Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Selo do INMETRO para Suplementos Alimentares


fisiculturismo
 Compartilhar

Selo do INMETRO para Suplementos Alimentares

Rebuliço no Mercado de Suplementos com Laudos de Wheys

Os consumidores de suplementos alimentares ficaram estarrecidos com os laudos laboratoriais de wheys divulgados pela mais nova estrela da internet: Felix Bonfim. O homem que causa terror e pânico entre muitos empresários da chamada "indústria da farinha" pode ter dado início a uma revolução no mercado brasileiro de suplementos.

Alguns acusam Felix de ser oportunista e se valer dos laudos para dar publicidade à sua loja de suplementos, outros o acusam de ser picareta e mentiroso, e outros aplaudem com orgulho o cidadão que está provocando enorme rebuliço na suplementação alimentar.

Seja qual for a opinião que se tenha do algoz da "indústria da farinha", não se pode negar que o mercado de suplementos alimentares precisa de mais atenção das autoridades públicas no que toca à verificação da qualidade dos produtos que são oferecidos aos consumidores.

Rumores e Preconceitos contra a Indústria Brasileira de Suplementos são Antigos

Há muitos anos se ouvem boatos de que muitas marcas nacionais de suplementos vendem gato por lebre, ou melhor, carboidrato por proteína, ou, ainda melhor, farinha por suplemento. O barulho causado por Felix (que chegou até o Congresso Nacional) é apenas uma faísca do que podemos esperar.

Em nosso fórum, um tópico criado no ano 2004 (há quase 10 anos) já pedia providências das autoridades no que concerne a suspeitas de que suplementos alimentares nacionais não forneciam as substâncias indicadas no rótulo:

 

A essa prática muitos têm chamado de adulteração de suplementos alimentares, ou falsificação de suplementos alimentares. Todavia, não se pode chamar de adulteração ou de falsificação a conduta da própria fabricante do suplemento. O melhor é classificar o fato como fraude ao consumidor de suplementos, e que até tem previsão específica de crime no CDC (Código de Defesa do Consumidor):

Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:
 
Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.

A marca de suplemento que afirma que um produto contém determinada quantidade de proteína, mas que entrega muito menos do que o prometido, faz afirmação falsa sobre a quantidade do produto.

Laudos de Wheys são Simplórios, mas deram o Ponta-Pé Inicial

Os laudos de wheys apresentados são bastante simplórios. Verifica-se apenas a quantidade de proteínas, carboidratos, fibras, gorduras e sódio das wheys, comparando-se os resultados laboratoriais com as informações presentes nos rótulos.

Já é um bom começo. No entanto, os laudos não detalham qual seria o tipo de proteína (whey concentrado, whey isolado, whey hidrolisado, caseína, albumina, etc) ou tipo de carboidrato (açúcar?) presentes nos suplementos analisados. Portanto, é possível que, mesmo apresentando os valores nutricionais descritos no rótulo, você esteja sendo enganado quanto ao tipo de proteína e tipo de carboidrato.

Só Wheys? E Pré-Treinos? Termogênicos? BCAAs? Creatina? Glutamina? Multivitamínicos?

E no mercado de suplementos alimentares, não temos apenas wheys. Há multivitamínicos, multiminerais, pré-treinos, BCAAs, creatina, glutamina, termogênicos e assim por diante. Será que esses produtos também estão nos fornecendo exatamente aquilo que consta no rótulo?

Laudos laboratoriais de análise dessas substâncias são complexos e muito custosos. Por isso, o ideal seria que o Estado assumisse efetivamente o controle de análise, não abrindo espaço para que cidadãos indignados, tais como a nova celebridade Felix, tenham que se preocupar com a análise da qualidade dos suplementos que consomem ou que revendem.

Se a fiscalização fosse feita pelo Estado, não haveria margem para a indústria alegar oportunismo e falsidade de laudos, certo que não produzidos a pedido de um particular, mas no interesse da sociedade.

Selo do INMETRO para Suplementos Alimentares

Uma solução que parece ser a mais inteligente e eficaz seria a certificação dos suplementos alimentares pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Eis a função desta autarquia federal:

 

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País. (http://www4.inmetro.gov.br/acesso-a-informacao/institucional).

E está faltando bastante confiança dos brasileiros nos suplementos alimentares que são fabricados por aqui. Está na hora de se resgatar essa confiança do consumidor brasileiro, e a certificação dos suplementos alimentares com selo do INMETRO parece ser a melhor forma de se alcançar tal objetivo.

É bom se frisar, mais uma vez, que a desconfiança dos consumidores não surgiu agora, com a divulgação de laudos de whey pelo Felix. Essa discussão já é muito antiga, tendo apenas ganhado muita força e proporções nunca antes vistas com a disseminação dos laudos laboratoriais pelas redes sociais.

Último Vídeo Publicado no YouTube por Felix Bonfim

 

Laudos de Wheys Divulgados por Felix Bonfim até o Momento

A forma de divulgação dos laudos escolhida pelo Felix não é das melhores. Foi criado um álbum na Fan Page da sua loja de suplementos (Atacado do Suplemento) e os laudos são divulgados como imagens, o que dificulta a localização.

Contribua! Faça sua denúncia e peça o Selo do INMETRO para Suplementos Alimentares

No site do INMETRO há um formulário para denúncias e sugestões (http://www4.inmetro.gov.br/ouvidoria). Se você desconfiar que o suplemento alimentar que você comprou não contém as substâncias que estão no rótulo, denuncie (quem sabe você possa até usar um dos laudos do Félix). Além de denunciar, faça a sugestão da criação de um selo do INMETRO para suplementos alimentares.

Com o selo do INMETRO nos suplementos, os consumidores poderão adquirir seus produtos com muito mais tranquilidade, sabendo que um órgão do Estado certificou-se de que o produto realmente oferece aquilo que promete.

Certamente as marcas de suplementos alimentares que adotam boas práticas de fabricação e que respeitam o consumidor irão apoiar esta iniciativa, que resultará na reconquista de confiança do usuário de suplementos. Por outro lado, as marcas da chamada "indústria da farinha" serão obrigadas a adequar os seus produtos ou a fechar as portas.

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Apoio totalmente a idéia!!!

Além de pagarmos por um produto de alto custo o mínimo que se pode exigir é a qualidade. Tomara que essa luta de vocês ganhe força e faça a diferença!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Imetro...avaliará pesos e medidas...mas e a análises centessimais (fisico-químicas) dos produtos??? A Proteste tb deveria pegar no pé das indústrias deste segmento.

A ideia é que o INMETRO faça essas análises todas. Eles não medem o teor de substâncias poluentes de veículos? Por que não medir todas as substâncias que compõem um suplemento alimentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz tempo que esse mercado precisa ser moralizado. Empresas sem nenhuma responsabilidade com o consumidor precisam ser extintas. Como é o caso da M....(editado) Labs, que coloca um monte de lixo dentro de embalagens bonitas e vende como se fosse suplemento alimentar.  Bem, pode mesmo ser suplemento alimentar, mas não para humanos e sim para porcos! Comprei um GET "LIXO" BIG  25.000 e o mesmo está contaminado com lixo. Entrei em contato como fabricante para relatar o caso e o desdei foi encrível. Não deram a mínima. O número do lote é:  M25514 VALIDADE: SET/15

Qem ficar em dúvidas posso postar as fotos do lixo que comprei junto com o produdo a M....(editado) Labs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho certeza apenas de uma coisa: do jeito que está não pode ficar...e infelizmente ainda pode piorar, afinal... na teoria qualquer estabelecimento que tenha um alvará sanitário para produzir alimentos podem, também, produzir suplementos complexos....é o fim da picada!!! Por isto essa bagunça e essas fraudes!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei a sugestão lá no Inmetro, vou esperar que respondam.
Foda ter que pagar toda uma taxa de importação porque os nacionais não são confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...