Ir para conteúdo

Aplicação SubQ

Featured Replies

Postado

Boa tarde

Estou aplicando enantato(lander) 2x na semana, 0,5 ml por aplicação, usando agulha 26g. Tenho feito aplicações subcutâneas na lateral acima do umbigo e também nos flancos, alternando os lados.

O problema é que aparecerem uns nódulos no local. Não ficam vermelhos, infeccionados, mas ficam doloridos por alguns dias e às vezes meio endurecidos. Em algumas aplicações o óleo parece “sentar” e forma aquele caroço mais perceptível embaixo da pele.

Já tentei:

• alternar os pontos;, aplicar mais devagar;, bolsa de água quente;. evitar reaplicar no mesmo lugar por vários dias.

Mesmo assim ainda acontece com certa frequência.

Fico na dúvida se:

pode ser o veículo do enantato;

concentração da droga, volume;

Vi em alguns casos que a marca da agulha/seringa pode influenciar, não sinto dor nenhuma na aplicação nem pós somente quando forma os nodulos.

Queria ouvir experiências reais porque vejo muita gente falando que subq é super tranquilo, mas comigo nem sempre tem sido tão suave assim.

pra proxima posso mudar o ester ou marca. Abraços e obrigado.

• Respostas 2
  • Visualizações 12
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Postado

Luis Gustavo, isso acontece bastante com aplicação subcutânea de óleo, principalmente quando o volume começa a passar do que o tecido subcutâneo tolera bem.

0,5 ml subcutâneo pode ser tranquilo para alguns, mas para outros já é volume suficiente para formar nódulo, principalmente com enantato mais concentrado e veículo mais “pesado”. O óleo demora mais para dispersar no subcutâneo do que no intramuscular, então esse “caroço” dolorido por alguns dias geralmente é o próprio depósito do óleo inflamando localmente, não necessariamente infecção. Pelo que você descreveu, sem vermelhidão, calor local, febre ou secreção, parece mais reação local do que abscesso.

Eu ajustaria assim:

Reduziria o volume por ponto. Em vez de 0,5 ml em um local, poderia dividir em 0,25 ml em dois pontos diferentes, ou aumentar a frequência semanal para reduzir volume por aplicação.

Testaria aplicação intramuscular rasa ou intramuscular comum, dependendo do seu percentual de gordura e do local. Deltóide, vasto lateral ou glúteo costumam tolerar melhor óleo do que barriga/flanco.

Manteria aplicação lenta, mas sem ficar mexendo a agulha lá dentro. Quanto mais trauma no tecido, maior chance de endurecer.

Evitaria massagear forte depois. Compressa morna pode ajudar, mas massagem agressiva pode irritar mais.

Também pode ser veículo ou concentração do produto. Alguns labs e lotes dão mais reação local mesmo. Trocar marca pode resolver, mas antes eu mexeria no volume e na via de aplicação.

Agulha/seringa pode influenciar mais por trauma, corte da agulha, lubrificação e precisão, mas pelo seu relato o ponto principal parece ser tolerância do tecido ao óleo subcutâneo.

Fica atento: se ficar vermelho, quente, latejando, aumentando com os dias, com febre ou secreção, aí não é “nódulo normal” e precisa avaliar presencialmente.

Confira o gerador de protocolo hormonal simulado em: https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/hormonio/

Opiniões em fórum não substituem acompanhamento do profissional adequado e podem conter erros.

Postado
  • Autor

muito obrigação pela atenção. Penso em experimentar 3x na 0,3ml em pontos diferentes. Tenho percentual de gordura baixo, deve estar na casa dos 10%+/-. Escolhe a subcutânea por ter spots de aplicação de mais facil acesso como a região do abdomen. Como sou destro e minha mão esquerda não é firme achei mais fácil assim. Mas se tiver dicas de intramuscular rasa, seria com o mesmo tipo de agulha? Vou terminar esse frasco de enantato e talvez depois mudar de marca ou para um cipionato.. No deltoide precisa fazer a aspiração? já vi vídeos dfas pessoa aplicando em peitoral e afins com agulhas de insulina em quantidades menores eu imagino. Acredito que a parte do gluteo se não gerar o nodulo seria o ideal. Vou tentar primeiro diminuir o volume. Obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Important Information

Este site utiliza cookies de terceiros para análise de audiência e exibição de anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Terms of Use, nossa Política de privacidade e nossas Regras. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.