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Debora Flores
Debora Flores

Série de Definição

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Quando praticantes de musculação procuram seus professores para montar uma série de exercícios, vários são os pedidos. Alguns querem séries que aumentem a massa muscular, outros pedem séries para emagrecer e muitos preferem as famosas “séries de definição”.

O discurso, nesse último caso, é mais ou menos assim: “quero definir o músculo, mas sem aumentá-lo!”. Ora, mas o que é definição muscular? É possuir uma quantidade de massa muscular considerável e pouca gordura corporal para que essa musculatura fique aparente.

Entretanto, para a grande maioria das pessoas, exceto para as bem favorecidas geneticamente, o exercício por si só não é capaz de alcançar esse objetivo. Portanto, não existe série de definição e sim objetivo de definição que para ser atingido, irá depender de vários fatores, não só da forma como os exercícios serão executados.

O que estou querendo dizer é que é praticamente impossível conquistar uma boa definição corporal se o seu percentual de gordura estiver alto ou até mesmo moderado. Para esse objetivo é essencial que seja feita uma dieta voltada para a perda de gordura, caso ela não esteja baixa.

E quanto ao treino, várias são as possibilidades para ajudar a atingir esse objetivo, cabendo ao professor avaliar cada caso. É bastante arriscado garantir que alguém não venha a ganhar massa muscular por meio de um treino de musculação, seja ele qual for. Entretanto, no caso de a massa muscular do indivíduo estar legal, o treino poderá ser elaborado a fim de mantê-la e também de intensificar o processo de queima de gordura.

Já se o indivíduo estiver com um percentual baixo de massa muscular, é interessante a elaboração de um treino voltado para a hipertrofia (aumento de massa). Aproveitando essas duas abordagens, quero esclarecer o mito de que “séries de definição” devem possuir um número de repetições elevado (15 a 20) e séries de hipertrofia um número de repetições baixo (6 a 8 ).

As duas margens de repetições, por vias diferentes, podem levar à hipertrofia! Portanto, não existe fórmula mágica ou um padrão de “série de definição” a ser seguido. Para conseguir um corpo malhado e sequinho é preciso ter uma avaliação profissional do que falta para esse objetivo ser alcançado e um planejamento adequado de treinamento e dieta.

Com o acompanhamento de profissionais qualificados e bastante disciplina não tem erro pessoal! É claro que quanto menos beneficiado geneticamente você for, mais rigoroso terá que ser. Mas o esforço vale a pena! Em minha opinião, esse é o tipo de corpo mais bonito tanto para mulheres, quanto para homens!

E vocês, concordam???

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Concordo em partes... O treinamento com pesos inevitavelmente vai construir músculos, oque vai diferenciar a definição é exatamente a Dieta que é o Principal fator para o ganho de massa e diminuição da retenção no tecido muscular! Grande Abraço.

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Comecei a malhar faz 2 semanas....Tenho 1 metro e 78 e peso 67kg. Eu não vou dizer que me alimento muito bem, mas como muito, muito mesmo kkk. Mas sou magrinho. Na academia pego muito peso para o meu bió-tipo(muito magro kkk),tipo, pego o mesmo peso qe pessoas bem mais fortes do que eu pegam, e faço todas as séries sem nenhuma dificuldade e não sei se isso me ajuda no ganho de massa muscular. Gostaria de saber como seria uma alimentação boa para que eu ganhasse mais massa muscular, e se devo pegar bem menos peso.

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oi gostei muito do artigo .. me ajudou muito pelo fato de ser novato na academia e nao conheçer muito bem os exercicios ( pratico musculação a 1 mes ) ..

tenhu 16 anos 1,80 de altura e 77 kg queria saber se estou no peso correto para meu tamanho e minha idade ou se devo ganhar mais massa ??

gostaria de saber tambem se o suplemento C4 EXTREME + WHEY STANDART seria bom pra mim tomar agora

quem puder me ajudar vlw !!1

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Com certeza depende também da carga tempo de descanso e outros fatores.

O artigo somente deveria ter um titulo diferente.

"Séries de definição, voce deve procurar um profissional" hehehe

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galera gostaria de engrossar minhas pernas como conseguir isto

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Todas minhas séries são acima de 15 repetições, e nem por isso sou definido, acho que também depende de dieta.

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Esse é o assunto mais complexo de todos - por que? Por que tudo depende de muita coisa.

O principal fator é o Bio-tipo/genetica - se não for pra ser não é - o (máximo) que você vai conseguir se não tiver um boa genética é o (minimo).

Alimentação - descanso - rotina - suplementação - disposição - bons equipamentos - bons instrutores e o mais de todos o etc.

É no "etc" que está todos os outros detalhes...

A pratica da musculação inegavelmente vai proporcionar pouco ou muito o aparecimento de musculos, a questão toda é só "esta bom pra mim?".

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Gostei muito do post e se enquadra bem com minha realidade fisica,sou magro e treino para manter a definição se ganhar muita massa.

Valeu

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Todas minhas séries são acima de 15 repetições, e nem por isso sou definido, acho que também depende de dieta.

Dieta e tudo, mais treino também é claro, mais o que vai definir se você vai perder gordura ou ganhar massa muscular e a sua dieta.

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eu malho doto dia!!! queria saber se malhar todo dia ajuda a ganhar massa muscular mais rapido com serie de 10 acima ?

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