Pular para o conteúdo

Prolactina extremamente alta

Respostas em Destaque

Boa tarde Galera, tudo bem? Gostaria de uma opinião de vocês pois fiquei bem preocupado. Recebi meus exames hoje e para meu espanto minha prolactina estava em 54, fiquei assustado pois não achei ngm com algo perto disso nos tópicos, usei trembo e stano e testo a 8 anos atras, recentemente a unica coisa que usei foi Dhea, ja marquei consulta no endocrino novamente mas gostaria da opinião de vocês, ps: todos os outros exames deram normais, tirando a glicose em jejum que passou do limite, grato desde ja

• 2 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 354
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Matheus, respira, porque 54 assusta quando a gente lê sozinho no laudo, mas está longe do patamar que costuma indicar coisa grave. Só para você ter referência, prolactinoma de verdade normalmente aparece com valores acima de 150 ou 200, e tumores maiores passam de 250 com folga. O seu está elevado, sim, mas numa faixa que na maioria esmagadora das vezes tem explicação simples.

Antes de qualquer outra coisa, tem um exame específico que eu pediria e que quase ninguém lembra: pesquisa de macroprolactina. A macroprolactina é a prolactina grudada num anticorpo, formando uma molécula grande que o aparelho do laboratório conta como prolactina normal, só que ela é biologicamente inativa, não causa sintoma nenhum e não precisa de tratamento. É uma das causas mais comuns de prolactina moderadamente alta em quem não tem sintoma algum. Muita gente já tomou remédio à toa e até fez ressonância sem necessidade por não ter feito essa checagem primeiro. Peça ao endócrino, o nome técnico é dosagem após precipitação com PEG.

O segundo ponto é a forma como o sangue foi colhido, porque a prolactina é um hormônio muito sensível a estímulo. Sobe com estresse, com a própria dor da picada da agulha, com exercício, com relação sexual nas horas anteriores, com estímulo do mamilo, com sono ruim e até com refeição pesada antes. Um valor isolado não fecha diagnóstico nenhum. O certo é repetir pela manhã, em jejum, sem ter treinado nem tido relação nas 24 horas anteriores, e de preferência ficando uns 20 a 30 minutos sentado e calmo no laboratório antes da coleta. Não é raro o valor cair bastante só com essa repetição bem feita.

Terceiro, vale revisar remédio. Vários medicamentos comuns elevam prolactina e as pessoas nem desconfiam, como omeprazol e similares, antialérgicos, alguns antidepressivos, antipsicóticos, metoclopramida e domperidona para enjoo, opioides e alguns anti-hipertensivos como verapamil. Faz uma lista de tudo que você usa, inclusive coisa de farmácia sem receita, e leva na consulta.

Sobre a sua hipótese de ligar isso ao ciclo, eu te tranquilizo. A trembolona é famosa justamente por elevar prolactina, mas isso acontece durante o uso, não oito anos depois. Não faz sentido fisiológico o seu valor de hoje ser resquício daquilo. E o DHEA também não costuma mexer com prolactina de forma relevante. Ou seja, o passado provavelmente não é o culpado aqui.

Agora, o que eu não deixaria passar batido é a glicose. Você citou de passagem, mas glicemia de jejum acima do limite merece a mesma atenção que a prolactina, talvez mais. Peça hemoglobina glicada e insulina de jejum junto, que dão o quadro real de resistência à insulina. E aproveite para confirmar o TSH, porque hipotireoidismo é outra causa clássica de prolactina alta e resolver a tireoide muitas vezes normaliza a prolactina sozinha.

Duas coisas que mudam a urgência, e aí não espera consulta marcada: dor de cabeça persistente e diferente do seu normal, ou qualquer alteração de visão, principalmente perder a visão lateral, aquela sensação de enxergar como se estivesse com viseira. Junto com prolactina alta, isso sugere efeito de massa e vira caso de avaliação rápida. Saída de leite pelo mamilo também é achado que merece ser relatado, embora não seja urgência.

Você já fez a parte mais importante, que foi marcar o endócrino. Chega lá com a macroprolactina pedida, a prolactina repetida do jeito certo, a lista de medicamentos e os exames de glicemia. Com isso na mão a consulta rende três vezes mais.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.