Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

FISIculturismo.com.br

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Absorção e Eliminação de nutrientes durante as refeições

Featured Replies

Postado

eu tenho umas dúvidas aqui

quando comemos, como q ocorre a absorção e a eliminação dos nutrientes ingeridos ?

no caso da absorção, tem algum valor q ao ser atingido começa a se eliminar o resto dos nutrientes ingeridos ?

tipo

por refeição o organismo absorve X quantidade de proteínas, carbos, vitaminas A B C, . . . . ????

qto seria este valor ?

pq ja ouvi falar q por refeição, apenas 20g de proteinas sao absorvidas

confere isto ?

alguem poderia dar uma melhor explicação sobre o assunto ?

obrigado.

• Respostas 13
  • Visualizações 3k
  • Criado
  • Última resposta
Postado

a grosso modo (mto grosso) da pra se dizer que o teu corpo absorve tudo o que ele eh capaz de absorver

nao tem proporcao correta. nunca ouvi isso de apenas 20g de proteina por refeicao, acho q eh balela... ateh pq tem fisiculturista que come tranquilamente 1kg de carne por dia... ^^

"tem algum valor q ao ser atingido começa a se eliminar o resto dos nutrientes ingeridos ?"

sim. o seu corpo tem um coeficiente de uso. o exemplo mais conhecido eh o da vitamina C. que o normal eh... 80mg (? nao lembro, malz...) mas nas capsulas de vitamina C vem 500mg geralmente...

o restante o corpo elimina pela urina (vitamina C eh hidrossoluvel)

mas eu acho que vc quis dizer "o corpo absorve o excedente?" sim absorve. depois que ele processa tudo eh q se elimina o que nao foi usado

Postado

axo q a única coisa q o corpo nao excede é o carboidratos, o corpo n tem limite, vai abosorvendo todas as quantidades ingeridas, consumindo mais do que precisa o corpo armazena como gordura. Proteina tem limite, o corpo elimina o excesso pela urina.

Podem me corrigir se eu estiver falando merda.

Postado

Necr0, o negocio da vitamina C eh bastante discutivel, pois os 60mg "normais" diarios na verdade sao uma taxa, diga-se de passagem minima, pra uma pessoa sedentaria. Voce jah observou q a taxa de proteina pra uma pessoa sedentaria eh de 0,8g/kg/dia? E a de um marombeiro 1,8 a 2g/kg/dia e de um fisiculturista de 3 a 4g/kg/dia ??

Com a vitamina C (e todo o resto) eh a mesma coisa..depende de n fatores. Como por exemplo: no pos-treino imediato, vc toma 1g de vitamina C. Vc REALMENTE axa q somente os 60mg vao ser absorvidos? Dependendo da intensidade do seu treino e do seu porte fisico pode ser q falte vitamina C para combater o pico de cortisol do momento.

Qto às proteinas guniz, 20g/refeiçao? nada ver..isso depende do peso/altura da pessoa e da qtidade de massa magra, fora o q eu citei acima q alguns horarios especificos nosso corpo tem um poder de assimilaçao de nutrientes MTO maior q em outros horarios.

O certo eh buscar pelo equilibrio para nunca faltar, porem nao permitir q sobre d+. :o

[]'s

Postado

hmm, sim gabows. a taxa varia de pessoa pra pessoa pra todos os nutrientes

mas oq eu to falando eh, que eu me lembre, o corpo nao armazena a vitamina C. ela vai pro sangue, do sangue pros tecidos e fica ali por um tempo (6 horas?) e dali pra urina.

por isso que tem aquelas capsulas que liberam vitamina C ao longo do dia

edit: errinho

Postado
hmm, sim gabows. a taxa varia de pessoa pra pessoa pra todos os nutrientes

mas oq eu to falando eh, que eu me lembre, o corpo nao armazena a vitamina C. ela vai pro sangue, do sangue pros tecidos e dali pra urina.

por isso que tem aquelas capsulas que liberam vitamina C ao longo do dia

sim sim..com ctz..mas eh q tem determinados momentos do dia q a necessidade eh maior (por exemplo pela manha ao acordar e apos o treino, pois sao 2 momentos do dia q o cortizol tah alto, o q eleva a necessidade da vitamina C).

Mas vale lembrar q tudo q eh excesso faz mal! :wink:

[]'s

Postado

os melhores horarios pra se tomar vit c eh o dia inteiro...

ao acordar, antes do treino, depois do treino, antes de durmir etc etc etc

o problema eh que a MV da vit c no organismo eh bem curta, algo em torno de 2-4 horas acho

Postado
os melhores horarios pra se tomar vit c eh o dia inteiro...

ao acordar, antes do treino, depois do treino, antes de durmir etc etc etc

o problema eh que a MV da vit c no organismo eh bem curta, algo em torno de 2-4 horas acho

6 horas ^^

por isso que tem aquelas capsulas que liberam vitamina C aos poucos. adoro elas

eu tomava uma redondinha antes de ir dormir e uma dessas de manha

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.