Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Série de Definição


Debora Flores
 Compartilhar

Série de Definição

Quando praticantes de musculação procuram seus professores para montar uma série de exercícios, vários são os pedidos. Alguns querem séries que aumentem a massa muscular, outros pedem séries para emagrecer e muitos preferem as famosas “séries de definição”.

O discurso, nesse último caso, é mais ou menos assim: “quero definir o músculo, mas sem aumentá-lo!”. Ora, mas o que é definição muscular? É possuir uma quantidade de massa muscular considerável e pouca gordura corporal para que essa musculatura fique aparente.

Entretanto, para a grande maioria das pessoas, exceto para as bem favorecidas geneticamente, o exercício por si só não é capaz de alcançar esse objetivo. Portanto, não existe série de definição e sim objetivo de definição que para ser atingido, irá depender de vários fatores, não só da forma como os exercícios serão executados.

O que estou querendo dizer é que é praticamente impossível conquistar uma boa definição corporal se o seu percentual de gordura estiver alto ou até mesmo moderado. Para esse objetivo é essencial que seja feita uma dieta voltada para a perda de gordura, caso ela não esteja baixa.

E quanto ao treino, várias são as possibilidades para ajudar a atingir esse objetivo, cabendo ao professor avaliar cada caso. É bastante arriscado garantir que alguém não venha a ganhar massa muscular por meio de um treino de musculação, seja ele qual for. Entretanto, no caso de a massa muscular do indivíduo estar legal, o treino poderá ser elaborado a fim de mantê-la e também de intensificar o processo de queima de gordura.

Já se o indivíduo estiver com um percentual baixo de massa muscular, é interessante a elaboração de um treino voltado para a hipertrofia (aumento de massa). Aproveitando essas duas abordagens, quero esclarecer o mito de que “séries de definição” devem possuir um número de repetições elevado (15 a 20) e séries de hipertrofia um número de repetições baixo (6 a 8 ).

As duas margens de repetições, por vias diferentes, podem levar à hipertrofia! Portanto, não existe fórmula mágica ou um padrão de “série de definição” a ser seguido. Para conseguir um corpo malhado e sequinho é preciso ter uma avaliação profissional do que falta para esse objetivo ser alcançado e um planejamento adequado de treinamento e dieta.

Com o acompanhamento de profissionais qualificados e bastante disciplina não tem erro pessoal! É claro que quanto menos beneficiado geneticamente você for, mais rigoroso terá que ser. Mas o esforço vale a pena! Em minha opinião, esse é o tipo de corpo mais bonito tanto para mulheres, quanto para homens!

E vocês, concordam???

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Concordo em partes... O treinamento com pesos inevitavelmente vai construir músculos, oque vai diferenciar a definição é exatamente a Dieta que é o Principal fator para o ganho de massa e diminuição da retenção no tecido muscular! Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a malhar faz 2 semanas....Tenho 1 metro e 78 e peso 67kg. Eu não vou dizer que me alimento muito bem, mas como muito, muito mesmo kkk. Mas sou magrinho. Na academia pego muito peso para o meu bió-tipo(muito magro kkk),tipo, pego o mesmo peso qe pessoas bem mais fortes do que eu pegam, e faço todas as séries sem nenhuma dificuldade e não sei se isso me ajuda no ganho de massa muscular. Gostaria de saber como seria uma alimentação boa para que eu ganhasse mais massa muscular, e se devo pegar bem menos peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi gostei muito do artigo .. me ajudou muito pelo fato de ser novato na academia e nao conheçer muito bem os exercicios ( pratico musculação a 1 mes ) ..

tenhu 16 anos 1,80 de altura e 77 kg queria saber se estou no peso correto para meu tamanho e minha idade ou se devo ganhar mais massa ??

gostaria de saber tambem se o suplemento C4 EXTREME + WHEY STANDART seria bom pra mim tomar agora

quem puder me ajudar vlw !!1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza depende também da carga tempo de descanso e outros fatores.

O artigo somente deveria ter um titulo diferente.

"Séries de definição, voce deve procurar um profissional" hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o assunto mais complexo de todos - por que? Por que tudo depende de muita coisa.

O principal fator é o Bio-tipo/genetica - se não for pra ser não é - o (máximo) que você vai conseguir se não tiver um boa genética é o (minimo).

Alimentação - descanso - rotina - suplementação - disposição - bons equipamentos - bons instrutores e o mais de todos o etc.

É no "etc" que está todos os outros detalhes...

A pratica da musculação inegavelmente vai proporcionar pouco ou muito o aparecimento de musculos, a questão toda é só "esta bom pra mim?".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do post e se enquadra bem com minha realidade fisica,sou magro e treino para manter a definição se ganhar muita massa.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas minhas séries são acima de 15 repetições, e nem por isso sou definido, acho que também depende de dieta.

Dieta e tudo, mais treino também é claro, mais o que vai definir se você vai perder gordura ou ganhar massa muscular e a sua dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...