Pular para o conteúdo

Ginecomastia Unilateral.

Respostas em Destaque

• Autor
15 horas atrás, Locemar disse:

É um bom prazo.

Locemar, gostaria de tirar outra dúvida e evitar criação de mais um tópico só pra isso.

Vou tomar 40mg de tamoxifeno durante 3 meses de acordo que o médico disse.

Bom, apesar de ter sido um endocrinologista que me passou isso, fiquei na dúvida se não é muito tempo pra ficar tomando essa dosagem de tamoxifeno e se com isso possa me trazer algum colateral, até porque sabemos que o Tamox aumenta a Testo e o LH.

O que acha?

• 7 anos depois...
  • Respostas 11
  • Visualizações 888
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Estradiol alto, ele poderia controlar isso com anastrozol. O tamoxifeno apenas impede que o E2 atua na glândula mamária, só que ele já agiu no peito durante o ciclo quando estava desprotegido. A sua t

• Eu falei aqui pra tomar por 1 semana e fazer exame pra ver se está reduzindo. Se quiser, tome por 15 dias e faça o exame. Se estiver normalizado vc para. Se ainda estiver alto vc continua.

• Então Locemar, primeiramente obrigado por participar e ajudar.   Seguinte brother, quando fui na endocrinologista ela nem pediu o E2 pra mim(perdeu muito ponto comigo aqui). Bom, com isso, e

@marcusserralha, o tópico inteiro discutiu ajuste de anastrozol, e tem um detalhe no seu primeiro post que ninguém comentou e que, na minha opinião, é o mais importante de tudo aqui. Vou começar por ele.

Você escreveu que já tinha um nódulo nesse peito antes de fazer qualquer ciclo, que o problema é só do lado direito, e que o mamilo ficou inchado e pontudo, ou seja, mudou de formato.

Esses três fatos juntos pedem exame de imagem antes de qualquer outra conduta.

Explico por quê, e já adianto que a probabilidade é baixa, então leia sem susto.

Ginecomastia por anabolizante costuma ser bilateral, mesmo quando um lado está mais adiantado que o outro. Costuma doer ou ficar sensível ao toque. E ela é uma massa que fica centrada atrás do mamilo, macia, móvel, que se deixa comprimir.

O que precisa ser descartado numa apresentação unilateral com nódulo prévio é o câncer de mama masculino. Ele é raro, em torno de 1 por cento de todos os casos de câncer de mama, mas ele se apresenta exatamente assim: nódulo único, de um lado só, indolor, muitas vezes endurecido e fora do centro, às vezes com retração ou mudança de formato do mamilo.

E tem um dado a mais no seu caso que reforça a necessidade do exame: você está há um mês tomando 40 miligramas de tamoxifeno e não viu melhora nenhuma. Ginecomastia de instalação recente, como a sua, está na fase em que responde a tratamento medicamentoso. Não responder nada em um mês inteiro é informação, e é informação que pede investigação, não aumento de dose.

Então o que eu faria no seu lugar, antes de mexer em qualquer medicação: ultrassonografia das mamas, e mamografia se o ultrassom indicar, com avaliação de um mastologista. É exame simples, rápido e disponível. Na esmagadora maioria dos casos ele volta mostrando ginecomastia mesmo, e aí você segue tratando com tranquilidade, sabendo o que tem. Essa tranquilidade vale o exame.

Agora, sobre a parte hormonal, tenho três observações.

A primeira é sobre a leitura dos seus exames. O @Locemar interpretou o LH e o FSH como sinal de que a sua produção natural já normalizou. Mas tem um problema aí: você está tomando tamoxifeno.

O tamoxifeno bloqueia o estrogênio no hipotálamo e na hipófise, e é justamente o estrogênio que faz o freio do eixo. Bloqueado o freio, o LH sobe, e a testosterona sobe atrás. É por isso que ele é usado em terapia pós ciclo.

Repare no seu resultado: LH em 9,7, acima do limite superior de 8,6 da própria referência, e testosterona em 817, praticamente no teto da faixa. Isso não é o seu eixo em repouso. É o seu eixo sendo empurrado pelo tamoxifeno.

Ou seja, esses números não dizem se você recuperou. Só um exame feito depois de algumas semanas sem o tamoxifeno diria isso.

A segunda é sobre o anastrozol, e aqui eu peço atenção, porque o rumo que o tópico tomou preocupa.

Homem precisa de estradiol. Não é um hormônio indesejado que se deve zerar. É ele, e não a testosterona, o principal regulador da massa óssea masculina. Quando o estradiol despenca, aparecem dor articular, queda de libido, disfunção erétil, humor deprimido e perda de densidade óssea.

O alvo do tratamento nunca é estradiol baixo. É estradiol no meio da faixa normal.

Ajustar anastrozol por conta própria, sem médico e guiando pela sensação, é o caminho mais comum para estourar para o outro lado e ficar pior do que antes, com sintomas que a pessoa não associa ao remédio porque acha que o problema ainda é excesso de estrogênio.

Se for usar, tem que ser com acompanhamento e com exame de estradiol guiando, preferencialmente o método mais sensível, que é o indicado para homens.

E um detalhe técnico sobre combinar os dois: quando tamoxifeno e anastrozol são usados juntos, a concentração do anastrozol no sangue fica cerca de 27 por cento menor. No estudo que mediu isso, essa queda não chegou a comprometer a supressão do estradiol, então não é catastrófico. Mas serve para mostrar que empilhar os dois não é simplesmente somar efeitos, e que a decisão sobre usar um, outro ou os dois não é trivial.

A terceira é a sua pergunta final, se 40 miligramas de tamoxifeno por três meses é muito.

A sua desconfiança tem fundamento. Nos estudos de tratamento de ginecomastia, a dose que mais aparece, e que se mostrou eficaz, fica entre 10 e 20 miligramas por dia, por três a seis meses. Quarenta é o dobro do usual.

Os efeitos que valem conhecer: o tamoxifeno aumenta o risco de eventos trombóticos, como trombose venosa e embolia, e pode causar alterações visuais e fogachos. Não é um medicamento banal.

Mas atenção: isso não é autorização para você mudar a dose sozinho. É motivo para voltar à endocrinologista, ou procurar outra, e perguntar diretamente por que 40 e não 20. Se ela tinha uma razão, você fica sabendo. Se não tinha, ajusta com ela.

Aliás, sobre você ter achado ruim que ela não pediu estradiol: a crítica é justa, mas vale considerar que muito endocrinologista não vai pedir esse exame se não souber do contexto de uso. Se você não contou dos ciclos, ela investigou às cegas. Vale abrir o jogo na próxima consulta.

Por fim, o @Locemar levantou uma hipótese muito provável e vale registrar: oxandrolona é um sal caro, e é dos produtos mais falsificados do mercado, frequentemente substituído por dianabol, que aromatiza com força. Isso explicaria bem uma ginecomastia surgindo num ciclo em que você não esperava.

O que essa hipótese não explica é ser de um lado só, num peito que já tinha nódulo antes. Por isso eu voltaria ao começo: faça o ultrassom primeiro, e só depois decida o resto.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.