES...

ME PASSA ALGUNS ALIMENTOS GOSTOSOS Q DEVO EVITAR...

MAIS ALGUEM FEZ POU FA ZESSA DIETA???

mas ql a finalidde de corta leite e derivados?

DE MODO GERAL, PARA TREINOS DE DEFINIÇÃO, TROCAR A CASEÍNA

PELA PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA É INTERESSANTE. ELA AJUDA A

REDUZIR NÍVEIS DE COLESTEROL RUIM (LDL) E AUMENTAR OS DO BOM

(HDL). ALÉM DISSO, AS ISOFLAVONAS TÊM FUNÇÕES METABÓLICAS

MUITO INTERESSANTES DE REGULAÇÃO HORMONAL, E MESMO ANTI-

CANCERÍGENAS, O QUE ALIVIA SEU ORGANISMO NESTAS FASES

ESPECÍFICAS, EM QUE SE PREZA PELA MANUTENÇÃO DA MASSA MAGRA

E NÃO PELO SEU INCREMENTO.

SUMARIAMENTE É ISSO,

[]'S

olha irmao, eu parei com o leite e os laticinios pq eles engrossam a pele...

puta da uma puta diferença na definicao muscular.

tipo vc perde peso tambem. sozinho.. tipo perdi uns 8 kilos... ahhh e se vc tomava leite nates de treinar.. agora nao pode mais so com agua , vc ira sentiir uma puta reducao de força tambem, mas e isso o resto é só trincar...

Eu não abro mão do meu leite e dos meus queijos. Acho que não devem ser cortados e sim tomar algumas "precauções", por exemplo: se vc não quer engordar opte por leite litgh e coma ricota ou outro tipo de queijo que não seja muito amarelo.

Olhem esse texto, acho que vai mudar o pensamento de alguns.

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/por-que-cortar-o-leite-pode-ser-um-mau-negocio-para-a-saude/

Abraços.

obs.: coisa do destino, eu acabei de ler esse texto quando vejo uma pergunta no fórum referente a ele. Ao final do texto há sua referência. Sem dizer que este site eh muito bom.

Doug disse:

Eu não abro mão do meu leite e dos meus queijos. Acho que não devem ser cortados e sim tomar algumas "precauções", por exemplo: se vc não quer engordar opte por leite litgh e coma ricota ou outro tipo de queijo que não seja muito amarelo.

Olhem esse texto, acho que vai mudar o pensamento de alguns.

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/por-que-cortar-o-leite-pode-ser-um-mau-negocio-para-a-saude/

Abraços.

obs.: coisa do destino, eu acabei de ler esse texto quando vejo uma pergunta no fórum referente a ele. Ao final do texto há sua referência. Sem dizer que este site eh muito bom.

IOGURTE X QUEIMA DE GORDURA

Uma pesquisa realizada por cientistas dos Estados Unidos, recentemente divulgada no Brasil, comprovou que indivíduos que ingerem cálcio proveniente de leite e laticínios de baixo teor de gordura (lowfat dairy), perdem 69% a mais de gordura corporal, quando submetidos a dietas alimentares de poucas calorias, se comparados

àqueles que não consomem laticínios.

A descoberta, feita pelo pesquisador Michael Zemel, Ph.D., professor, chefe do departamento e diretor de Nutrição do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, em Knoxville, Tennessee (EUA), foi anunciada em maio de 2000 no encontro Biologia Experimental 2000, realizado em San Diego.

Os resultados da "dieta do leite", como acabou sendo batizada, deixaram os pesquisadores participantes do encontro boquiabertos e trouxeram um novo ânimo, especialmente para a população norte-americana, que soma nada menos que 97 milhões de pessoas acima do peso ideal.

A Descoberta

A pesquisa de Michael Zemel sobre a influência do cálcio do leite e dos derivados lácteos sobre o processo de emagrecimento começou em 1988, e quase por acaso, pois Zemel desenvolvia um outro estudo, com homens afro-americanos, analisando a influência de uma dieta rica em laticínios sobre a redução da hipertensão.

Os indivíduos, que permaneceram em teste durante um ano, consumiam dois copos de iogurte por dia. O resultado, para surpresa do pesquisador, concluiu que ao final do período de experimentação o grupo não só havia conseguido reduzir a pressão sangüínea, como apresentara perda de peso. A descoberta inusitada suscitou novos testes e pesquisas.

Zemel passou a analisar a influência da ingestão de cálcio sobre o processo de perda de peso em testes efetuados com ratos em laboratório. Os animais foram divididos em quatro grupos e submetidos a dietas semelhantes - em termos de gorduras, proteínas e carboidratos - e programas de exercícios físicos, variando-se apenas a quantidade de cálcio oferecida a cada grupo, na forma de leite em pó desnatado. Ao final do experimento, o grupo de animais que havia consumido quantidade extra de cálcio havia perdido 60% a mais de gordura corporal e 25% a mais de peso, comparado aos demais grupos.

Os Experimentos com humanos

Posteriormente, os testes foram realizados com humanos. Durante seis meses, 34 adultos obesos foram designados aleatoriamente para um dos 2 grupos de dieta. O primeiro grupo, que incluiu iogurte Light, consumiu cerca de 1.100 mg de cálcio por dia, com 3 porções do iogurte. O outro grupo de controle consumiu apenas 500 mg de cálcio, diariamente.

Todos os indivíduos receberam dietas individualizadas, que forneciam 500 calorias a menos do que consumiam normalmente. O peso do corpo e a pressão sangüínea foram verificados semanalmente e a composição corporal total foi avaliada antes e depois das 24 semanas.

Resultados

Os indivíduos que incluíram o iogurte Light como parte da dieta perderam significativamente mais peso quando comparados com outros que simplesmente reduziram as calorias. As pessoas que consumiram iogurtes perderam 22% a mais de peso, 61% a mais de gordura corpórea e 81% a mais de gordura abdominal durante o estudo de 24 semanas. A dieta rica em cálcio ajudou os participantes a perder mais de uma polegada em torno da cintura comparados àqueles que consumiram dieta pobre em cálcio.

Após o período de observação, todos os voluntários haviam emagrecido. Porém, aqueles que aderiram à dieta do leite haviam perdido quase 70% a mais de peso se comparados aos que não aderiram à dieta. Foram 8,5 quilos a menos, contra 5 quilos do grupo que não consumiu laticínios.

Explicação

Uma dieta pobre em cálcio parece estimular a produção de enzimas que produzem gorduras e diminui a atividade das enzimas que queimam gordura, constatou Zemel. O resultado são células cheias de gordura. Quando há ausência de cálcio no organismo os níveis do hormônio calcitriol são elevados. Entre outros efeitos, o calcitriol bloqueia os mecanismos que causam a quebra da gordura e, o que é pior, ativa os mecanismos que a geram.

Uma dieta rica em laticínios de baixo teor de gordura, em função do aumento da ingestão de cálcio pelo organismo, afeta o modo como as células trabalham, fazendo com que elas armazenem menos gordura e ativem os mecanismos que provocam a eliminação da gordura já acumulada.

Quando há uma boa quantidade de cálcio no sangue, as células adiposas (aquelas que acumulam gorduras) recebem uma mensagem para deixar de armazenar gordura e começar a queimá-la.

Recomendação

A ingestão de cálcio através dos laticínios é recomendada, principalmente, para assegurar um desenvolvimento adequado e a manutenção dos tecidos ósseos, sendo imprescindível para o crescimento e a prevenção da osteoporose.

Os resultados da pesquisa realizada pelo Dr. Zemel são bastante animadores, porém é preciso mais estudos para comprovar esse novo papel do cálcio.

Referências:

Experimental Biology conference, 2003

Elaborado pela Equipe RGNutri

BEM VOU CONTINUAR COM A DIETA..VAI FAZER DUAS SEMANAS E TOU GPOSTANDU DOS RESULTS...POUCOS MAS NOTA-SE...

QUANTU AO CALCIO EU TOMO UM SUPLEMENTO A BASE DA CALCIO POR CAUSA QUE EU TIVE UMA DESCALCIFICAÇÃO NOS DENTES PQ TOMA-VA COCA COLA...

INTERESSANTE.INCLUSIVE VOU ACRESCENTAR ALGUMAS OUTRAS FONTES DE CALCIO...

DAVI OPINE SOBRE ISSU E SE POSSIVEL POSTA SUA DIETA...

BEM VOU CONTINUAR COM A DIETA..VAI FAZER DUAS SEMANAS E TOU GPOSTANDU DOS RESULTS...POUCOS MAS NOTA-SE...

QUANTU AO CALCIO EU TOMO UM SUPLEMENTO A BASE DA CALCIO POR CAUSA QUE EU TIVE UMA DESCALCIFICAÇÃO NOS DENTES PQ TOMA-VA COCA COLA...

INTERESSANTE.INCLUSIVE VOU ACRESCENTAR ALGUMAS OUTRAS FONTES DE CALCIO...

DAVI OPINE SOBRE ISSU E SE POSSIVEL POSTA SUA DIETA...

EXISTE UM MITO NO IMAGINÁRIO POPULAR: ESTIMOU-SE DURANTE

MUITO TEMPO QUE O LEITE DE VACA SERIA A MELHOR E ATÉ A ÚNICA

FONTE SIGNIFICATIVA DE CÁLCIO. HOJE SABE-SE QUE NÃO É VERDADE.

VOCÊ CONHECE ALGUM VEGETARIANO OBESO OU COM OSTEOPOROSE?

ANTES, PRECISO DIZER QUE, QUANTO ÀS PESSOAS QUE TÊM

INTOLERÂNCIA À LACTOSE, O LEITE DEIXA DE SER UMA FONTE DE

CÁLCIO BIOLOGICAMENTE PROVEITOSA. CASOS DE OSTEOPOROSE SÃO

FREQÜENTEMENTE CURADOS COM O CÁLCIO DAS LEGUMINOSAS DE

COR VERDE-ESCURA, BEM COMO DOS DERIVADOS DA SOJA — MAIS

ALÉM, O PODER DE REGULAÇÃO HORMONAL DAS ISOFLAVONAS É

INTERESSANTE ESPECIALMENTE ÀS MULHERES NA MENOPAUSA, MAS

NÃO SÓ A ELAS.

É DIFÍCIL OPINAR A RESPEITO JÁ QUE, SOBRE ESTE TEMA, A OPINIÃO

NO ÂMBITO CIENTÍFICO TAMBÉM É MUITO CONTROVERTIDA,

INFELIZMENTE. MUITAS PESQUISAS VALEM-SE DE MESMOS DADOS

ESTATÍSTICOS PARA ASSERTIVAS PARADOXAIS. ENFIM, POSSO

APENAS ME LIMITAR A DAR MEU TESTEMUNHO. NÃO ME DISPONHO A

INVENTAR UM MONTE DE BABOSEIRAS SEM FUNDAMENTO. APENAS

DIGO QUE PARA TREINOS DE DEFINIÇÃO, AS ÚNICAS PROTEÍNAS

ANIMAIS QUE EU INCLUO NA MINHA DIETA SÃO A DE PEIXES, FUTOS DO

MAR E DA CLARA DE OVO. E QUE SURTE EFEITO... :(

MINHA DIETA PARA DEFINIÇÃO:

6:30 -

1. CEREAIS COM SALADA DE FUTAS

2. "CENTRUM PERFORMANCE" E BEBIDA DE ALBUMINA + SUPRO +

MALTODEXTRINA + L-CARNITINA

7:15 -

45'-60' CORRIDA À TROTE (TOMANDO MUITA ÁGUA MINERAL)

8:00/8:15 -

1. DEXTROSE + GLUTAMINA C/ÁGUA

2. BARRA PROTÉICA

10:00 -

1. SANDUÍCHE DE PÃO INTEGRAL + TOFU + SALADA + MOLHO LIGHT

2. MEIO COPO D'ÁGUA

12:00 -

PEIXES E FRUTOS DO MAR À VONTADE, TOFU GRELHADO C/ SALSINHA

(OU PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA), FEIJÃO OU LENTILHAS, LEGUMES

VARIADOS (COZIDOS NO VAPOR) E VERDURAS À VONTADE C/ SHOYU E

AZEITE DE OLIVA.

12:30 -

CHÁ VERDE CHINÊS

14:30 -

UMA FRUTA C/GRANOLA E MEL

16:00 -

1. SANDUÍCHE DE PÃO INTEGRAL + BLANQUET DE PERU + KANI +

SALADA + PASTA DE GERGELIM (ÁRABE)

2. ALBUMINA + SUPRO C/ÁGUA (SEM AÇÚCAR)

17:40 -

MALTODEXTRINA C/500ml D'ÁGUA MINERAL NATURAL

18:00 -

TREINO NA MUSCULAÇÃO VOLTADO PARA DEFINIÇÃO

TOMO MUITA ÁGUA MINERAL AO LONGO DO TREINO

19:00 -

DEXTROSE + GLUTAMINA C/500ml D'ÁGUA

19:20 -

WHEY PROTEIN C/ÁGUA

22:00 -

SUPRO + ALBUMINA C/ÁGUA

22:30 -

UM SONO BEM DORMIDO... 8)

ANTES QUE DIGAM QUALQUER COISA, NÃO ESTOU RECOMENDANDO A

MINHA DIETA A NINGUÉM. CADA CASO É UM CASO!!! TAMBÉM POR ISSO,

NÃO ESCREVI DOSAGENS. ESTA É MINHA DIETA-BASE PARA DEFINIÇÃO.

SOBRE ELA, ACRESCENTO OUTROS SUPLEMENTOS COMO INSULIN

MIMICKERS OU ALGUM β-ANTAGONISTA, EVENTUALMENTE.

É UMA DIETA QUE PERMITE A REDULÇÃO DE %BF MAIS FACILMENTE.

AGORA, SEM DÚVIDA QUE A DIETA PARA HIPERTROFIA É MUITO MAIS

DIVERTIDA. :( ABRAÇOS!!!

SUPRO E A PREVENÇÃO DA DEGRADAÇÃO TECIDUAL (CATABOLISMO)

EM TREINOS DE DEFINIÇÃO:

Effects of a soy protein diet on exercise-induced muscle protein catabolism in rats.

Nikawa T, Ikemoto M, Sakai T, Kano M, Kitano T, Kawahara T, Teshima S, Rokutan K, Kishi K.

Department of Nutrition, School of Medicine, The University of Tokushima, 3-18-15 Kuramoto-cho, Tokushima 770-8503, Japan. nikawa@nutr.med.tokushima-u.ac.jp

OBJECTIVE: We examined effects of dietary soy protein isolate on muscle calpain activity and myosin heavy chain (MHC) degradation in rats performing an acute running exercise. METHODS: In rats fed a 20% casein diet, the treadmill running exercise, fixed at 80 kg/m, transiently increased calpain activity in gastrocnemius muscles in parallel with the release of creatine kinase into plasma. The fixed running also caused an accumulation of immunoreactive degradation fragments of MHC in the muscle. Feeding a 20% soy protein isolate diet as opposed to the control casein diet to rats significantly suppressed the running-induced activation of mu- and m-calpains, fragmentation of MHC, and release of creatine kinase into plasma (P < 0.05). RESULTS: Rats fed the soy protein isolate diet had significantly higher calpastatin activity in gastrocnemius muscle than did rats fed the casein diet (P < 0.05), indicating that this increase inhibits the exercise-induced autoactivation of calpain. Activities of proteasome, cathepsin B + L, and antioxidant enzymes and the levels of glutathione and thiobarbituric acid-reactive substances in the muscle did not differ between the diet groups at the end of the exercise. CONCLUSIONS: Our results suggest that diets containing soy protein prevent exercise-induced protein degradation in skeletal muscle, possibly through inhibiting the calpain-mediated proteolysis.