Pular para o conteúdo

Estradiol por Eletroquimioluminescência x Spectrometria

Respostas em Destaque

• slainrush
  • Membro
  •  0
  • 9 posts

Bom dia.

Estou com uma dúvida em relação a um resultado meu de Estradiol.

Estou na 6a semana (5o ciclo) de um ciclo de Test E 500 mg/semana e Tren A 100 mg EOD and Anastrozol 1 mg EOD. Na 4a semana, 72h após a injeção de testosterona dosei o estradiol sérico e na época estava com 0,25 mg Anastrozol EOD, e deu 217 o estradiol. Achei muito alto e não estava com sintomas importantes de E2 elevado, além de já estar usando IA para uma dose pequena de testosterona. Fui ler algo a respeito e vi que para homens ou mulher pós menopausadas, o exame sérico padrão de estradiol (eletroquimioluminescencia) dá muita variedade de resultado, sendo indicado nessa população Estradiol sensitivo (por espectometria de massa).

https://www.labcorp.com/test-menu/24871/estradiol-sensitive-lc-ms

Vocês acompanham seus exames de E2 com o exame normal ou fazem por esse outro método, estou muito na dúvida porque 217 de E2 usando IA e quase sem sintoma de E2 alto perdi a referência de como acompanhar meus níveis de estradiol.

Alguém sabe algo a respeito?

Muito obrigado!

• Respostas 9
  • Visualizações 1,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• o valor esta totalmente normal... se vc considerar 840ng testosterona e teto E2 47ng. se a testosterona esta nesse valor bate com o ratio.

• qual seu bf ? e2 acompanha seu nível de testosterona. dependendo do nível 217 pode sim ser um nível normal.

• proporção é algo como exemplifica no exame 847ng testosterona/47ng estradiol= 1/ 20  o numero de 2000ng espanta, mas sua testosterona esta alta... e vc não sente sintomas de estrogênio alto.

• Autor

Obrigado pela resposta. 15%. Será que na época já com 0,25 EOD Anastrozol e só 500 mg test E / semana daria tão alto? Alguém já teve uma experiência de dar um valor tão alto assim de Estradiol? Acabou que o resultado do exame me complicou mais que ajudou... Mesmo assim eu aumentei pra 1 mg EOD o Anastrozol, repeti o exame hoje (sai amanhã o resultado). O Anastrozol é genérico da Eurofarma.

2 horas atrás, slainrush disse:

Obrigado pela resposta!

Mesmo na época com 0,25 mg Anastrozol EOD? Vamos ver esse exame de amava o resultado, nesse já estava com 1 mg EOD Anastrozol.

Como você calculou o ratio T:E ?

proporção é algo como exemplifica no exame

847ng testosterona/47ng estradiol= 1/ 20 

o numero de 2000ng espanta, mas sua testosterona esta alta... e vc não sente sintomas de estrogênio alto.

mas de qualquer maneira, se acha necessário pode baixar mais um pouco esse E2.

Anastro 0,25mg 4x semana é o que uso.

• Autor

Boa tarde.

Chegou o resultado do novo Estradiol após eu aumentar o Anastrozol de 0,25 mg EOD para 1 mg EOD. De 217 caiu para 167. Falei com o laboratório e eles realmente não dosam estradiol por espectrometria. 

Acho que realmente deve ser um valor supetestimado porque estou usando Tren A.

Antes de terminar meu ciclo vou parar a trenbolona Ace por uma semana e dosar meu E2 somente com o enantato de testosterona pra ver meu E2...

Obrigado gente!

• 7 anos depois...

@slainrush, você chegou sozinho na conclusão certa no último post, e ela merece confirmação — além de um argumento a mais que você tinha na mão e não usou.

Primeiro, a sua desconfiança inicial procede. O ensaio de estradiol por eletroquimioluminescência foi desenhado e validado para a faixa de concentração da mulher em idade fértil, onde os valores são altos. Na faixa baixa, que é a do homem, ele perde exatidão e tende a superestimar. Estudos comparando imunoensaio com LC-MS/MS na mesma amostra encontram correlação apenas fraca a moderada em homens adultos, e viés positivo descrito em faixas amplas, chegando a valores bem altos de superestimação.

A causa é o próprio princípio do método. O imunoensaio reconhece por forma molecular, e por isso reage de forma cruzada com compostos estruturalmente parecidos — o que inclui explicitamente esteroides anabolizantes e seus metabólitos. A espectrometria de massas separa por massa e não tem esse problema. É exatamente por isso que existe o exame chamado estradiol sensível ou ultrassensível, que mede com confiabilidade em faixas baixas.

Ou seja: a sua hipótese de que a trembolona pode estar inflando o número tem base mecanística. E o teste que você propôs — suspender o acetato por uma semana e redosar só com o enantato — é o desenho certo para responder. Manda o resultado, porque quem cair nesse tópico depois vai precisar dele.

Agora o argumento que estava na sua frente e passou despercebido, e que para mim é mais forte que a teoria toda.

Você quadruplicou o anastrozol: de 0,25 mg em dias alternados para 1 mg em dias alternados. O estradiol caiu de 217 para 167 — cerca de 23%.

Isso é uma resposta muito pequena para um aumento de quatro vezes na dose de um inibidor de aromatase potente. Se aqueles 217 fossem estradiol de verdade, o anastrozol nessa dose teria derrubado o número de forma bem mais agressiva. O fato de a maior parte do valor não responder ao bloqueio da aromatase é justamente o que se espera de sinal que não vem de estradiol — vem de reatividade cruzada. É um experimento que você fez sem perceber que estava fazendo, e o resultado dele aponta na mesma direção da sua hipótese.

Isso tem uma consequência prática imediata, e é o motivo de eu insistir no ponto: você aumentou a dose de anastrozol em quatro vezes por causa de um número que provavelmente não era real. Anastrozol em excesso não é inócuo. Estradiol baixo demais no homem produz perda de libido, disfunção erétil, articulações doloridas, humor ruim — e, no prazo longo, perda de densidade mineral óssea. O mais perverso é que vários desses sintomas são iguais aos de estradiol alto, então quem se guia pelo sintoma acaba subindo ainda mais o IA.

Sobre a conta de proporção que o @davidevh trouxe: ela é um raciocínio razoável para dar contexto, e no seu caso ele acertou ao dizer que o valor não é absurdo em relação à sua testosterona. Mas vale registrar a limitação, porque essa conta circula muito no fórum. Não existe razão testosterona/estradiol validada clinicamente como alvo terapêutico. O receptor de estrogênio no tecido responde à concentração absoluta de estradiol que chega nele, não a uma divisão. A proporção serve para você não entrar em pânico com um número isolado. Não serve para definir dose de inibidor.

E uma observação sobre outro número do seu painel, que ninguém comentou: testosterona total em 5390 ng/dL. Isso é da ordem de seis a sete vezes o limite superior de referência. Seja qual for a leitura do estradiol, esse valor é o que mais pesa no seu perfil de risco — hematócrito, perfil lipídico, pressão arterial e sobrecarga cardíaca respondem à testosterona, não ao estradiol. Se você faz o esforço de investigar a precisão analítica do E2 a esse nível de detalhe, vale aplicar o mesmo rigor ao hemograma completo, ao lipidograma, à pressão e à função renal.

Resumo do que eu faria no seu lugar:

Dosar E2 sempre pelo mesmo método e no mesmo laboratório, porque a comparação entre dosagens diferentes não vale nada. Buscar laboratório que ofereça estradiol por espectrometria — no Brasil existem, embora nem todos os grandes ofereçam. Enquanto não tiver acesso a ele, tratar o valor do imunoensaio como tendência, não como número, e dar mais peso à clínica do que ao laudo. E não subir anastrozol sem sintoma correspondente: o risco de bater no chão é maior que o de ficar um pouco acima.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.