Pular para o conteúdo

Uso de Vitamina D3 aumento da massa muscular

Respostas em Destaque

Fala aí pessoal , tudo bom , nesta pandemia passeia a utilizar vitamina D3 em doses medianas, para baixas ( em torno de 3 mil ui ao dia ( uso a k2mk7 as vezes junto , nessa dosagem não há necessidade da k2 , só em doses acima de 10 mil /dia ), então já uso a vitamina d3 por 6 meses e notei que ela me ajudou a ganhar mais massa  muscular , por ser um "hormônio natural " , claro que não tem os mesmos ganhos de uma terapia de testosterona , mas pra quem curte treinar ao natural a vitamina D3 ajuda nos ganhos , pude comprovar , antes de usar eu tinha 1,70 cm e 70 kg , bf em torno de 20 % , 6 meses depois com a mesma alimentação e aliado a vitamina d3 subi para 73 kg e meu bf baixou , no olhômetro diria, que estou com uns 15 % de bf , eu li que a vitamina d3 também ajuda na queima de gordura corporal , justamente por ser um pré hormônio

alguém mais aí suplementa com D3 e obteve ganhos e redução de Bf ?

E caso suplemente qual a dose que usa diária de D3 ?

OBS : eu nunca medi meu Bf mas antes eu estava meio gordinho e por fotos achava que tinha em torno de 20 %

agora sequei um pouco , devo estar na casa dos 15 %

o fato é que ganhei massa e diminuí Bf será que a vitamina D3 ajudou ou foi só impressão minha ?

• 5 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 583
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

A premissa está certa, @kutchekgore: a vitamina D é de fato um pró-hormônio, o calcitriol age em receptor nuclear próprio e existe receptor de vitamina D no tecido muscular esquelético. Onde a conversa precisa de precisão é na condição em que isso vira ganho.

O que a literatura mostra com consistência é que a correção da deficiência melhora força e função muscular. Em quem está com 25-OH vitamina D baixa, principalmente abaixo de 20 ng/mL, repor melhora desempenho, reduz fraqueza proximal e melhora recuperação. Já em quem tem nível suficiente, suplementar mais não produz ganho adicional de massa ou força nas revisões disponíveis. Ou seja, a vitamina D não funciona como anabolizante leve, funciona como correção de um limitante. Se você estava deficiente, o que é bastante provável em seis meses de pandemia com pouca exposição solar, o ganho que você percebeu tem explicação plausível e não é imaginação.

Sobre queima de gordura, aí eu seguraria o entusiasmo. Existe associação entre nível baixo de vitamina D e obesidade, mas boa parte dessa relação é de mão contrária: o tecido adiposo sequestra vitamina D, então quem tem mais gordura tende a ter nível sérico menor. Os ensaios que suplementaram vitamina D com objetivo de emagrecimento mostram efeito pequeno ou nulo sobre gordura corporal quando a dieta é controlada. A redução que você percebeu, junto com 3 kg a mais na balança, provavelmente veio da soma de treino e alimentação nesse período.

Duas recomendações práticas. A primeira é dosar. Sem o exame de 25-OH vitamina D você está suplementando no escuro, sem saber se partiu de 12 ou de 35, e é justamente esse número que define se a resposta que você sentiu faz sentido. O alvo usual fica entre 30 e 50 ng/mL, e 3000 UI por dia é dose de manutenção razoável para a maioria dos adultos, com correção mais alta apenas quando há deficiência confirmada. Doses altas e prolongadas sem acompanhamento têm risco real de hipercalcemia, com náusea, sede excessiva, cálculo renal e calcificação vascular. Vale medir também cálcio sérico e paratormônio quando a dose for alta.

A segunda é sobre a vitamina K2. Você mesmo já colocou a ressalva certa: a ideia de que ela direciona o cálcio para o osso em vez da artéria é biologicamente plausível, com base na ativação de proteínas dependentes de K, mas a evidência clínica de que isso reduz desfecho cardiovascular em quem usa vitamina D ainda é limitada. Não é bobagem, só não é obrigatório.

Um último ponto, sobre medir progresso: comparar 20 com 15 por cento no olhômetro tem uma margem de erro enorme. Se quiser acompanhar de verdade, fixe cintura com fita métrica, peso na mesma condição e foto na mesma luz e posição. Ficaria muito mais fácil saber o quanto veio de cada variável.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.