Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Excesso de proteínas - whey+malto pós-treino - DORYAN YATES


Mestre

Post Destacado

Originalmente postado pelo usuário JOTAEME

A turma mais jovem da maromba de hoje tem uma grande vantagem em relação ao pessoal, vamos dizer, mais antigo no negócio (e eu fico enquadrado nessa categoria dos coroas). Com o aparecimento e a popularização da internet, é cada vez mais simples e rápido que as informações se espalhem. E o interessante é que isso gerou um outro tipo de comportamento: a vontade de muita gente de soltar informações.

Os bodybuilders profissionais não ficaram de fora disso, e atualmente é possível encontrarmos bons artigos escritos pelo próprio atleta, ou até uma transcrição de tudo que foi dito em um determinado seminário encabeçado por algum desses profissionais, e ainda com mais um aspecto interessante, que é saber do próprio cara como ele treinava, comia e suplementava. O que fica de fora, por razões óbvias, é o uso de esteróides e outras drogas.

A pouco tempo, um grande símbolo do bodybulding profissional, o britânico Dorian "the shadow" Yates, seis vezes vencedor do título de Mr. Olympia, tem se mostrado bem disposto e acessível a quem se interesse por temas ligados a toda sua preparação na época das competições. E é sobre a relação entre Yates e a proteína que vamos tratar agora .

Curiosamente, Dorian, que teve seu auge nos anos 90, diz que raramente as publicações especializadas se interessavam pelo modo como ele comia, mas sempre buscavam informações sobre seus métodos de treino, o que era uma pena, porque segundo o próprio Yates, após sua primeira vitória como Mr. Olympia em 1992, o mutante inglês teve acesso a muitos técnicos e nutricionistas, e ele credita às dúvidas e sugestões que obteve com esse pessoal o principal fator para seu reinado olímpico.

Em relação a proteína, Dorian diz que o segredo é saber quais os melhores tipos de proteína para você, determinar a quantidade correta a ser consumida, e em quais momentos do dia.

O NÚMERO MÁGICO

Em seus seminários recentes, Dorian sempre é questionado sobre a quantidade de proteína que utilizava em sua época de competição. Para ele, não existe essa "verdade" de que só conseguimos absorver 30 gramas de proteína por refeição, a cada três horas. Houveram períodos da sua dieta que chegou a ingerir 500 gramas de proteína por dia, e segundo ele vários e vários bodybuilders fazem o mesmo nos dias de hoje.

E agora o leitor do TP deve pensar nos inúmeros experts no assunto que insistem em que tudo isso é loucura, que o fígado vai explodir, os rins vão se desintegrar, e que você pode virar um zumbi. Bom, o amigo aqui prefere confiar no que alguém do nível do Dorian faz, afinal, basta uma boa olhada nas fotos do cara nas épocas de competição para saber que ele não era de brincadeira.

A grande questão é saber diferenciar as atividades exercidas pelo atleta, seus objetivos, e claro, as drogas que farão parte do trabalho, e que garantirão que toda essa proteína seja absorvida e metabolizada.

Dorian dedicou grande parte de seu tempo de competição estudando os melhores usos das proteínas, e claro que já sabia o que todos nós também sabemos hoje: o correto seria de 1 a 2 gramas para cada quilo de peso corporal. O negócio é que o sujeito não estava nem um pouco interessado em fazer parte da maioria, mas se destacar, ser o campeão. A dúvida é se um excesso desse nutriente poderia ser bem absorvido. Yates foi achar essa resposta junto as pesquisas feitas com atletas de levantamento europeus, principalmente os da antiga União Soviética. Dorian viu que eles treinavam três vezes por dia, e em alguns caso até quatro, e não eram raros os treinos que totalizavam seis horas diárias. Peraí, peraí...e o tal do Overtraining? Esse pessoal acreditava que o overtreinamento podia ser evitado com uma alta ingestão de proteínas, indo de 4 a 6 gramas para casa quilo de peso corporal.

Já de posse desse tipo de informação, Dorian correu atrás de dois especialistas no assunto: Dr. Jim Wright, principal editor de ciências da revista Flex Magazine, e do já nosso conhecido Dr. Mauro Di Pasquale, o grande nome por trás da Dieta Metabólica (o leitor do TP pode achar muito material sobre Di Pasquale em nossos arquivos). Com toda essa bagagem em mãos, Yates já estava com a certeza de que menos do que 3 gramas de proteína, mesmo em épocas de alta restrição calórica nas vésperas de competição, era idiotice. A coisa começava a partir desse número, 3 gramas.

DIETA DE BODYBUILDING X DIETA NORMAL

Ainda não satisfeito com as conclusões de sua pesquisa, Dorian resolveu dar uma estudada em dietas de outros tipos de atletas, mas logo percebeu um problema. Em outros esportes, o atleta pode perder algum peso nas vésperas da sua competição, principalmente nos esportes com várias categorias de peso. Mas mesmo assim a diferença não é assim tão grande, sendo quase toda a perda de água. No bodybuilding a coisa é bem diferente, e nesse universo a variação de peso pode ser enorme, entre o que o atleta pesa em off-season e o que vai pesar no pre-contest.

Depois disso tudo, Dorian já havia chegado a uma conclusão. Usaria 3 gramas de proteína para cada quilo de peso corporal total em seu período de off-season, quando pesava cerca de 136 a 137 Kgs. Isso ia dar mais de 400 gramas diárias no total, que seriam dividas em sete refeições.

Durante seu reinado como Mr. Olympia, Dorian chegou a subir essa quantidade, indo até 4 gramas para cada quilo de peso, mas constatou que era demais, dificultando mais ainda sua dieta quando entrava na fase de pré-competição (pre contest). Outro detalhe importante é que para subir essa quantidade de proteínas, Yates precisaria retirar carboidratos, que seriam substituídos pela proteína, e isso certamente comprometeria a qualidade dos treinos e sua capacidade de recuperação.

Um ponto importante para todos os marombeiros interessados em baixar seus percentuais de gordura, sejam competidores ou não, é manter a mesma quantidade de proteínas todo o tempo. Mesmo na fase de dieta, Dorian não alterava essa quantidade de proteína ingerida. Para conseguir o máximo de definição, ele reduzia a quantidade de carboidratos, mantendo cerca de 20% do seu total calórico como gordura. Na medida em que Dorian entrava em pre-contest, e a quantidade de proteína começava a ganhar destaque em termos de percentual, Yates procurava beber mais e mais água, porque já tinha constatado que essa alta quantidade de proteína tinha grande chance de causar desidratação, e alem disso, esse aumento de água é extremamente importante para a manutenção de todo processo anabólico. Nesse período Dorian ingeria de 6 a 7 litros.

PROTEÍNA SÓLIDA

Embora todos já saibamos de vários tipos de alimentos que servem como boas fontes de proteína, quando chega a fase da dieta, essas opções de comida, entre os competidores, diminui bastante. Yates usava peito de peru e de frango, carne vermelha magra (músculo ou patinho) e ovos (uma gema para cada quatro claras cozidas). Imediatamente após o treino, Dorian ingeria aproximadamente 25 gramas de proteína em um shake composto Whey Protein e Maltodextrina ou Dextrose.

A primeira refeição do dia era composta de 12 ovos, sendo três desses com as gemas, mais aveia e iogurte, e aqui já eram 60 gramas de proteínas. Nas outras refeições principais eram mais 80 gramas em cada, e vinham do frango, peru ou carne vermelha

PROTEÍNA LÍQUIDA

Com três refeições sólidas, Dorian já conseguia 220 gramas de proteinas, e para chegar nas quase 200 restantes seria preciso o uso de shakes.

Yates diz que em 1992, quando se preparava para faturar seu primeiro Olympia, teve um grande aprendizado em relação ao uso de suplementos, e que se refletiria na sua condição do ano seguinte, 1993, ano em que o próprio Yates considerou seu melhor ano em termos de qualidade muscular. Logo após a vitória de 1992, Dorian foi convidado para uma sessão de fotos. Estando muito esgotado, ele aumentou a ingestão de carboidratos, mesmo sob o risco de que poderia perder alguma definição. Aproveitou também para mudar de suplemento. Até aquela época, ele apenas usava shakes de proteína isolada, mas havia decidido por fazer uma experiência passando a usar proteína concentrada, caseína e albumina. Após essas duas mudanças, para sua surpresa, ele havia ganho mais volume, e sem perda nenhuma de qualidade.

Uma possível explicação para isso é que uma dieta alta em proteínas, especialmente quando combinada com baixas quantidades de carboidratos, resulta em um ambiente de alta acidose, o que significa uma alteração no equilíbrio ácido-base do sangue. Esse quadro leva a um balanço negativo de nitrogênio, dificultando a síntese de proteína pelo organismo. Aumentando a quantidade de carbos na dieta, e passando para um tipo de whey de absorção mais lenta, Yates estava conseguindo reverter essa situação. Em relação ao whey isolada, como a absorção é tão rápida, muito dos aminoácidos acabam sendo usados na geração de energia, e com isso novo aumento de acidez no sangue. Fazendo a troca por formas de proteína de absorção lenta, fica bem mais difícil para o nosso organismo aumentar a acidez no sangue.

A partir de 1993, Yates passaria a ter um cuidado especial com os tipos de proteína que eram usadas em seus shakes. Durante o dia, Dorian passou a usar fontes de proteínas de absorção lenta, combinando whey concentrada com caseína ou albumina. Já no caso da whey isolada, ele passaria a usar três shakes, que eram tomados do seguinte modo primeiro logo antes do treino, o segundo durante, e o terceiro imediatamente no fim do treino. Desse modo, Dorian acreditava cobrir completamente toda e qualquer deficiência de aminoácidos, e com poucas chances de alterar o equilíbrio ácido-base sanguíneo.

CONCLUSÃO

Embora os estudos sobre o uso de proteínas na dieta continue a evoluir, nós já temos praticamente toda a informação necessária para saber como e quando usar certos tipos de proteína nas nossas dietas.

Tenha certeza de que você está ingerindo um mínimo de 2 gramas para cada quilo de peso corporal magro. Estude sobre as diferenças de absorção e de BVs (biological values - valores biológicos) entre os tipos que podem ser usados em seus shakes.

Seguindo tudo isso corretamente, será possível uma grande mudança em seu corpo em poucas semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Muito bom isso, gostei.

Ta cheio de gente que fica com "xurumelas", pois terceiros que não são do Esporte(Fisiculturismo), ficam direto falando que Proteina faz mal, e que pode causar serios problemas aos Rins e Figado.

Proteina não faz mal dessa forma conservadora que alguns querem citar.

Claro que uma verdadeira Overdose de Proteina bem acima do normal, pode causar problemas sim. Mas a dose teria de ser muiiito exagerada mesmo para fazer isso ocorrer. Tem alguns topicos meus, que explica isso de uma forma mais detalhada.

Outra coisa que isso vem a quebrar, eh uma ideia que algumas pessoas querem pregar hoje, e que diz que quando Ingerimos junto no pós treino Malto e Whey Protein, o Whey eh desperdiçado. Pois o correto eh ingerir Malto, e Depois de um tempo o Whey. Eu já expliquei na seção de Suplementos do forum a nivel fisiologico, o porque que ingerir Malto junto com Whey no pós treino eh CORRETO SIM!!!

Agora a opinião do DORYAN YATES, vem apenas a confirmar as coisas que eu já tinha dito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, nesse mundo do BODYBUILDING, tudo é muito nebuloso. A distância entre o que se fala, o que se prega, e o que se efetivamente faz, para construir o corpo, é grande. Como saber o real efeito de uma dieta hiperprotéica, se grande parte dos músculos do indivíduo foi construída na base de hormônio ? Quem está inserido, nem que seja só frequentando uma academia, no mundo da musculação, sabe muito bem o que é construído de forma natural, e o que são esteróides. Com o passar do tempo, o cara se torna especialista em identificar os bombados hehe. Daí que entra minha teoria que, os conselhos desses caras não contam.

De outro norte, está, creio que, pacificada, a teoria de que uma dieta hiperprotéica NÃO É BOA PARA O ORGANISMO HUMANO. Vai deixá-lo com músculos fortes, mas para o sistema digestivo em geral, a médio e longo prazo, é uma catástrofe. É só ver como ficam esses caras depois que passa a febre da musculação e da superalimentação, e sobretudo, a juventude. Viram uns trapos velhos e gordos muito antes do tempo...

Claro que, temos que pesar tudo aquilo que queremos na vida, e o que vale ou não a pena. Muita proteína, sim, mas esse exagero todo que vem se pregando, não pode ser bom ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, nesse mundo do BODYBUILDING, tudo é muito nebuloso. A distância entre o que se fala, o que se prega, e o que se efetivamente faz, para construir o corpo, é grande. Como saber o real efeito de uma dieta hiperprotéica, se grande parte dos músculos do indivíduo foi construída na base de hormônio ? Quem está inserido, nem que seja só frequentando uma academia, no mundo da musculação, sabe muito bem o que é construído de forma natural, e o que são esteróides. Com o passar do tempo, o cara se torna especialista em identificar os bombados hehe. Daí que entra minha teoria que, os conselhos desses caras não contam.

De outro norte, está, creio que, pacificada, a teoria de que uma dieta hiperprotéica NÃO É BOA PARA O ORGANISMO HUMANO. Vai deixá-lo com músculos fortes, mas para o sistema digestivo em geral, a médio e longo prazo, é uma catástrofe. É só ver como ficam esses caras depois que passa a febre da musculação e da superalimentação, e sobretudo, a juventude. Viram uns trapos velhos e gordos muito antes do tempo...

Claro que, temos que pesar tudo aquilo que queremos na vida, e o que vale ou não a pena. Muita proteína, sim, mas esse exagero todo que vem se pregando, não pode ser bom ....

Primeiramente, nenhum Anabolizante vai fazer a pessoa crescer, sem que haja uma ALIMENTAÇÃO, TREINO e DESCANÇO condizentes.

Então usar a desculpa de que funciona para eles, pois usam Anabolizantes não eh correta. Pois Anabolizantes sozinho, desacompanhado de ALIMENTAÇÃO, TREINO e DESCANÇO condizentes; NÃO FUNCIONA!!

Quem pensa diferente disso, eh um pouco Ignorante no assunto.

Já falei isso em outros topicos, mas posso falar denovo sem problemas.

Baseando em fatos da Ciencia Medica(exame de sangue periodico que faço), eh facil perceber que Proteina não é veneno. E que pessoas totalmente saudaveis, podem fazer uso de doses altas de Proteina ao longo de grandes periodo, sem ter problemas. Já fiz esse teste comigo, várias vazes, provando a mim mesmo isso com exames de sangue regulares.

Pegue uma pessoa totalmente saudavel, que usa doses altas de Proteina, e exposta à isso por longo periodo. E faça um exame de sangue, e perceba que Creatinina, TGO e TGP estão normais. Só esse argutemento, já faz cair por terra, as pessoas que ficam com "xurumelas" dizendo que Proteina faz mal.

Claro que verdadeiras Overdoses de Proteina, podem sim sobrecarregar Rins e Figado. Mas não estamos falando em Overdoses.

Para pessoas que já possuem problemas Hepaticos ou Renais, o tratamento deve ser diferente; eh claro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba muito bom esse artigo! oque acho engraçado nesse forum é que alguns topicos inuteis como por exemplo "qual suplemento vai me fazer virar o hulk!?" tem tantas views e um topico tão interessante como esse ou como alguns do JOTAEME que são informaçoes valiozas para alcançar os objetivos na academia nem tem tantas views, o pessoal que mais é resposta pronta e não se tem o trabalho de ler :lol: .

Sobre o artigo dizer de altas doses de proteinas temos que lembrar um fator que a rotina de um bodybuilder é bem mais insana que a rotina de uma pessoa que malha pesado, por mais que voce treine forte MESMO a maioria dos BB tem o auxilio de anabols.. que aliado a uma dieta perfeita, exercicios perfeitos, descanso perfeito e suplementação perfeita fazem uma GRANDE diferença.. Não tiro o merito dos BB ao contrario! admiro muito porque é uma dedicação extrema, mas quem ja tem um tempinho de academia sabe ver quando o cara é natural e quando não é.. e me desculpe mas os BB tops nenhum me parece natural. Oque acho importante tambem afirmar sobre a ingestão de proteina é que não adianta voce passar a ingerir 2-3-4g/peso se voce não treina corretamente e se o seu organismo não tem essa elevada demanda de proteina, pode comer 6g de proteina por KG mas se o cara não treina direito vai so ganhar banha, um corpo de uma pessoa que malha na academia ja tem mais necessidades de vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras, proteinas doque uma pessoa sedentaria, agora o corpo de uma pessoa que treina forte tem mais necessidade ainda, isso somente para se manter naquele estado que ja esta, fora o complemento a mais de alimento que é necessario para aumentar a musculatura (balanço positivo na alimentação), e um bodybuilder então.. tem necessidades para se manter com aquele corpo MUITO maior doque nos meros mortais frequentadores de academia que apesar de alguns treinarem bem pesado, tem outras prioridades na vida, e nem sempre da pra se ter um "timing" perfeito para alimentação, descanso, treino e etc, eu por exemplo passo os fds com minha namorada e ai não é sempre que da pra seguir tudo certinho.

So para reforçar isso que eu disso não é para você MESTRE, tenho certeza absoluta dos seus conheçimentos na area que por sinal são muito maiores que os meus, mas so pra frangaiada não chegar lendo pela metade o artigo e ir mandando 6g proteina/peso que não vai adiantar nada, eu no momento estou em fase de cutting mas com epoca de prova na faculdade não estou conseguindo levar tudo perfeito 100%, diria que estou dando 75% e minha dieta constitui basicamente em cortar doces, refrigerantes, alcool totalmente, ja frituras e fast foods como 1x na semana, massas diminui a quantidade de vezes na semana como tambem a quantia em cada vez que como, quantidade de proteinas esta por volta dos 1,5g/kg, e SEMPRE muita agua (4L/dia), com auxilio de suplementação que esta na minha assinatura, ja meus treinos esta sendo musculação 3x/semana e aerobicos de 4-5x/semana sendo 45-60 min/dia, ate agora em exatamente 26 dias apos o começo dessa nova rotina para perder umas gordurinhas consegui perder 3,5kg de gordura mesmo sem diminuição no volume muscular, somente uma diminuição na força porque não me dou bem em dietas hipocaloricas mas ja tava na hora de fazer uma pra não ficar com o BF muito alto (tava com 17,5% + -) e agora devo tar com uns 16%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O texto é muito bom, a foto do doryan em off é insana, esse negocio de excesso de proteina é furada, ainda mais para pessoas que fazem ciclos como bb, assim como pessoas normais que fazem ciclos devem elevar para 3gr ao dia as proteinas e as gorduras boas. É foda o pensamento de que pessoas que utilizam AE's utiliza uma forma mais facil, muito pelo contrario, a pessoa tem que comer muito mais, suplementar muito mais e treinar muito mais, nao é só injetar MALHAR e vou ficar grandão.

Blog legal mostrando bb em off

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

lendo esse tópico, pensei em uma coisa: se 400g diárias de proteína não fazem mal pra um cara de 120kg, então não deve fazer pra uma pessoa de 40kg também, pois a capacidade do fígado de metabolizar as proteínas não depende da massa muscular da pessoa, e sim de outros fatores que não vem ao caso, certo?

Lembrando que estou falando de sobrecarga no fígado/rins somente, sem levar em conta complicações como acúmulo de gordura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o artigo.

O problema é o seguinte, as informações estão aí, quem quizer q use.

Eu sempre afirmei q 3grs de proteína por kg corporal era o ideal, porém no outro forum q participava quase me crussificaram.

Depois q aumentei a dose de 2grs para 3 grs senti uma notável melhora na massa muscular e um aumento de peso, a água ajuda a manter os rins e o figado saudável tmb.

A questão das pessoas usarem anabolizantes ou não (bom como o Mestre falou)... eu não faço uso de anabols, mas onde treino vcs se surpreenderiam com a galera q faz, eles chegam para mim e falam: "to mandando Dura X Hemogenin, só q não está dando resultado", eu falo q não sou o mais indicado para falar sobre isso, mas pergunto e a dieta??? eles sempre vem com dieta de "feijão com arroz" e 1 dose de Whey no pós.. ora pode tomar todas as bombas do mundo, se não se alimentar direito não adianta.

Uso 3grs de proteína por Kg a mais de 3 anos e nunca tive problemas com o fígado ou rins depois q comecei a usar, isso q minha família tem propenção a cálculos renais, eu mesmo já tive antes de começar a treinar.

Uma coisa q achei interessante, isso baseado em experiência própria, foi q para mim com relação a malto X dextrose, no pós treino, usava 1grs por Kg, porém decidi baixar para 1/2gr Kg e não notei diferença em termos de recuperação ou ganho de massa, desde então estou usando essa medida e está tudo ok. Porém essa é uma experiência minha q achei interessante passar, não q seja importante, pois o R$ da malto é barato e tals.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que estou falando de sobrecarga no fígado/rins somente, sem levar em conta complicações como acúmulo de gordura.

Concordo plenamente, pois se formos falar que Proteina faz mal, pois a longo prazo altas doses irão ajudar no acumulo de gordura, dentro desse mesmo contexto então, o Carboidrato tbm faz mal. hehehe :P

abracos mano. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...