Pular para o conteúdo

Ciclos

Respostas em Destaque

Eu sei que a pergunta que vou perguntar não tem nada haver aqui,tenho 26 Anos e eu uso boné todos os dia 24 horas e uso até com cabelo molhado,eu não entendo como eu tenho muito cabelo ainda e tenso,pq minha genética é de cabelo ralo bem fino e meu pai tem o cabelo super fino e ralo como pode?eu não entendo 

Editado em por Dudu j

• Respostas 2
  • Visualizações 321
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 3 anos depois...

Dudu, a pergunta tem resposta e ela é boa notícia: boné não causa calvície. Esse é provavelmente o mito capilar mais difundido que existe, e ele não se sustenta.

A calvície comum, chamada alopecia androgenética, depende de dois fatores e nenhum deles é externo. O primeiro é a di-hidrotestosterona, hormônio derivado da testosterona pela ação da enzima 5-alfa-redutase. O segundo, e decisivo, é a sensibilidade herdada dos folículos a ela. Nos folículos geneticamente sensíveis, a di-hidrotestosterona encurta progressivamente a fase de crescimento do fio, e a cada ciclo o cabelo nasce mais fino, mais curto e menos pigmentado, até virar penugem. Esse processo acontece dentro do folículo, abaixo da pele. Nenhum tecido apoiado por cima interfere nele. Também não procede a ideia de que o couro cabeludo precisa respirar ou que o boné sufoca a raiz: o folículo é irrigado por vasos sanguíneos vindos de baixo, não pelo ar.

Existem duas coisas reais que o boné pode causar, e vale distinguir das duas. A primeira é alopecia de tração, quando o boné é muito apertado e produz atrito constante no mesmo ponto. Ela aparece exatamente na linha onde a aba ou a faixa comprime, não no topo da cabeça nem nas entradas, e regride se a compressão parar. A segunda é consequência do que você mencionou de usar com o cabelo molhado: umidade e oclusão prolongadas favorecem dermatite seborreica e foliculite, que causam coceira, descamação e queda difusa temporária. Isso incomoda e vale corrigir, secando o cabelo antes de cobrir, mas é reversível e não é calvície.

Sobre a sua dúvida de fundo, por que você continua com cabelo se seu pai tem cabelo fino e ralo, a explicação está na forma como isso é herdado. A ideia popular de que a calvície vem do pai, ou de que vem só do avô materno, é uma simplificação. A alopecia androgenética é poligênica, envolve dezenas de regiões do genoma. O gene do receptor de andrógeno, que é um dos de maior peso, fica no cromossomo X, e homens recebem o X da mãe, o que explica a força da linhagem materna. Mas há muitos outros loci autossômicos que vêm dos dois lados. O resultado é que a herança é uma loteria de combinações, e é perfeitamente possível um filho não repetir o padrão do pai. Repare também que seu pai tem cabelo fino e ralo, o que é diferente de careca, e cabelo naturalmente fino é outra característica, independente da calvície.

Como o tópico está na seção de ciclos, vale acrescentar o que de fato importa nesse contexto. Uso de anabolizantes acelera a alopecia androgenética em quem tem predisposição, e a intensidade depende do composto. Os derivados da di-hidrotestosterona e os que não aromatizam tendem a ser mais agressivos com o cabelo do que a testosterona isolada. E o efeito não é linear no tempo: em quem já estava caminhando para a queda, um ciclo pode antecipar em anos o que aconteceria devagar, e o que se perde por miniaturização completa não volta. Se o cabelo é uma prioridade para você, esse é o fator de risco a considerar, não o boné.

Se em algum momento aparecerem afinamento no topo da cabeça, recuo das entradas ou aumento da queda no chuveiro, o momento de agir é esse, no início, porque tratamento preserva o que existe muito melhor do que recupera o que já sumiu. Isso é conversa com dermatologista, que vai avaliar com tricoscopia antes de propor qualquer coisa.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.