Pular para o conteúdo

Dúvida sobre ginecomastia

Respostas em Destaque

E ae pessoal, só de boa? 

Estou numa dúvida, vou usar trembo e testo, quem sabe vou acrescentar masteron

entao pra evitar uma ginecomastia , tava pensando em usar anastrozol, bom, só anastrozol durante o ciclo evitaria gineco? Uma dose de 0,5mg dia sim e dia nao, e quando terminar o ciclo, tenho que usar ele mais um tempo ainda pra nao dar efeito rebote? 

Sei que vao mandar em fazer exames, mas é só na duvida caso eu n faça os exames

a minha grande duvida é, anastrozol preveniria a gineco desse ciclo? 

• 5 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 406
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

@GZinUyt, a resposta direta à sua pergunta é não. Anastrozol sozinho não previne a ginecomastia desse ciclo, e o motivo é o coração da questão.

O anastrozol é inibidor de aromatase. Ele funciona bloqueando a enzima que converte testosterona em estradiol. Ou seja, ele só age sobre um caminho: o caminho estrogênico. Para a testosterona do seu ciclo, ele tem sentido, porque a testosterona aromatiza.

Só que a trembolona não aromatiza. Ela simplesmente não é substrato dessa enzima, então não existe conversão em estradiol para o anastrozol bloquear. E, mesmo assim, trembolona causa ginecomastia com frequência. Isso acontece porque ela tem afinidade alta pelo receptor de progesterona, em alguns ensaios até maior que a da própria progesterona, e a ativação desse receptor produz na mama um efeito parecido com o do estrogênio. Some-se a isso a tendência de elevar prolactina, que também contribui. Ou seja, a gineco por trembolona vem por uma porta que o anastrozol nem chega perto.

E aqui está a parte perigosa do plano. Ao tomar 0,5 miligrama de anastrozol em dias alternados durante um ciclo em que boa parte do androgênio não aromatiza, você tem grande chance de derrubar o estradiol perto de zero. Estradiol muito baixo em homem não é vitória, é problema: dor e estalo articular, libido no chão, humor péssimo, HDL despencando e perda de densidade óssea. E o pior é que os sintomas de estradiol muito baixo se confundem com os de estradiol alto, então a pessoa costuma aumentar a dose achando que está resolvendo, e afunda mais. Você terminaria com estradiol no chão e com a ginecomastia acontecendo do mesmo jeito, porque a causa era outra.

O que de fato atua na porta certa, no receptor da mama, é um modulador seletivo, como o tamoxifeno, e é por isso que ele é a ferramenta usada quando aparece nódulo doloroso. Para a componente de prolactina existem agonistas dopaminérgicos, mas eles têm efeitos próprios e não são item de prateleira.

Agora sobre a frase que você deixou no fim, e é a que mais me preocupa: usar anastrozol no escuro, só na dúvida, caso não faça exames. Anastrozol é o remédio mais dependente de exame que existe nesse contexto, porque não há nenhum sintoma que diferencie com segurança estradiol alto de estradiol baixo. Sem dosar, você está ajustando um parâmetro que não consegue enxergar. Não é como treinar sem planilha, é como dirigir com o para-brisa coberto.

E vale um recado que vai além da sua pergunta. Trembolona é um dos compostos mais pesados que existem, e não é composto para quem ainda está aprendendo a montar ciclo. Ela não aromatiza, mas cobra em outras moedas: insônia, sudorese noturna, queda acentuada de HDL, irritabilidade, tolerância cardiovascular pior e impacto renal. Numa lista de prioridades, ela é das últimas coisas que alguém deveria adicionar, não das primeiras.

Se o objetivo é ganho seco, testosterona com masteron já entrega bastante, com um perfil de colateral bem mais administrável, e aí sim o anastrozol tem lógica, porque a testosterona é o que aromatiza, e ainda assim só depois de o exame mostrar que o estradiol subiu.

Para desenhar o protocolo enxergando qual composto aromatiza, qual não aromatiza e onde cada medicação de suporte realmente age, a ferramenta de protocolo hormonal do site ajuda: https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/hormonio/

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.