Pular para o conteúdo

2° CICLO | ENAN+TREMB+STANO - DÚVIDAS

Respostas em Destaque

Pessoal, estou abrindo esse tópico para discutir e receber ajuda para o ciclo que irei iniciar em fevereiro. Também quero aproveitar para tirar algumas dúvidas sobre ginecomastia. 

Bem, primeiro vamos ao ciclo:

Enantato de Testo 500mg 1-10 (ter/qui) 

Enantato de Trembo 200mg 1-10 (ter/qui) 

Stano oral 60mg/dia 7-14

HCG 500ui 5-14 (ter/qui) 

(todos Landergold) 

A dúvida aqui é sobre usar stano e tremb junto. Já que essa é minha primeira experiência com essas drogas. Eu tenho trembo para aumentar para 400mg por semana e tirar o stano se for o caso. Ou talvez até tirar o stano e manter 200mg de trembo. Não sou o louco das dosagens, só quero fazer um bom aproveitamento. 

Minha segunda dúvida é sobre um colateral com comecei a sentir há 1 mês.

Em janeiro 2020 iniciei um ciclo de Enantato de testo e oxandrolona de 10 semanas. Tudo certinho, coisa linda, TPC perfeita e boa. Porém, agora, 6 meses após o fim do ciclo, comecei a sentir dores nos mamilos. É possível que seja algum sintoma do ciclo?

Estou tomando anastrozou DSDN 1mg fazem 1 semana e parece que tem melhorado. Mas fiquei curioso (e também preocupado). Seria interessante refazer uma TPC com Tamox pra garantir? Pretendo refazer todos os exames antes de iniciar o ciclo em fevereiro. 

Obrigado pela atenção. 

PS.: fiz este tópico em um outro fórum, mas não foi muito produtivo. 

• 5 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 405
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

@LiNThunder, seu tópico ficou sem uma resposta sequer, e você já tinha dito que no outro fórum também não foi produtivo. Vou responder as duas perguntas, mas invertendo a ordem, porque a segunda é mais importante que a primeira e muda o que fazer com ela.

A dor nos mamilos apareceu seis meses depois do fim do ciclo. Esse detalhe é a chave e ele aponta para o lado oposto do que você concluiu. Seis meses depois, a testosterona exógena já saiu do seu corpo faz tempo, então não há mais fonte de aromatização vinda do ciclo. Ginecomastia não é dirigida pelo valor absoluto de estradiol, ela é dirigida pela relação entre estrogênio e androgênio. E existe uma situação clássica em que essa relação se desequilibra sem que o estrogênio esteja alto: quando a testosterona não voltou. Eixo que ficou parcialmente suprimido depois do ciclo deixa a testosterona baixa, o estradiol fica normal ou até baixo, e mesmo assim a proporção pende para o lado estrogênico. O sintoma que isso produz é exatamente o seu.

Se for esse o caso, veja o que o anastrozol está fazendo. Ele derruba ainda mais o estrogênio, o desconforto alivia, e você conclui que estava certo. Só que a causa, que seria testosterona baixa, continua lá, agora escondida atrás do alívio, e com estradiol baixo em cima, o que piora humor, libido, articulação e osso. Você estaria tratando o sintoma com a droga que aprofunda o problema. É por isso que eu não recomendo refazer TPC por garantia: refazer TPC às cegas é tratar um diagnóstico que ninguém fez.

O que resolve isso é barato e você já disse que pretende fazer exames antes de fevereiro. Só que os exames precisam ser feitos agora e sem o anastrozol interferindo, não em cima da hora. Peça testosterona total e livre, LH, FSH, estradiol e prolactina. LH e FSH são os que respondem a pergunta central: se estiverem baixos junto com testosterona baixa, o eixo não recuperou, e o tratamento é outro, com médico. A prolactina entra por dois motivos. Primeiro porque sintoma isolado de mama em homem tem entre os diagnósticos possíveis o adenoma produtor de prolactina, que é benigno, tratável e passa despercebido por anos. Segundo porque você está planejando trembolona, e volto nisso já já.

Um alerta prático sobre o exame da mama: se o incômodo for de um lado só, se você apalpar um nódulo duro ou aderido, ou se houver qualquer secreção pelo mamilo, isso precisa ser visto por médico sem esperar fevereiro. Câncer de mama em homem é raro, mas existe, e o que chama atenção é justamente o quadro unilateral.

Agora a sua primeira pergunta, sobre stano e trembolona juntos. Antes de escolher entre eles, olha o calendário que você montou. A testosterona e a trembolona terminam na semana 10, e o stanozolol vai da semana 7 até a 14. Ou seja, das semanas 11 a 14 você ficaria usando um oral 17-alfa-alquilado sozinho, sem base injetável, em cima de um eixo já suprimido e justamente no período em que o corpo deveria estar tentando voltar. É o pior lugar possível para colocar um oral. Se o stanozolol vai entrar, ele tem que terminar antes ou junto com os injetáveis, nunca depois.

E sobre trocar o stano por mais trembolona, no seu caso específico eu não faria nem uma coisa nem outra. Trembolona não aromatiza, mas tem atividade progestogênica, e sintoma de mama em quem já vem com o mamilo doendo é exatamente o terreno onde essa característica cobra caro. Você está planejando somar uma droga com afinidade progestogênica a um tecido que já está reclamando, sem saber ainda por que está reclamando. Essa é a definição de decisão tomada fora de ordem.

A ordem que eu sugiro é simples: exames primeiro, sem anastrozol por pelo menos duas ou três semanas antes da coleta, avaliação da mama por médico, e só depois conversa sobre ciclo. Se os exames mostrarem que o eixo não voltou desde janeiro, a pergunta de fevereiro deixa de ser qual composto usar e passa a ser outra bem diferente.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.