Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre Tribulus Terrestris - Dr. Paulo Cavalcanti Muzy


Taerone

Post Destacado

Texto da autoria do médico Paulo Cavalcante Muzy, que é especista em fitness e afins, sobre o Tribulus Terrestris. Achei interessante e resolvi compartilhar. Devidas referências abaixo.

 

Cheers smile.png

 

______________________________________________

 

Tribulus Terrestris: Atualização
 
 


É... Pois é...
tou eu aqui no domingão dividindo com vocês algo que tem sido muito discutido desde que o mercado americano decidiu encher as lojas de suplementos que teoricamente aumentariam a quantidade de testosterona circulante...

... No consultório o que tenho visto crescentemente são pessoas que retornam de viagem com compras de 3, 4 e às vezes 5 produtos diferentes com nomes sugestivos de compostos que dariam um Boost na testosterona de quem os utilizasse.

Então vamos às considerações sobre testosterona e performance e depois vamos a alguns dados sobre o Tribulus e o que tem sido estudado mais recentemente....

Primeiro,
Testosterona não faz mágica. No consultório vemos pacientes com testosterona no terço inferior do "range" da normalidade que tem um desempenho superior a pacientes com niveis de testosterona no 1/3 superior do intervalo de normalidade. Apesar de não gostar de comparar individuos diferentes, depois de ver algumas centenas de padrões de exames e observar seus respectivos donos, é impossível não se fazer algumas correlações.

Ainda sobre a testosterona, o que podemos dizer tendo por base a experiência de consultório é que, pelo fato de estimular a amigdala e a ponte - estruturas arcaicas do sistema nervoso central que cuidam de atributos como a agressividade - estes pacientes acabam tendo menos "paciencia"de levar um treino volumoso a cabo, bem como de suportar a sensação dolorosa provocada pela fadiga nas séries de alta repetição para realização de pump (já falamos disso: recrutamento vascular periférico localizado). Fora os outros efeitos sobre o humor, e humor pessoal, é uma coisa delicada, em que delicadas mudanças fazem a diferença entre a falta de disposição/perda do prazer de treinar e a sensação boa de estar indo à sala de pesos para se fazer algo de que gosta. Fiquem muito atentos...
Testosterona alta tambem leva a estrogênios altos, ou seja, hormonios são equilibrados dinamicamente, sendo impossivel de se ter exclusivamente a testaoterona elevada. No caso de pacientes que vem ao nosso encontro depois de terem usado grandes quantidades de testosterona sem o resultado esperado e com uma série de complicações o que observamos é que apesar de terem usado anti-estrogenicos, bloqueadores de receptores e inibidores de aromatase, o desequilíbrio se torna maior ainda, acumulando estradiol ou estrona mas nunca bloqueando os dois estrogenios ao mesmo tempo... Assim: não se apegue a leituras de bula. Quando você tem acesso a uma medicação, ela está balanceada para uma situação patológica, portanto, usá-la é aceitar o alto risco de se desequilibrar completamente e não conseguir o efeito desejado independente do que está escrito.

O uso de testosterona ainda está associado a um aumento alto da resistência periférica à insulina, fato que faz com que a própria insulina torne-se uma competidora do IGF1 em seus receptores específicos por estes aceitarem ambos peptídeos devido a estruturas terciárias semelhantes causando um bloqueio na sintese proteíca muscular, e com o devido tempo, uma estabilização do ganho de massa seca o que me faz lembra-los que, este mecanismo é tão delicado que inclusive dietas de alto teor de carboidrato sem a devida correção de quantidades proteícas (que em geral variam entre 2 e 4g proteína por kg de peso corporal - mas que se alteram devido ao perfil fisico do paciente - em obesos preferimos dosar pela quantidade de massa magra...) fazem com que a aquisição de massa seca seja um processo moroso e o ganho de gordura um processo expansivo..

Muitos percalços no caminho de quem deseja mais músculos, não é mesmo? No final de contas, mesmo as pessoas com os mais modestos objetivos físicos acabam enfrentando a mesma batalha pelos detalhes como os atletas de primeira linha - mais que isso - como estes detalhes são em gramas de alimento por dia divididos em 6 a 11 refeições diárias, a sensação que temos é que cada dia é uma prova a ser vencida, tal qual um atleta de qualquer modalidade que disputa medalhas por centésimos de segundo. A diferença é que o sujeito da academia disputa contra si próprio em vez de disputar com outros... (o que talvez torne o processo ainda mais difícil).

Bom, e o que sabemos do tríulos então?

O tribulus terrestris, ou abre-os-olhos ou ainda sua forma abreviada Abrolhos, é uma erva daninha da família das Zygophilaceae que é usada na Europa desde os tempo s da Grécia antiga, quando sua era consumida como um laxante leve ou um tônico geral, até que um laboratório quimico farmacêutico em Sofia, na Bulgária, decidiu conduzir estudos sob suas hipotéticas funções positivas na libido e fertilidade a partir do uso na China antiga onde seus usos eram para tratar problemas no fígado, doenças cardiovasculares, dores de cabeça e exaustão nervosa.

Na odisséia científica que os pesquisadores travaram com o Tribulus t. houve uma primeira fase onde os estudos sugeriram que suas saponinas ricas em furostanos (algo como esteróide vegetal) chegaram a concluir que ele aumentava níveis de LH e por conseguinte a testosterona. Outros chegaram a apontar o Tribulus como um precursor de testosterona, mas com o avanço dos métodos de analise e pesquisas metodologicamente mais rigorosas observou-se que esta ação hormonal não acontecia.
Os estudos mais recentes a este respeito relatam que não há aumento de nenhum hormonio por ação do Tribulus.

Mas nem tudo estava perdido...

Os pesquisadores chineses, continuaram a pesquisar sobre o assunto e começaram a elucidar papéis secundários do Tribulus e realmente descobriram que os principais efeitos das saponinas deste são:

1. diminuidor da hepatotoxicidade induzida por paracetamol;
2. fator de melhora importante em eventos cardiovascularesa ponto de ser indicado como parte do tratamento sendo um importante diminuidor de angina pectoris e recuperador muscular cardiaco no infarto agudo do miocárdio;
3. terapia auxiliar para diminuição de hemólise - ele diminui valores de bilirrubinas - o que pode tambem estar relacionado com melhora da função hepática;
4. diminuição da incidencia de cálculos renais e parte importante do tratamento para nefrolitíase;
5. como antifúngico e adjuvante de tratamentos fungicidas associado ao fluconazol;
6. e por último, pasmem vocês, em estudos multicentricos na Bulgária, China e Alemanha o Tribulus tem sido responsável por induzir a apoptose (morte celular) de linhagens de uma série de tipos de câncer.

Surpreendente...
quem diria que uma erva daninha que em algum momento deixou um grego um pouco mais "bem disposto" poderia ter tanta empregabilidade? Ou ainda que uma cultura de 5 mil anos já conhecia em seus tempos remotos tais propriedades?

Nos esportes o Tribulus foi pesquisado também e o que foi descoberto é controverto, TAMBEM.
O que é consenso é que existe um ganho inicial de capacidade física que se estabiliza sem maiores desenvolvimentos, mas apenas caso tenha seu uso prolongado por mais de 3 semanas - antes disso nada, nem mesmo nenhum tipo de mudança na composição croporal dos atletas.

Outro conseso é sobre doping. O uso de Tribulus terrestris NÃO muda a relação Testosterona/Epitestosterona dos indivíduos que o utilizam, portanto não representa doping positivo caso o atleta faça uso do extrato desta planta.

Na rotina do trabalho:

O tribulus de fato não modifica padrões de exame mas promove melhora da disposição geral e da disposição para o treino. Ainda, é capaz de melhora a resistência a fadiga durante treinos de alto volume. O inconveniente é que normalmente as doses preconizadas podem ser desvantajosas pelo grande número de cápsulas que determinam e pelas 3 a 4 dosagens que acabam sendo necessárias para atingir estes níveis de resultados. Devido ao sabor, é inviável fazer preparações em sachês para serem diluídos. A dica final fica sobre as formas de obtenção: as preparações com grades farmacêuticos sao capazes de oferecer quantidades de saponinas (ativos) superiores dos produtos industrializados, alem da maior segurança, devido à grande frequencia de associações que são submetidas nso compostos, principalmente importados. Há vantagens sobre o uso de estimulantes, nítidas. Principalmente porque não recomendo o uso de estimulantes devido aos efeitos catabolizantes que estes acabam proporcionando e que detectamos pela ausência de variação positiva da composição corporal e invariavelmente aumentos nos níveis de uréia que sinalizam perda de massa muscular as custas da gliconeogênese (transformação de proteínas em energia) que provocam - assim como já abordamos anteriormente.

Bom pessoal, é isso para o domingo a noite.

Ótima quarta a todos, com muita performance e muita saúde, sempre...


Instagram.com/paulomuzy

Twitter - @muzyperformance

Paulo Cavalcante Muzy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...