Pular para o conteúdo

Ainda estou muito gordo pra ciclar?

Respostas em Destaque

Boa noite, treino há 2 anos (quase 3), nesse meio-tempo saí de uma obesidade, praticamente de grau 3 (114 kg, 175 cm) e atualmente estou com 82 kg, (mesma altura, obviamente), com um bf de 22%. Embora meu objetivo inicial fosse sair da obesidade, eu sempre treinei focado em hipertrofia, além de uma alimentação regrada a base de proteínas, mas atualmente vejo que não consigo mais “melhorar” meu desempenho na academia como eu conseguia inicialmente, me sinto estagnado, o mesmo em relação ao meu físico, sinto que não importa o quanto eu siga a dieta e faça cardio, eu não consigo ficar mais definido. Por esse motivo, comecei em pensar na possibilidade de realizar meu primeiro ciclo, é claro, ainda sou leigo no assunto e pretendo pesquisar e estudar mais (vi um tópico a respeito de um rapaz com bf alto querendo ciclar, e sobre o risco de aromatização), mas gostaria de saber o que vocês avaliam a respeito de minha situação, dá pra pensar em ciclo no meu estado? 

• 3 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 352
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Seu tópico ficou sem nenhuma resposta e é dos melhores escritos que apareceram por aqui, então vamos com calma, porque a resposta curta seria injusta com o que você já fez.

Antes da parte do ciclo, o que interessa mais. Você saiu de cento e quatorze para oitenta e dois quilos e chegou aos vinte e dois por cento treinando para hipertrofia o tempo todo. Isso significa que boa parte da massa que você tem hoje é sua, foi construída no processo, e é bem mais do que a maioria consegue preservar numa perda desse tamanho. Você está com uns dezoito quilos de gordura e uns sessenta e quatro de massa magra, e essa segunda parte é um baita ponto de partida.

Agora a estagnação, que é o que realmente te trouxe até aqui. A explicação mais provável não tem nada a ver com hormônio, tem a ver com aritmética. Um corpo de oitenta e dois quilos gasta bem menos que um de cento e quatorze, para tudo, desde o cardio até o simples fato de andar pela casa. O que era déficit quando você começou virou manutenção agora, sem você mudar nada. É por isso que a mesma dieta que funcionava parou de funcionar, e é por isso que a sensação é de que nada mais adianta.

Junto disso tem a parte do desempenho. Quem passa dois ou três anos comendo abaixo do gasto para de progredir na academia, e isso é esperado, não é fracasso. Você mencionou dieta à base de proteínas, e se isso significa carboidrato baixo por muito tempo, é praticamente garantido que o seu treino esteja pior por falta de combustível, não por falta de hormônio.

O que eu faria antes de pensar em qualquer ciclo é uma fase de manutenção, de umas seis a oito semanas, comendo na altura do gasto atual e recalculado, com carboidrato de volta, sem cardio extra, focando em subir carga no treino. Parece contraintuitivo comer mais para depois secar, mas é o que costuma destravar as duas coisas ao mesmo tempo, o desempenho volta e a gordura volta a responder quando você retomar o déficit. Depois disso, um déficit menor e mais paciente, com a proteína alta que você já faz.

Vale também considerar que nem tudo o que você vê no espelho é gordura. Trinta e dois quilos perdidos deixam pele sobrando, principalmente na barriga, e ela demora bastante para acompanhar. Isso engana muito na hora de avaliar se a dieta está funcionando.

Sobre a pergunta do ciclo em si, você já intuiu certo. Vinte e dois por cento é alto, e o motivo não é só a aromatização que você leu. É que o tecido de gordura converte parte da testosterona em estradiol, então quanto mais gordura, mais dessa conversão, com mais retenção e mais risco de ginecomastia. Fora isso, pressão e colesterol costumam estar piores em quem tem mais gordura, e são justamente as duas coisas que o ciclo piora. E tem o detalhe prático, com essa camada de gordura por cima, boa parte do que você ganhasse não apareceria, e você acabaria frustrado com um resultado que existe mas não se vê.

Chegando aos doze ou quinze por cento, três coisas mudam ao mesmo tempo. O shape aparece de verdade, e é bem possível que você olhe no espelho e nem queira mais ciclar. Os exames ficam melhores, o que torna a decisão mais segura se você ainda quiser. E o resultado, se você for em frente, vai ser visível.

Uma última observação, e é sobre um risco que quase ninguém menciona no seu caso específico. Quem sai de uma obesidade grave chega perto da meta e sente que a evolução parou justamente na parte mais difícil, e é aí que o ciclo aparece como atalho. Só que você levou três anos construindo o hábito que te tirou de lá, e esse hábito é o que segura tudo. Ciclo não substitui isso, e vira um problema quando começa a compensar uma dieta que já não está sendo seguida.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.