Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Excesso de proteínas - whey+malto pós-treino - DORYAN YATES


Mestre

Post Destacado

Li o artigo todo e pessoalmente acho mto furada qqr comparacao de pessoas "normais" com BBs. O proprio Arnold chegava a passar horas na academia, as vezes 2x por dia (manha e tarde), o q pra qqr pessoa q nao tenha uma genetica insana levaria a um colapso. Indo alem, mtos BBs sao patrocinados por grandes empresas de suplementos, quem me garante q o kra chegar e dizer q tomar 4 shakes por dia nao eh marketing? Ou alguem aqui acha msm q o Neymar joga bola pq usa a chuteira coloridinha da Nike? Repare q em tempos mais da metade de toda proteina dele, de acordo com ele, era por shakes proteicos no lugar de comida solida.

Mas e qdo se trata de pessoas medianas, testes comparativos usando grupo de controle e varios individuos e nao apenas um sujeito q eh literalmente nascido para ganhar musculos, sinto mto mas acho q nao podemos dizer q soh pq "O" Dorian Yates faz isso q da certo pra tds, quem aqui conhece a historia do Mike Mentzer sabe q ele falava q a ingestao de proteinas no mundo BB era superestimada. No mais, achei interessante a parte de como ele trata as proteinas isoladas x proteinas de lenta absorcao, mas de resto eu na levaria em conta mta coisa, ainda acho BBs e suas rotinas pessimas para nos meros mortais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sou "relativamente" novo no assunto, mas me chamam atenção alguns pontos que são tratados...

1- Exemplos como eu tomo/uso isso e nunca tive nada, não prova absolutamente nada, é igual aqueles senhores que dizem minnha avó fumou até os 85 anos e nunca teve nada, mas se sabe que cigarro pode causar cancer..as pesquisas médicas hoje em dia, pelos menos as respeitadas são dentro do conceito "medicina baseada em evidência" que são testes em milhares de pacientes, como o menor "fator diferencial" possivel, com um controle dentro de um padrão de qualidade...para que não aconteçam "erros" por situações/rotinas que não são consideradas (levadas em conta)...então nada dito assim: eu faço e nunca tive problema...isso nunca foi/nem vai ser prova.

2- Ninguem ta dizendo que só os anabolizantes fizeram o cara ficar grande, mas que do jeito que é posta a informação de que a grande quantidade de proteína "levou" ele a um nível superior, sabendo que com certeza ele ultilizou outras "fontes" de crescimento muscular... (sem desmerecer o treino/dedicação/tempo envolvido na sua carreira).

3- E essa propaganda também é um fato bem interessante a ser ponderado...

um prazer agora fazer parte do forum..

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou "relativamente" novo no assunto, mas me chamam atenção alguns pontos que são tratados...

1- Exemplos como eu tomo/uso isso e nunca tive nada, não prova absolutamente nada, é igual aqueles senhores que dizem minnha avó fumou até os 85 anos e nunca teve nada, mas se sabe que cigarro pode causar cancer..as pesquisas médicas hoje em dia, pelos menos as respeitadas são dentro do conceito "medicina baseada em evidência" que são testes em milhares de pacientes, como o menor "fator diferencial" possivel, com um controle dentro de um padrão de qualidade...para que não aconteçam "erros" por situações/rotinas que não são consideradas (levadas em conta)...então nada dito assim: eu faço e nunca tive problema...isso nunca foi/nem vai ser prova.

2- Ninguem ta dizendo que só os anabolizantes fizeram o cara ficar grande, mas que do jeito que é posta a informação de que a grande quantidade de proteína "levou" ele a um nível superior, sabendo que com certeza ele ultilizou outras "fontes" de crescimento muscular... (sem desmerecer o treino/dedicação/tempo envolvido na sua carreira).

3- E essa propaganda também é um fato bem interessante a ser ponderado...

um prazer agora fazer parte do forum..

abraço

Como o outro colega acima já disse:

Mas e qdo se trata de pessoas medianas, testes comparativos usando grupo de controle e varios individuos e nao apenas um sujeito q eh literalmente nascido para ganhar musculos.

Nossa ciência eh desprovida de estudos desses a longo prazo, e feitos dentro das normas de pesquisa, e usando um grupo de individuos. Eu pelo menos nunca ví.

Não acho que eh só ingetar Proteina que a pessoa cresce, pois como sempre digo, crescimento muscular eh uma união de vários fatores.

Já o cigarro são inúmeros casos documentados de problemas causados.

No caso da Proteina, discutimos a sobrecarga sobre Rins e Figado.

Eu citei isso de forma basica em outro topico, e um usuário chamado "fuckinfreak", por não entender da Fisiologia do corpo humano, coisa que claro não eh obrigação dele saber isso a risca, criou caso até de mais. Então vou explicar de forma mais detalhada a ideia.

Ao fazer um exame chamado hepatograma, várias são as coisas medidas no sangue de uma pessoa:

- AST(aspartato aminotransferase) ou TGO(transaminase glutâmica oxalacética)

- ALT(alanina aminotransferase) ou TGP(transaminase glutâmica pirúvica)

- Fosfatase alcalina

- GGT ou Gama GT(Gama glutamil transpeptidase)

- Bilirrubinas

Esses são indicadores da função Hepatica, através deles eh possível se determinar se existe algo errado ou não com o Figado de uma pessoa. Que são basicamente os pedidos pelo Medico em um exame de sangue, para se medir a função hepatica.

Depois claro de se diagnosticar uma sobrecarga Hepatica, existem outros testes bioquimicos denominados Marcadores do Figado, que podem dizer se a origem do problema eh por exemplo uma Hepatite A ou C no caso.

No caso dos Rins, a substancia medida pelo exame de sangue, eh a nossa conhecida Creatinina, que eh uma substancia derivada do processo muscular da Creatina no corpo de uma pessoa. Portanto todos temos Creatinina no corpo, que eh excretada por vias renais. Quando a quantidade de Creatinina no sangue se eleva, isso pode ser um indicio de disfunção ou sobrecarga Renal.

Como já dito acima, a ciência eh desprovida de estudos a longo prazo, no que diz respeito a problemas causados pela Proteina em doses tidas como altas por longos períodos. Eu me dou ao luxo, de tempos em tempos fazer exames e ver como andam meus indicadores da função Renal e Hepática. E nunca tive problemas com isso.

Nos meus anos dentro do mundo dos treinos, já vi colegas tbm com a mesma narrativa e rotina de exames meus, e nunca ter tido problemas.

Tbm nunca vi um caso documentado pela ciência medica, que tenha evidenciado uma pessoa que teve problemas Renais ou Hepaticos, que tenha sido causado por sobrecarga de Proteina.

Existem sim, pessoas documentadas pela ciencia, que possuem problemas Hepaticos ou Renais, mas visto a grande quantidade de coisas que pode causar problemas renais e hepaticos, eh prematuro dizer que isso foi causado apenas pela ingestão de doses altas de Proteinas.

Vamos pegar um BB por exemplo.

O Cara depois de um tempo, na sua aposentadoria, vem a ter problemas hepáticos.

Neste caso eh Impossível dizer que foi por causa da Proteína, visto a grande quantidade de 17aa que o cara ingeriu(como Oximetolona por exemplo), ao longo da vida.

No caso do Doryan Yates, nada se registra a respeito disso, apesar que devemos sim, como vcs apontaram acima, considerar o fato do Marketing sobre o Atleta.

abracos colegas, e grato pela contribuição. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o outro colega acima já disse:

Nossa ciência eh desprovida de estudos desses a longo prazo, e feitos dentro das normas de pesquisa, e usando um grupo de individuos. Eu pelo menos nunca ví.

Não acho que eh só ingetar Proteina que a pessoa cresce, pois como sempre digo, crescimento muscular eh uma união de vários fatores.

Já o cigarro são inúmeros casos documentados de problemas causados.

No caso da Proteina, discutimos a sobrecarga sobre Rins e Figado.

Eu citei isso de forma basica em outro topico, e um usuário chamado "fuckinfreak", por não entender da Fisiologia do corpo humano, coisa que claro não eh obrigação dele saber isso a risca, criou caso até de mais. Então vou explicar de forma mais detalhada a ideia.

Ao fazer um exame chamado hepatograma, várias são as coisas medidas no sangue de uma pessoa:

- AST(aspartato aminotransferase) ou TGO(transaminase glutâmica oxalacética)

- ALT(alanina aminotransferase) ou TGP(transaminase glutâmica pirúvica)

- Fosfatase alcalina

- GGT ou Gama GT(Gama glutamil transpeptidase)

- Bilirrubinas

Esses são indicadores da função Hepatica, através deles eh possível se determinar se existe algo errado ou não com o Figado de uma pessoa. Que são basicamente os pedidos pelo Medico em um exame de sangue, para se medir a função hepatica.

Depois claro de se diagnosticar uma sobrecarga Hepatica, existem outros testes bioquimicos denominados Marcadores do Figado, que podem dizer se a origem do problema eh por exemplo uma Hepatite A ou C no caso.

No caso dos Rins, a substancia medida pelo exame de sangue, eh a nossa conhecida Creatinina, que eh uma substancia derivada do processo muscular da Creatina no corpo de uma pessoa. Portanto todos temos Creatinina no corpo, que eh excretada por vias renais. Quando a quantidade de Creatinina no sangue se eleva, isso pode ser um indicio de disfunção ou sobrecarga Renal.

Como já dito acima, a ciência eh desprovida de estudos a longo prazo, no que diz respeito a problemas causados pela Proteina em doses tidas como altas por longos períodos. Eu me dou ao luxo, de tempos em tempos fazer exames e ver como andam meus indicadores da função Renal e Hepática. E nunca tive problemas com isso.

Nos meus anos dentro do mundo dos treinos, já vi colegas tbm com a mesma narrativa e rotina de exames meus, e nunca ter tido problemas.

Tbm nunca vi um caso documentado pela ciência medica, que tenha evidenciado uma pessoa que teve problemas Renais ou Hepaticos, que tenha sido causado por sobrecarga de Proteina.

Existem sim, pessoas documentadas pela ciencia, que possuem problemas Hepaticos ou Renais, mas visto a grande quantidade de coisas que pode causar problemas renais e hepaticos, eh prematuro dizer que isso foi causado apenas pela ingestão de doses altas de Proteinas.

Vamos pegar um BB por exemplo.

O Cara depois de um tempo, na sua aposentadoria, vem a ter problemas hepáticos.

Neste caso eh Impossível dizer que foi por causa da Proteína, visto a grande quantidade de 17aa que o cara ingeriu(como Oximetolona por exemplo), ao longo da vida.

No caso do Doryan Yates, nada se registra a respeito disso, apesar que devemos sim, como vcs apontaram acima, considerar o fato do Marketing sobre o Atleta.

abracos colegas, e grato pela contribuição. :wink:

Abaixo, tem um artigo legal, postado por um outro usuário, em outra seção do forum

A meu ver esse assunto deveria estar sendo discutido na área de nutrição ou suplementação. Também corroboro com a opinião de que a discussão está sendo bastante elucidativa.

Embora não seja um profissional do ramo da nutrição esportiva, creio que existem razões para enriquecermos as proteínas com aminoácidos.

Contudo, concordo que, em princípio, se consumirmos proteínas o suficiente, a adição de aminoácidos pode parecer supérflua. No entanto, um número cada vez maior de pesquisas indica que existem razões pelas quais a potência anabólica das proteínas é aumentada pelos aminoácidos. Essa melhoria é explicada por um mecanismo duplo:

- A assimilação dos aminoácidos é mais rápida quando comparada ao tempo utilizado entre a digestão das proteínas e sua posterior absorção. Ao consumi-los concomitantemente não há "competição" durante o processo.

- A adição de aminoácidos representa um meio de enriquecer proteínas com BCAAs, particularmente com leucina, uma vez que, quanto mais avançarmos na idade, mais temos necessidade de leucina para obter uma reação anabólica similar à de um homem jovem. A sensibilidade do músculo à ação anabólica das proteínas diminui com a idade. Uma superconcentraç + 33ão de leucina pode compensar essa insensibilidade.

Estudos demonstram que em homens ativos que consomem habitualmente 70g de proteínas em 3 refeições, uma suplementação de aminoácidos essencias (15g) entre essas refeições aumenta a velocidade de síntese de proteínas musculares em 25% durante 24hs. Logo, existe uma margem para aumentar o anabolismo elevando-se o consumo de aminoácidos. Os efeitos anabólicos dos aminoácidos associam-se aos das proteínas. Contudo, uma observação desses estudos é o fato de que quanto maior for a base de proteínas, maior o risco de que a ação dos aminoácidos se torne secundária.

Também chegou-se a conclusão de que o reforço de proteínas com leucina imediatamente após um esforço tem vantagens.

Após uma sessão de musculação, homens não treinados receberam 3 bebidas "anabólicas" diferentes. O consumo foi fracionado em pequenas doses ingeridas a cada 30 min. durante 6 horas. Essas bebidas continham:

a) 50 g de CHO.

:P 50 g de CHO + 33 g de whey protein.

c) 50 g de CHO + 33 g de whey protein + 16 g de leucina.

Em comparação aos CHO, adição de whey protein permite aumentar a resposta anabólica em 34%. A ingestão concomitante de CHO, whey e leucina gera um anabolismo superior a 55%.

No que diz respeito ao catabolismo, ele foi reduzido à metade com a adição de whey protein aos CHO em comparação a estes sozinhos. O enriquecimento com leucina permite reduzi-lo em 62%. Os indívíduos que ingeriram glicídios permaneceram na fase de catabolismo durante as seis horas de recuperação. A adição de whey protein permitiu direcionar os usuários para um "ambiente" de anabolismo. Esse efeito acentuou-se ainda mais quando a leucina foi adicionada ao whey protein.

Esclarece que o whey protein, que já fornece 10% de leucina, não contém uma quantidade suficiente deste aminoácido para garantir a recuperação ideal do atleta.

Os pesquisadores que realizaram os estudos observaram uma forte correlação entre a resposta anabólica pós-esforço e o nível de leucina: quanto maior for esta, mais forte é a resposta anabólica.

A adição de leucina ou de BCAAs às proteínas constitui cada vez mais um procedimento padrão nas pesquisas científicas.

Em um outro estudo específico para jovens num programa de musculação para membros inferiores, demonstrou-se que a força e a massa aumentaram em virtude da combinação de whey protein e leucina, mas não com o uso de placebo. Essa observação enfatiza que o whey protein enriquecido com leucina permite um anabolismo generalizado bem mais profundo.

Em relação especificamente ao consumo de proteínas, concordo que a prática de uma atividade esportiva aumenta as necessidades de proteínas. Todavia, as pesquisas nessa área sugerem cada vez mais que, ultrapassado um determinado limite, o excesso de proteínas pode retardar a progressão.

Sabe-se que a capacidade de anabolismo muscular tem um limite biológico. Se, por um lado, as proteínas a favorecem, também fazem surgir um limiar além do qual nossas faculdades de retenção se tornam inoperantes.

Com uma quantidade superior a 2,4g/kg de peso corporal, a resposta anabólica atinge seu limite, enquanto a velocidade de degradação dos aminoácidos ingeridos aumenta de maneira considerável.

Em homens jovens que praticam musculação, o ganho de massa muscular e de força ao longo de 8 semanas é mais significativo nos indíviduos que consomem mais CHO e não muita proteína.

Se o principal efeito secundário do excesso de proteínas é a diminuição da velocidade de progressão, as proteínas também podem ser fonte de outros problemas.

Quando o consumo de proteínas aumenta, e se paralelamente o consumo de CHO diminui ou se estabelece em um nível baixo, o corpo pode produzir quantidades consideráveis de ácido. Esse excesso de ácido modifica o equilíbrio acidobásico do sangue, o que pode levar a uma perda de massa muscular e óssea e, além disso, a uma baixa do desempenho. Um "ambiente ácido" impede também a perda de gordura.

Por sua vez, ainda não foi provada a ocorrência de efeito deletério das proteínas sobre os rins em atletas. Essa crença decorre sobretudo dos antigo regimes ricos em proteínas associados a uma ingestão de água severamente limitada durante longos períodos. De modo geral, quanto maior for o consumo de proteínas, maior deve ser o consumo de água.

Assim, a primeira conclusão que se deve tirar é que o primordial é alimentar-se adequadamente e o mais rapidamente possível após um esforço.

Se bem que, se o treinamento for de curta duração (menos de 45 min.), será mais vantajoso ingerir as proteínas antes do esforço. Ao final do treinamento, elas já estarão no sangue para garantir uma estimulação anabólica imediata. As pesquisas mostram que, nesse caso, a eficácia anabólica é 80% superior quando a ingestão de proteínas é realizada antes e não após a sessão de musculação.

Após uma sessão de musculação, o fato de ingerir uma solução energética que forneça 1,5 g/kg de CHO multiplica por dez a velocidade de síntese de glicogênio muscular em comparação com a simples ingestão de água.

Contudo, veja que as necessidades dos atletas de força não são as mesmas que as dos atletas de endurance. Se aqueles devem privilegiar as proteínas, estes devem enfatizar o CHO.

Fonte de pesquisa:

Delavier, Frèdéric et all. Guia de suplementos alimentares para atletas. Barueri,SP: Manole, 2009.

Treinar, comer e dormir: SEMPRE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre com relacao a Leucina jah vi estudos e eles chegam a ser inconclusivos para atletas jovens, os estudos se mostraram positivos em individuos de idade avancada, mas realmente eu nao julgo a Leucina pelo seu efeito, pode ateh ser q funcione e se aparecesse uma Leucina a preco adequado eu ateh daria uma tentativa, pra ser mais sincero boto mais feh na Leucina q nos BCAA principalmente na qtdade ingerida.

Mas voltado ao assunto do topico, mestre eu nao entrei no merito dos efeitos negativos de uma ingestao alta de proteinas em longo prazo, com relacao a isso eu nunca li nd msm, o q eu discuto eh a real necessidade de doses consideradas altissimas de proteina em individuos medianos, sem uso de anabolizantes. Por exemplo, o Dorian cita um estudo real feito q indica q uma pessoa em media nao absorve mais q algo em torno de 15g de proteina (isso no trato intestinal) por hora, a questao aqui eh justamente o em media, na estatistica vai ter os monstros q tem genetica diferenciada, pra mais ou pra menos.

Mas mestre, nesse esporte q nos praticamos o q eu realmente acho q vale a pena eh experimentar e nao ter medo, do msm jeito q o Dorian comecou a fazer experiencias com outros tipos de proteinas e deu certo, podia nao ter dado, mas ele foi e quebrou paradigmas. Mtos aqui relutam na ideia de um shake proteico pre-treino, apesar de inumeros estudos e artigos serios mostrarem q vc consegue uma respota anabolica de quase 2x maior q no pos-treino, e olha q o uso do shake pre-treino nao exclui o uso do shake pos-treino, alias, a minha melhor epoca (q pretendo retomar esse estilo) eu tomava 20g de whey 20min antes do treino 30g no shake pos treino com dextrose e 40 min dps do pos treino outro shake de 15g whey 15g caseina e malto. Ai vc me pergunta, funciona? Mtos estudos apontavam q sim, e principalmente, pra mim dava certo.

No mais, eu jah vi nego vendendo Leucina bulk, sera q presta? Alguem jah usou Leucina e teve bom efeito?~

MESTRE, chamo a atencao desse mesmo artigo citado por vc a esse paragrafo:

Sabe-se que a capacidade de anabolismo muscular tem um limite biológico. Se, por um lado, as proteínas a favorecem, também fazem surgir um limiar além do qual nossas faculdades de retenção se tornam inoperantes.

Com uma quantidade superior a 2,4g/kg de peso corporal, a resposta anabólica atinge seu limite, enquanto a velocidade de degradação dos aminoácidos ingeridos aumenta de maneira considerável.

Em homens jovens que praticam musculação, o ganho de massa muscular e de força ao longo de 8 semanas é mais significativo nos indíviduos que consomem mais CHO e não muita proteína.

Se o principal efeito secundário do excesso de proteínas é a diminuição da velocidade de progressão, as proteínas também podem ser fonte de outros problemas.

Quando o consumo de proteínas aumenta, e se paralelamente o consumo de CHO diminui ou se estabelece em um nível baixo, o corpo pode produzir quantidades consideráveis de ácido. Esse excesso de ácido modifica o equilíbrio acidobásico do sangue, o que pode levar a uma perda de massa muscular e óssea e, além disso, a uma baixa do desempenho. Um "ambiente ácido" impede também a perda de gordura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre com relacao a Leucina jah vi estudos e eles chegam a ser inconclusivos para atletas jovens, os estudos se mostraram positivos em individuos de idade avancada, mas realmente eu nao julgo a Leucina pelo seu efeito, pode ateh ser q funcione e se aparecesse uma Leucina a preco adequado eu ateh daria uma tentativa, pra ser mais sincero boto mais feh na Leucina q nos BCAA principalmente na qtdade ingerida.

Tbm tenho a curiosidade de experimentar a Leucina de forma isolada, mas o problema eh onde consegui-la com preço adequado mesmo.

Mas voltado ao assunto do topico, mestre eu nao entrei no merito dos efeitos negativos de uma ingestao alta de proteinas em longo prazo, com relacao a isso eu nunca li nd msm, o q eu discuto eh a real necessidade de doses consideradas altissimas de proteina em individuos medianos, sem uso de anabolizantes. Por exemplo, o Dorian cita um estudo real feito q indica q uma pessoa em media nao absorve mais q algo em torno de 15g de proteina (isso no trato intestinal) por hora, a questao aqui eh justamente o em media, na estatistica vai ter os monstros q tem genetica diferenciada, pra mais ou pra menos.

Mas mestre, nesse esporte q nos praticamos o q eu realmente acho q vale a pena eh experimentar e nao ter medo, do msm jeito q o Dorian comecou a fazer experiencias com outros tipos de proteinas e deu certo, podia nao ter dado, mas ele foi e quebrou paradigmas.

Entendo a sua colocação com relação a não ter entrado no merito da Proteina ser prejudicial a longo prazo. E não existe mesmo comprovação cientifica de que doses altíssimas de Proteina em pessoas normais, iriam causar uma maior Sintese Proteica. Pois talvez mesmo, o balanço nitrogenado positivo, só seja visível com um aporte maior de Proteina, se a pessoa tiver junto a isso, uma substancia anabolizante que tbm venha a garantir um maior balanço nitrogenado.

Mtos aqui relutam na ideia de um shake proteico pre-treino, apesar de inumeros estudos e artigos serios mostrarem q vc consegue uma respota anabolica de quase 2x maior q no pos-treino, e olha q o uso do shake pre-treino nao exclui o uso do shake pos-treino, alias, a minha melhor epoca (q pretendo retomar esse estilo) eu tomava 20g de whey 20min antes do treino 30g no shake pos treino com dextrose e 40 min dps do pos treino outro shake de 15g whey 15g caseina e malto. Ai vc me pergunta, funciona? Mtos estudos apontavam q sim, e principalmente, pra mim dava certo.

Eu sou um dos que não acredito muito na ingestão de um Shake Proteico pré treino, eu acho que para mim, funciona melhor se eu tiver feito uma boa refeição com carbos de baixo IG aliados a alimentos Proteicos tbm, com cerca de 2 horas antes do Treino.

Mas devemos lembrar, que apesar da Fisiologia do corpo de cada um ser a mesma, existem diferenças genéticas entre as pessoas, que fazem algumas dessas praticas se individualizar, funcionando mais adequadamente para um dos que para outros.

MESTRE, chamo a atencao desse mesmo artigo citado por vc a esse paragrafo:

Sabe-se que a capacidade de anabolismo muscular tem um limite biológico. Se, por um lado, as proteínas a favorecem, também fazem surgir um limiar além do qual nossas faculdades de retenção se tornam inoperantes.

Com uma quantidade superior a 2,4g/kg de peso corporal, a resposta anabólica atinge seu limite, enquanto a velocidade de degradação dos aminoácidos ingeridos aumenta de maneira considerável.

Em homens jovens que praticam musculação, o ganho de massa muscular e de força ao longo de 8 semanas é mais significativo nos indíviduos que consomem mais CHO e não muita proteína.

Se o principal efeito secundário do excesso de proteínas é a diminuição da velocidade de progressão, as proteínas também podem ser fonte de outros problemas.

Quando o consumo de proteínas aumenta, e se paralelamente o consumo de CHO diminui ou se estabelece em um nível baixo, o corpo pode produzir quantidades consideráveis de ácido. Esse excesso de ácido modifica o equilíbrio acidobásico do sangue, o que pode levar a uma perda de massa muscular e óssea e, além disso, a uma baixa do desempenho. Um "ambiente ácido" impede também a perda de gordura.

Isso recai naquele ponto que vc tinha colocado acima. Dentro da resposta normal de sintese proteica, sem a adição de nenhuma substancia anabolizante que venha a melhorar o desempenho do balanço nitrogenado, talvez 2,4g por Kg de proteina, seja mesmo um limite.

abracos amigo. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, soh quero colocar nesse ultimo post q eh sempre um prazer manter uma discussao educada e de bom nivel, eh bom saber q pelo menos 1 em cada 2000 posts de "qual o melhor whey" ou "mega pack presta?", realmente levem a um algo a mais.

E de novo mestre, negocio eh manter a mente aberta kra,eu msm, um dia vo tenta um treino diferentao, tipo um GVT ou HST da vida.

Abcos e espero q aqueles desavisados q entrem nesse post entupido de coisa pra ler, tenha pacienci e leia pq vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, soh quero colocar nesse ultimo post q eh sempre um prazer manter uma discussao educada e de bom nivel, eh bom saber q pelo menos 1 em cada 2000 posts de "qual o melhor whey" ou "mega pack presta?", realmente levem a um algo a mais.

E de novo mestre, negocio eh manter a mente aberta kra,eu msm, um dia vo tenta um treino diferentao, tipo um GVT ou HST da vida.

Abcos e espero q aqueles desavisados q entrem nesse post entupido de coisa pra ler, tenha pacienci e leia pq vale a pena.

Eu eh que agradeço, e fico feliz de termos discussões assim em nivel tão bom.

Sua presença no forum eh muito grata. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...