Ir para conteúdo
fisiculturismo
fisiculturismo

Lipobio X - Suplemento de Cafeína para Atletas

A fabricante de suplementos alimentares Nutracom (do Grupo Cimed) lançou recentemente o termogênico Lipobio X. No rótulo o produto é definido como suplemento de cafeína para atletas. O nome comercial e pomposo do produto é Lipobio X Abdominal Top Definition. A pompa também está presente na descrição dos componentes principais do produto: Flaxseed oil & Caffeine.

lipobio-x-06.jpg

O uso de palavras em inglês nos rótulos de suplementos alimentares desenvolvidos e produzidos no Brasil ainda é uma prática comum, decorrente de uma cultura que dá mais credibilidade aos suplementos importados e que desconfia da qualidade dos produtos nacionais. O Lipobio X não fugiu dessa regra e adotou muitos termos em inglês.

lipobio-x-03.jpg

As cápsulas do Lipobio X são bem interessantes. São divididas em duas partes: interna e externa. A parte externa contém ômegas (o tal Flaxseed oil ou óleo de semente de linhaça). A parte interna contém cafeína time release (cafeína de liberação gradual).

lipobio-x-04.jpg

A tabela de informação nutricional do Lipobio X é bem simples. A dose sugerida de 4 cápsulas contém 18 kcal, 2 gramas de gorduras e 420 miligramas de cafeína. Segundo a Nutracom, o Lipobio X utiliza a mais inovadora e eficaz tecnologia em encapsulamento e isolamento de ingredientes para liberação prolongada dos componentes da fórmula. Fase 1 - Cápsula externa: ômegas de absorção imediata. Fase 2 - Cápsula interna: cafeína anidra time release.

lipobio-x-01.jpg

Parece demasiadamente pretensiosa a propaganda da Nutracom sobre o Lipobio X como Abdominal Top Definition. Os suplementos alimentares termogênicos, tais como os suplementos de cafeína, auxiliam na perda de peso gordo, mas não existe suplemento que queime gordura localizada abdominal. Nem mesmo os exercícios abdominais queimam gordura localizada. Resumindo: o Lipobio X pode te ajudar a ter uma definição abdominal “top”, mas isso vai ter que se verificar em todo resto do corpo, não só no abdome.

lipobio-x-02.jpg

Afinal, o Lipobio X é só mais um suplemento alimentar de cafeína? O óleo de semente de linhaça acrescido em sua fórmula o torna mais eficiente que os demais suplementos termogênicos? Não se duvida que a cafeína tem efeito termogênico, e que as “gorduras boas” (ômegas 3 e 6 presentes no óleo de linhaça) também ajudam na queima de gordura corporal. Mas teria a combinação desses elementos efeito sinergético (eficácia superior se comparada ao uso isolado de cada substância)?

lipobio-x-07.jpg

De acordo com a Nutracom, na primeira fase de ação do Lipobio X, a cápsula externa dissolve-se rapidamente, liberando as substâncias que estimulam a quebra de gordura da região abdominal. A cápsula interna (com cafeína), seria mais resistente, e o seu contéudo liberado tardiamente. A ação termogênica ocorreria quando já realizado o estímulo anterior para a quebra de gordura pelos ômegas 3 e 6. Além disso, na segunda fase de liberação das substâncias, haveria aumento de energia, disposição, retardo na fadiga muscular e inibição do apetite. Em rápida pesquisa pela internet, não encontramos estudos científicos para embasar a proposta do produto.

lipobio-x-08.jpg

Se a eficácia do produto dependesse da embalagem, o Lipobio X poderia ser considerado um dos melhores termogênicos do mercado. A Nutracom caprichou na embalagem e nas cápsulas, revelando um cuidado especial, nos mínimos detalhes. O design é diferenciado e o aspecto geral de qualidade impressiona. Um exemplo a ser seguido por outros fabricantes de suplementos alimentares.

lipobio-x-09.jpg

Assista a um vídeo promocial da Nutracom sobre o modo de ação do Lipobio X (duas fases de ação do suplemento alimentar - cápsula externa e interna):

O Lipobio X já está à venda nas melhores lojas de suplementos alimentares do Brasil. Se o produto não for tão revolucionário e eficaz como descrito no vídeo produzido pelo fabricante, ao menos parece ser um suplemento alimentar de cafeína e de óleo de linhaça de excelente qualidade, o que se denota logo na embalagem e nas distintas cápsulas duplas.

Editado por fisiculturismo


Entre para seguir isso  
Entre para seguir isso  

Comentários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora


  • Conteúdo Similar

    • Por Belab
      Sou nova aqui, tenho 20 e peso 90 kilos com 1,55 de altura. 
      Gostaria de fazer uso do ECA assim que eu entrar na academia, porque por conta de tempo eu sai...
      so que eu tbm tomo sibutramina e já tenho insônia, tomo remédio natural para dormir. Será  que isso iria prejudicar? 
      Já tentei fazer dietas, mas o peso nunca muda. Então preciso encaixar um treino nessa 1hora que tenho vaga no meu dia. 
      Gostaria de saber a quantidade mínima que eu poderia tomar e um horário adequado pra que não afetasse meu sono, sendo que acordo às 7h pra trabalhar e só iria fazer um treino rápido de 17:30 as 18:30 pra ir voando pra faculdade. 
      Tenho problema de glicose, então quando ela sobe meu peso despara. O máximo que a sibutramina de 15mg faz é manter meu peso.
       
      Aceito outras dicas também. 
    • Por mattosaulo
      Bom vou comelar meu ciclo com a EC ja pesquizei bastante sobre axei melhor fazer o uso desta forma
      caso esteja algo errado me digam e me de dicas .
      meu ciclo de EC (Franol + Cafeina), vou fazer 15on15off
      1comp. de franol tem 15mg de efedrina e eu manipulei caps de 150mg de cafeina.
      1 ao 3 dias - 1comp de Franol + 1caps de cafeína 1h antes do treino
      4 ao 6 dias - 1 e 1/2comp de Franol + 2caps de cafeína 1h antes do treino
      7 ao 9 dias - 2comp de Franol + 2caps de cafeína 1h antes do treino
      10 ao 12 dias - 2 e 1/2comp de Franol + 3caps de cafeína 1h antes do treino
      13 ao 15 dias - 3comp de Franol + 3caps de cafeína 1h antes do treino
      ( AEROBICO 3 VZS POR SEMANA )
      peso atual 104 kg, meta : 90kg - altura 1.88cm
    • Por Dra. Shalimar Diniz
      A cafeína é um dos recursos ergogênicos mais consumidos no mundo. Os seus consumidores buscam um menor grau de fadiga e melhoria na performance. Embora não apresente valor nutritivo, a cafeína é considerada um ergogênico nutricional por estar presente em vários produtos alimentícios comercializados e consumidos atualmente.
      Alguns estudos sugerem, como o de Wollner Materko e Edil Luis Santos (periódico Motricidade de 2011 vol.7 p. 29), que a cafeína a cafeína exerce um efeito ergogênico sobre a força muscular submáxima ao longo de uma sessão de treino de força.
      Na teoria têm-se tentado explicar o efeito ergogênico da cafeína durante o exercício físico anaeróbio, relacionando-o ao efeito dessa substância em alguma porção do sistema nervoso central (SNC) e a propagação dos sinais neurais entre o cérebro e a junção neuromuscular e também ao efeito da cafeína sobre o músculo esquelético, facilitando a estimulação-contração do músculo esquelético.
      Alguns estudos têm indicado aumento da força muscular e maior resistência à instalação do processo de fadiga muscular após a ingestão de cafeína. Acredita-se que possa ocorrer um aumento de ação e liberação de noradrenalina e adrenalina.
      Algumas pesquisas têm mostrado os efeitos metabólicos da cafeína, verificando que a substância não só faz aumentar o gasto de energia, como também eleva a termogênese celular, a mobilização de ácidos graxos e a oxidação lipídica. O efeito da cafeína nos lipídeos e metabolismo energético demonstrou ser, na maioria das vezes, mediado pelo sistema nervoso central.
      Ou seja, a cafeína desde que administrada na dose correta, poderá promover uma melhor eficiência no metabolismo energético e muscular durante a prática esportiva, aumentando a lipólise (quebra de gordura, poupando glicogênio muscular e retardando a fadiga), contribuindo para melhorar a performance.

      Os efeitos da cafeína podem variar de pessoa para pessoa. Seu efeito tem sido demonstrado com doses entre 100 – 420mg, ou seja, duas xícaras de café já seriam suficientes para obter algum efeito. Em 150 ml (1 xícara) tem 103mg de cafeína, a de expresso tem 120mg e uma de chá verde tem 30mg. Muitos preferem a suplementação por cápsulas, que facilita a ingestão da quantidade necessária.
      É muito importante ressaltar que o uso de cafeína mal administrado poderá causar dependência e sintomas como dores de cabeça, irritabilidade e cansaço, que poderão ser desencadeados pela interrupção do uso da cafeína.
      Algumas pessoas são sensíveis à cafeína e podem não se sentir bem. Não é indicado seu uso à noite, já que causa agitação e pode prejudicar o sono, que é tão importante em qualquer atividade física.
      Portanto, procure um nutricionista para avaliar se é realmente indicado para você e a dose certa de acordo com o seu biotipo e objetivo. Convém lembrar, também, que a cafeína pode agravar certos problemas como gastrites, úlceras, anemia. Em indivíduos com determinadas patologias, como hipertensão, o uso é contra indicado.
    • Por fisiculturismo
      Somente quem está fazendo uma dieta restritiva em carboidratos (low carb) sabe o quanto o humor fica pessimamente alterado, além de ser evidente a queda no desempenho físico.
      A cafeína é bem conhecida como uma substância capaz de aumentar a performance nas atividades físicas por reduzir o grau subjetivo de fatiga e esforço.
      Um grupo na Griffith Universy In Australia estudou se a cafeína poderia superar a queda de performance dos indivíduos sujeitos a dietas restritivas em carboidratos.
      Foram analisadas pessoas em dietas restritivas em carboidratos e pessoas em dietas sem restrição de carbo. Além disso, dentro de cada grupo, algumas pessoas receberam uma pequena dose de cafeína (3mg por kg de peso corporal - ex. um indivíduo de 80 kg receberia 240mg) ou um placebo. Todos realizaram exercícios de alta intensidade.
      Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que ingeriram cafeína tiveram aumento de performance, seja no grupo em dieta restritiva em carboidratos, sejam em dieta não restritiva.
      Os indivíduos em dieta restritiva em carboidratos não tiveram o mesmo desempenho daqueles em dieta sem restrição, mas a cafeína ajudou a melhorar a performance física.
      Concluíram os cientistas que a cafeína pode aumentar a performance física independentemente da concentração de glicogênio nos músculos, mas ainda assim não seria capaz de equiparar o desempenho do indivíduo em dieta restritiva em carbo com o indivíduo em dieta sem restrição.
      Fonte:
      Carb-Free Focus: Caffeine Enhances Performance onLow-Carb Diets. FLEX, pp. 128, maio de 2013.
    • Por fisiculturismo
      A maioria do suplementos alimentares termogênicos e pré-treino contém cafeína como principal elemento ativo. No senso comum popular, recomenda-se não se consumir cafeína em momentos próximos de dormir, porque o sono seria prejudicado.
      A sabedoria popular acaba de ser confirmada pela ciência. Uma pesquisa descrita na Science Translational Medicine foi realizada com 3 (três) mulheres e 2 (dois) homens, monitorados por 49 (quarenta e nove) dias. Foram quatro as situações de estudo:
      penumbra e pílula placedo; penumbra e pílula com 200 mg de cafeína; luz intensa e pílula placedo; luz intensa e pílula com 200 mg de cafeína; Foram medidas as taxas de melatonina (hormônio do sono produzido pela glândula pineal).
      Os participantes que tomaram a cafeína na situação de penumbra tiveram um atraso de aproximadamente 40 (quarenta) minutos no ritmo circadiano noturno, em comparação àqueles que tomaram o placebo.
      Concluiu-se que a cafeína bloqueia os receptores celulares no neurotransmissor adenosina, relacionado com a promoção do sono e redução da agitação. 
      Portanto, se quiser uma boa noite de sono, cuide-se para tomar o seu suplemento com cafeína em horário adequado. Lembre-se que o estudo comprovou que 200 mg de cafeína já são suficientes para alterar o sono. Os suplementos pré-treino ou termogênicos costumam ter doses muito maiores (há suplementos com mais de 600 mg de cafeína por dose).
      Fonte: Coffee disrupts the body’s internal clock
  • Matérias Recentes

×
Esta popup será fechada em 10 segundos...