Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Consumo excessivo de líquidos ao correr pode ser fatal, dizem médicos
Excesso de água no sangue é muito mais perigoso que desidratação


Após terem recomendado durante anos aos atletas beberem a maior quantidade possível de líquidos para evitar a desidratação, alguns médicos, agora estão dizendo que o fato de beber em demasia durante exercícios intensos apresenta um risco muito maior para a saúde.

Um número crescente de atletas --corredores de maratonas, de triatlos e até mesmo adeptos de excursões a pé-- estão diluindo severamente o seu sangue ao beberem água em excesso, ou mesmo ao consumirem grandes quantidades de bebidas produzidas especialmente para a prática de esportes. Em função disso, alguns deles ficaram gravemente doentes, e chegaram até mesmo a morrer, afirmam os médicos.

Uma nova pesquisa, que foi publicada na edição desta quinta-feira (14/04) da publicação especializada "The New England Journal of Medicine", envolveu 488 corredores que participaram da Maratona de Boston em 2002.

Os atletas deram amostragens do seu sangue antes e depois da corrida. Enquanto a maioria não apresentou qualquer problema, 13% --ou 62 dentre eles-- beberam tanto que eles foram acometidos de hiponatremia, ou seja, uma concentração anormalmente baixa de sódio no sangue. Três dentre eles tinham os seus níveis de sódio tão reduzidos que eles corriam um sério risco de morrer.

Os corredores que desenvolveram este problema tenderam a correr mais devagar, e demoraram mais de quatro horas para completar a corrida. Isso lhes deu tempo de sobra para beber quantidades consideráveis de líquidos, numa média de 3 litros para cada um.

À medida que corredores mais lentos começaram a participar de corridas mais longas, os médicos começaram a ver um número maior de atletas desabarem nos postos médicos, tomados de náuseas, cambaleantes, perdendo praticamente a consciência e com o seu sangue fortemente diluído. Alguns deles morreram no local ou a caminho do hospital.

Durante a prática de intensos exercícios, os rins não podem eliminar o excesso de água. Mas as pessoas continuam a beber, e a água adicional penetra nas células do organismo, inclusive nas do cérebro. Encharcadas de líquidos até a saturação, as células do cérebro, que não têm espaço para se expandir, exercem então uma pressão contra o crânio e podem comprimir a base do cérebro, a qual controla funções vitais tais como a da respiração. O resultado pode se revelar fatal.

Contudo, os atletas que competiam naquela maratona estavam apenas seguindo aquilo que tem sido por tanto tempo um conselho convencional: impedir a desidratação a qualquer custo.

Os médicos e as companhias que fabricam bebidas específicas para o esporte "fizeram da desidratação uma doença clínica que é temível para todos", explica o médico Tim Noakes, um especialista em hiponatremia da universidade da Cidade do cabo, na África do Sul.

"Todo mundo sofre uma desidratação quando corre", prossegue o doutor Noakes. "Mas eu nunca vi nenhum atleta morrer de desidratação numa corrida de competição em toda a história deste esporte. Nenhum sequer. Nem sequer um caso de doença".

Em contrapartida, diz, ele testemunhou casos de pessoas que ficaram doentes e morreram por terem tomado líquidos em excesso.

Os corredores podem estimar qual seria a quantidade certa de líquidos que eles deveriam beber, checando o seu peso antes e depois de longas corridas de treinamento, o que lhe permitiria conferir qual foi a quantidade de peso que eles perderam --e, portanto, qual é a quantidade de água que eles precisam repor.


P.S. Sinceridade, essa matéria foi novidade para mim... ohmy.pngohmy.pngohmy.png


  • Respostas 18
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

  • Moderador
Postado

Também é novidade pra mim. Mas creio que isso só aconteça com quem faz esportes que desgastam muito o corpo e por um tempo prolongado acredito eu. Não há risco nenhum de um culturista ter um problema desses.

Postado

eu tb li isso ae, muito interessante...

porem tenho uma duvida : caso a pessoa consuma isotonicos, como gatorade ou agua-de-coco, ricos em sais minerais, ainda assim o sangue diluir-se-á ao ponto da pessoa MORRER ?

Postado

Também foi novidade para mim. Vou esperar a repercursão nos orgãos devidos antes de tirar alguma conclusão. Se for mesmo sério vai ser divulgado em massa.

Postado

Amigos,

Uma vez eu li um matéria do New York Times falando sobre isso. Eles começaram a perceber isso na primeira guerra do Golfo, quando um soldado americano morreu devido à super-hidratação. Por medo de desidratar no deserto, este soldado ingeria constantemente grande quantidade de água e foi acometido de um mal cujo nome não recordo. Água em execesso realmente pode fazer mal!

Postado
Amigos,

Uma vez eu li um matéria do New York Times falando sobre isso. Eles começaram a perceber isso na primeira guerra do Golfo, quando um soldado americano morreu devido à super-hidratação. Por medo de desidratar no deserto, este soldado ingeria constantemente grande quantidade de água e foi acometido de um mal cujo nome não recordo. Água em execesso realmente pode fazer mal!

A realidade eh q TUDO em excesso faz mal...

Postado

Pô, brinca nao, logo agora q comecei a beber muita agua depois de ler o artigo sobre HIT fixo em q é aconselhado o marombeiro a ingerir de 1 a 2 galoes(3,6 e 7,2 lts) de agua por dia. :cry:

tb acho q so p esportes tipo maratona ou ciclismo de competiçao, pq realmente a gente nao ve esses atletas beberem muita agua durante as provas.

mas p musculaçao sei nao, tb durante o exercicio eu tomo no maximo 1 copo de agua, mas durante o resto do dia devo estar ingerindo uns 4 ou 5 litros de agua.

comecei a ganhar mais massa depois disso, vai saber porque......

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...