Jump to content

Whey Protein x acne (espinhas)

Dr. Clayton Neves Camargos
  • , 4,793 views

Um questionamento corriqueiro que me deparo na prática clínica é se a proteína isolada do soro do leite (Whey Protein) repercute no aparecimento de acne. Pois bem: o consumo isolado dessa proteína, per si, não é um produtor desse tipo de lesão dérmica.

Entretanto, sabe-se que as atividades de força e hipertrofia potencializam a secreção do hormônio testosterona, e um dos primeiros efeitos colaterais do aumento de sua produção é a acne. Esse hormônio leva à hipertrofia das glândulas sebáceas com aumento de sua liberação e proliferação de bactérias causadoras da afecção da pele.

Por sua vez, a proteína do soro do leite pode agravar esse efeito colateral dos hormônios masculinos, pois é portadora de um importante efeito estimulante do hormônio insulina e um efeito sinérgico à testosterona, provocando acne. E, muitas vezes, além de associar a Whey Protein ao treino de hipertrofia, ocorre ainda a combinação com dietas hiperprotéicas: certamente a chance de aparecimento de lesões acnéicas poderá ser aumentada.

De toda sorte, como já dito anteriormente, não ocorrem estudos que validem cientificamente o consumo isolado da Whey Protein à caracterização de acne. No entanto, cada organismo se comporta de uma maneira, e é importante que o consumo dessas substâncias seja feito sob supervisão profissional.

E caso o prescritor (nutricionista ou nutrólogo) observe o aparecimento dessas lesões poderá tomar condutas corretivas, que poderão incluir: realização de exames laboratoriais correspondentes, correção da posologia, suspensão do suplemento e encaminhamento para avaliação de um profissional dermatologista.

Sign in to follow this  

User Feedback

Recommended Comments

Outro fator que pode levar às espinhas pelo consumo de Whey Protein é a presença das vitaminas B6 e B12 neste tipo de suplemento alimentar.

Quem sofre com espinhas ou acne pelo uso de Whey Protein deve experimentar o consumo da forma hidrolisada, onda há apenas traços de vitaminas no complexo B.

 

Share this comment


Link to comment
Share on other sites


Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Add a comment...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By THRego
      Olá Pessoal,
      Esse é meu primeiro post aqui no grupo, no qual já acompanho durante alguns anos.
      Aqui explicarei os problemas que venho passando e é uma das poucas alternativas para que eu possa buscar por ajuda.
      Primeiramente, treino faz 19 anos contínuos, no qual parei por apenas 3 meses durante esse período. Tenho uma ótima experiência com ciclos, treinos e dietas. Já paguei diversas consultorias durante esses anos e comecei a minha TRT há quase 1 ano atrás.
      Atualmente moro na Austrália e não tenho plano de saúde aqui e médicos/exames são realmente caríssimos aqui, logo diferente do Brasil, aqui eu não consigo fazer acompanhamento com exames de sangue, mas caso chegarmos na conclusão que terei que fazer um logo qual o mais simples/completo possível que vocês possam me sugerir? Sou pedreiro aqui e estudo também, logo não sobra muito $.
      Idade: 34 anos
      Altura: 1,75m
      Peso: 72kg
      Medicações em uso: 150mg de Cipionato de Testo(1x semana), 500ui de HCG semanais (2x de 250ui), 0,5mg de Anastrozol semanais(2x de 0.25mg)
      Problemas de saúde: Libido fraco, ereção está ok, mas creio que deveria estar bem melhor, visto que alguns dias da semana fico sem ereção com libido zero e outros dias fico com libido bom e com ereção boa, ou seja inconstante. As costas estão repletas de acne que me da até vergonha de tirar a camisa.
      Tempo de Treino: 19 anos contínuos.
      Ciclos feitos: Foram diversos, cerca de 9 ciclos.
      Dieta: Atualmente com dieta com foco em Bulking limpo. Feita por consultor profissional no ano passado e que adaptei por experiência própria para esse ano.
      Estou satisfeito com o shape, no qual sempre foi relativamente fácil para mim.
      Meu problemas sao libido/ereção/acne.
      Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito, já que estou longe do meu país, logo com dificuldade de acesso para exames/médicos.
      Desde já agradeço a todos vocês !
       


       
    • By rodrigobb.a.missao
      e ai blz? to querendo comprar whey protein pra tomar apos a academia por sua rapida absorcao, tenho algumas duvidas:

      1. tem contra indicacao ou algo do genero?
      2. pratico boxe tb, devo tomar apos o boxe e apos a hipertrofia ou somente apos a hipertrofia? tenho em vista que entre a hipertrofia e o boxe eu como uns paes com atum etc.
      3. qual melhor marca? quanto custa?
      4. eh realmente necessario o uso desse suplemento ou atravez da alimentacao tem como suprir tudo q preciso?

      abraco
    • By Rafael Pedro
      Ontem foi o 1º dia de suplementação, tomei uma medida de xpand 30min antes do treino e uma medida de proteina apos o treino.
      Senti um pequeno aumento da minha disposição, nada comparado com o therma pro, aumentei um pouco a carga dos exercícios, porém hoje achei que iria ficar dolorido como na semana passada e parece que não malhei.
    • By Bunitinho
      Uma "amiga" minha vai pros EUA , e eu estava pensando em pedir um Whey da Optimum de 2kg e 700 vale a pena, ela terá que dar alguma receita ou fornecer algo ??(receita Médica) ela terá que pagar algum imposto???
    • By CLOn3
      alguem sabe me fala algum whey mto bom q pode se compra importado e quanto custa mais ou menos?
      eh q meu pai ta indo viaja e vo pedi um whey
×
×
  • Create New...