Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

FISIculturismo.com.br

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Suplementos alimentares e o Cancer (Cancro, em Portugal)

Featured Replies

Postado

Olá,

preciso de apoio (pergunto a quem sabe de suplementos) para tentar entender se os suplementos alimentares são um bom apoio em casos de doentes oncológicos ( cancro do colón intestino).

É sabido que a evolução da doença varia da faixa etária do doente, nas crianças a doença progride muito rápidamente e nas faixas etárias mais velhas, mais lentamente.

Isto acontece porque as crianças tem uma excelente capacidade de renovação e consequente oxigenação das células e os mais idosos essa capacidade é reduzida.

Por outro lado se nutrirmos o corpo com suplementos, estamos à partida alimentar e a criar defesas que normalmente se perdem, com a doença, ou com o tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

Mas por outro lado, acho que, estamos alimentar a propagação das células doentes.

Perguntas:

1- O meu raciocínio está correcto? Vale a pena suplementar o doente oncológico, para evitar a deblidade corporal ?

2- Em caso afirmativo, quais são os suplementos mais adequados?

Normalmente , há perda de apetite, o doente emagrece rápidamente.

Faz sentido em suplementar com proteinas e/ou suplementos para aumentar a massa corporar ?

Aguardo os vossos contributos!

• Respostas 5
  • Visualizações 1,9k
  • Criado
  • Última resposta
Postado
Olá,

preciso de apoio (pergunto a quem sabe de suplementos) para tentar entender se os suplementos alimentares são um bom apoio em casos de doentes oncológicos ( cancro do colón intestino).

É sabido que a evolução da doença varia da faixa etária do doente, nas crianças a doença progride muito rápidamente e nas faixas etárias mais velhas, mais lentamente.

Isto acontece porque as crianças tem uma excelente capacidade de renovação e consequente oxigenação das células e os mais idosos essa capacidade é reduzida.

Por outro lado se nutrirmos o corpo com suplementos, estamos à partida alimentar e a criar defesas que normalmente se perdem, com a doença, ou com o tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

Mas por outro lado, acho que, estamos alimentar a propagação das células doentes.

Perguntas:

1- O meu raciocínio está correcto? Vale a pena suplementar o doente oncológico, para evitar a deblidade corporal ?

2- Em caso afirmativo, quais são os suplementos mais adequados?

Normalmente , há perda de apetite, o doente emagrece rápidamente.

Faz sentido em suplementar com proteinas e/ou suplementos para aumentar a massa corporar ?

Aguardo os vossos contributos!

Dificil responder a isso, pois algumas pessoas afirmam que quando já existe a presença de pólipos benignos nesta area, que suspender o uso de Suplementos Alimentares eh indicado.

Por outro lado a pessoa acaba emagrecendo com a doença, e para se combater esse emagrecimento, pensamos logo nos suplementos. Sendo que temos que analisar tbm que a Sintese Proteica que alimenta o crescimento do tumor, se dá atravez dos nutrientes que ingerimos.

Duvida cruel essa. E na verdade fiquei na mesma que vc, eu não saberia responder a isso.

Talvez um Medico Oncologista pudesse esclarecer isso.

Mas acho eu que levando em conta que o uso de suplementos não eh indicado como prevenção para quem tem apenas ainda os pólipos benignos, o Medico não iria aconselhar o uso de Suplementos para quem já possui o cancer na região.

abracos. :wink:

Postado
  • Autor

Valeu Mestre !

No caso concreto é dum familiar próximo, que já foi operado e foi retirado uma parte significativa do intestino grosso.

A fase dos polipos já passou faz muito tempo

É precisamente neste último troço que as fezes perdem os líquidos e solidificam.

Por um lado a absorção dos líquidos e nutrientes, ficou reduzida por outro penso que alguma coisa vai ficar absorvido pelos intestinos.

A dificuldade é entender e avaliar as vantagens da suplementação ou continua a emagrecer e não se faz nutrição ou faz-se nutrição com os sérios riscos de potenciar a evolução da doença.

Peço aos moderadores ( o Mestre já está contribuindo para a discussão)deste forum para opinarem sobre este assunto!

- Gostaria tb de conhecer experiências de membros do forum que já passaram por situações oncológicas , partilhem as vossas experiências sobre os resultados da suplementação?

Postado
Valeu Mestre !

No caso concreto é dum familiar próximo, que já foi operado e foi retirado uma parte significativa do intestino grosso.

A fase dos polipos já passou faz muito tempo

É precisamente neste último troço que as fezes perdem os líquidos e solidificam.

Por um lado a absorção dos líquidos e nutrientes, ficou reduzida por outro penso que alguma coisa vai ficar absorvido pelos intestinos.

A dificuldade é entender e avaliar as vantagens da suplementação ou continua a emagrecer e não se faz nutrição ou faz-se nutrição com os sérios riscos de potenciar a evolução da doença.

Peço aos moderadores ( o Mestre já está contribuindo para a discussão)deste forum para opinarem sobre este assunto!

- Gostaria tb de conhecer experiências de membros do forum que já passaram por situações oncológicas , partilhem as vossas experiências sobre os resultados da suplementação?

Quantos % do Intestino Grosso foram retirados?

Pois na verdade o Intestino Grosso eh mais responsavel pela absorção da agua, enquanto o Intestino Delgado tem grande responsabilidade de absorver mesmo os outros nutrientes.

abracos. :wink:

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor

A resposta à pergunta:

a percentagem de intestino foi práticamente 90%.

Os médicos oncológicos, começam a reconhecer que durante as fases de quimioterapia os doentes apesar de se alimentarem emagrecem porque ficam desnutridos.

No entanto há dificuldade em reconhecerem a utilidade dos suplementos nutricionais, essencialmente os desportivos.

Perguntas:

1- Conhecem algum estudo ou podem indicar-me quais os suplementos mais indicados para este casos?

2- E sobre a toxicidade hepática (do fígado) conhecem algum estudo sobre este assunto?

aguardo o vosso interesse nas respostas !

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.