Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Conservante do leite de caixinha pode ser prejudicial?


Guerrelheiro

Post Destacado


O leite longa vida (de caixinha) é tratado por um processo térmico denominado ultrapasteurização (UHT), o que permite que este, mesmo sem conter conservantes, possa ser armazenado fora da geladeira, até que seja aberto, por eliminar os microorganismos que possam estar presentes, sem prejuízos nutricional.

Acho que a maior duvida (pelo menos era a minha) em relação ao leite e outros produtos encontrados em embalagens tetra pak, é se o alumínio utilizado na produção destas, pode contamina-los (são feitas de 75% de papel (cartão), 20% de plástico (polietileno de baixa densidade) e 5% de alumínio); segundo a propria Tetra pak, o alumínio tem a importante função de dar proteção contra a entrada de luz, de oxigênio e de impedir a troca de aromas entre alimento e o meio externo. Ele é extraído da bauxita e na embalagem ficará entre várias camadas de plástico, não entrando em contato com o alimento, o que pelo menos teoricamente, já seria o suficiente para não contamina-lo.

Bom, acho que é isso, acabei escrevendo demais, mas como ja disse tbém tinha muitas dúvidas a esse respeito. Espero que seja suficiente para vc chegar a alguma conclusão, eu por exemplo continuei com o Longa Vida...

:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 anos depois...
  • Administrador

Ao que tudo indica realmente não tem conservantes:

Citar

O leite brasileiro vendido em embalagens cartonadas, em forma de caixa, é processado com temperaturas ultra-altas (do inglês Ultra High Temperature), ou seja, são aquecidos a temperaturas entre 137o C a 150oC  por 3 a 5 segundos. Nessas condições, todos os microrganismos do leite cru são inativados. Nesse tipo de produto não há adição de conservantes, uma vez que todos os microrganismos devem ser eliminados. Exceções ocorrem (ou seja, há microrganismos viáveis dentro da embalagem) quando altas contagens (superiores a 4 log/ml) de microrganismos esportulados, principalmente do Bacillus sporothermodurans, estão presentes na matéria-prima ou houve falha nos processos térmicos e na vedação da embalagem. É importante lembrar que alguns Bacillus sporothermodurans podem estar no leite UHT, contudo não há risco à saúde ou risco de deterioração significativa do produto. O longo período da vida de prateleira desses produtos (4 a 6 meses) é baseado na ausência de microrganismos vivos no produto processado e também devido à resistência média das embalagens. Embalagens velhas ou danificadas podem apresentar microfissuras, pelas quais microrganismos podem acessar o produto.

Respeite o direito autoral e sempre referencie a fonte com hiperlink. Leia mais em: http://foodsafetybrazil.org/o-leite-vendido-em-caixinha-tem-algum-conservante-por-que-ele-dura-tanto/#ixzz49zMzkDlG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Essa informação acima está incompleta. Não existe leite de caixinha sem adição de alguma química seja em maior ou menor grau. Os longos períodos de vida nas prateleiras não se deve a esses microorganismos que conseguiram  passar após todo o processo descrito acima mas efetivamente pela adição de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e soda cáustica. Sem esses dois componentes esses microorganismos existentes azedariam o leite em 24horas. A agua oxigenada não faz tão mal porque logo se decompõe em água e oxigênio, ja a soda cáustica pode provocar sérios problemas ao organismo caso não esteja ba dosagem correta dentro das tecnicas de segurança, porém se houver excesso (mas nunca saberemos ne) irá reduzir a acidez natural do liquidodo digestivo e com a continuidade pode vir a ter gastrite e úlceras estomacais. Mas cada um e livre pra beber à vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...