Há muitos anos (por volta de 15 anos atrás), quando o mercado de suplementos alimentares engatinhava no Brasil, fazia sucesso nas academias um tipo de suplemento alimentar chamado "massa". Naquela época, os suplementos de maior sucesso eram os aminoácidos líquidos (quem não se lembra do saudoso Amino 2222 da Optimum Nutrition) e a "massa" (lembra-se no nostálgico Maciste da Midway que vinha num baldão com um gigante fisiculturista no rótulo ou do Mega Mass da Nutrilatina?).
Com o desenvolvimento da indústria de suplementos alimentares, vieram diversos produtos que preencheram o imaginário dos atletas e praticantes de musculação com muito mais intensidade que a antiga "massa". Podemos citar os suplementos que prometiam estimular naturalmente o GH (os saudosos sublinguais) e a testosterona (pré-hormonais). A antiga "massa" passou a se chamar "hipercalórico".
As antigas "massas" eram suplementos alimentares de qualidade um tanto duvidosa. Suspeita-se que em sua composição havia muito açúcar entre os carboidratos. A quantidade de calorias de cada dose era absurda, e a ingestão da dose recomendada geralmente implicava em desarranjo intestinal.
O novo suplemento alimentar Massive Gainers da Nutek faz parte dessa categoria de suplementos alimentares que era chamada de "massa". No entanto, a qualidade desses produtos foi aprimorada, e até o nome foi atualizado: as "massas" viraram hipercalóricos.
O Massive Gainers promete ser uma alta fonte energética (hipercalórico), oferecer 26 gramas de proteína, nada de gordura trans, 12 vitaminas e 11 minerais. A proteína do Massive Gainers é chamada de High Protein Milk, contendo soro do leite em pó, concentrado protéico do leite, concentrado protéico do soro do leite e leite em pó desnatado.
Infelizmente, o chamado High Protein Milk não traz em sua composição a forma mais moderna de Whey Protein disponível no mercado, que é a hidrolisada. Quanto aos carboidratos, o produto tem como ingrediente a maltodextrina.
Como já visto na análise de outro produto da Nutek (Cytocuts Extreme Definition), o Massive Gainers é produzido pelo Laboratório ADS, que também produz suplementos alimentares para as marcas Atlhetica Suplementos Nutricionais, Bad Boy Sports Supplements e Vitality.
Apesar de o Massive Gainers ser produzido por um laboratório que fornece suplementos alimentares para outras marcas, não há produto com a mesma fórmula na linha da Atlhetica Suplementos Nutricionais, Bad Boy Sports Supplements ou Vitality. A Nutek afirma que a fórmula do Massive Gainers é exclusiva, não sendo produzida pelo Laboratório ADS para outras marcas de suplementos alimentares.
A composição nutricional presente na tabela de informação nutricional estampada no rótulo do produto apresenta os dados da dose sugerida de 170 gramas (5 dosadores). Cada dose do produto ofereceria 650 kcal, 141 gramas de carboidratos e 19 gramas de proteínas. Também é informado o valor nutricional da dosagem sugerida com 250 ml de leite desnatado. Neste caso, são 725 kcal, 153 gramas de carboidratos e 26 gramas de proteínas. Lembre-se que as 26 gramas de proteínas são propagandeadas no rótulo do produto como chamariz do Massive Gainers, e somente estão presentes quando o produto é preparado com leite.
Outro detalhe que chama a atenção no produto é o selo de qualidade BPF. Como também já foi visto na análise de outro produto da Nutek (Cytocuts Extreme Definition), BPF quer dizer “Boas Práticas de Fabricação”. A ANVISA estabeleceu uma série de normas que devem ser seguidas pela indústria alimentícia para garantir a qualidade final dos produtos. Portanto, não se trata de um selo de qualidade concedido por uma instituição de certificadora, mas de um mero jeito de propagandear que o produto segue as normas da ANVISA.
No que toca ao sabor do produto, trata-se de questão subjetiva, que sempre causa discussões acaloradas e inconclusivas. Em nossa opinião, o gosto não é ruim e nem bom, apenas aceitável. Misturar o Massive Gainers em água é uma tarefa que requer um pouco de paciência, mesmo com o uso de coqueteleiras ou shakers modernos. As pelotas surgidas no momento da mistura demoram um pouco para se dissolverem completamente.
Os suplementos alimentares hipercalóricos devem ser usados com cautela nas dietas, a fim de se evitar o ganho exagerado de gordura na fase bulking (ganho de massa). Apesar de não estarem mais muito na moda, são bons companheiros de pessoas ectomorfas (que têm muita dificuldade para ganhar peso e precisam de dietas especiais para ectomorfos).
Se você está tendo dificuldades para ganhar peso com o treinamento de musculação, talvez este seja o suplemento alimentar ideal para complementar a sua dieta. Converse com seu nutricionista e o questione acerca da possibilidade de adotar um hipercalórico para dar aquela forcinha extra na alimentação se for necessária a ingestão de um número maior de calorias.
Comentários Destacados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora