Postado 9 de julho de 200816 anos Olá, pessoal ! Conhecem algum site que contenha algum artigo científico, gráfico, etc ... que relacione Musculação e Longevidade ? Opinião a gente ouve de qualquer um. Gostaria de algum trabalho científico a respeito dizendo algo como a porcentagem de fisiculturistas que passam dos 80 anos e coisas do tipo. É importante sabermos disso, pelo menos para os fisiculturistas que querem viver bastante e com qualidade: O que estamos fazendo com a nossa saúde, já pensaram nisso ? Pois muitos só pensam em malhar e hipertrofiar.
Postado 9 de julho de 200816 anos Também tenho muito interesse em algum artigo cientifico com essa dicotomia - Musculação-Longevidade. Muito bem exposto, eu já havia pensado nisso diversas vezes. Se alguém puder ajudar...
Postado 9 de julho de 200816 anos Não responde a sua pergunta, na BIREME não encontrei nada... agora de uma olhada: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S00 ... xt&tlng=pt Sobre musculação em idosos - cardiopatias -
Postado 9 de julho de 200816 anos Autor É pra alguma tese ou trabalho né? Não, Ricky. É só por curiosidade mesmo e interesse no assunto. Se o assunto "saúde" não é importante, o que é importante então, não é verdade ?
Postado 9 de julho de 200816 anos Autor Não responde a sua pergunta, na BIREME não encontrei nada... agora de uma olhada: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S00 ... xt&tlng=pt Sobre musculação em idosos - cardiopatias - Valeu pela contribuição, apesar de não falar sobre a relação musculação e longevidade, não deixa de ser um artigo interessante, haja vista que fala-se apenas dos benefícios dos aeróbios e não dos resistidos em cardiopatias. O tópico que enviei esta novo ainda, vamos ver se alguém encontra na net algum artigo científico a respeito.
Postado 9 de julho de 200816 anos Muito boa pergunta! Às vezes fico pensando se, com o passar dos anos, não começam a surgir problemas — especialmente nas articulações (ligamentos, cartilagens, tendões e etc). Será que musculação por muito tempo não acarreta envelhecimento ou desgaste precoce nas articulações? O sistema ósteo-muscular ficará de fato fortalecido, após anos de musculação, ou justamente devido ao longo tempo de treino ficará precocemente desgastado? Fico imaginando os meniscos, por exemplo, se — após comprimidos por cargas muito acima do normal (entenda-se "normal" como sendo o peso do próprio corpo apenas), durante os vários anos de treinamento — não acabam ficando precocemente com uma espessura menor, comprometendo toda a articulação.
Postado 11 de julho de 200816 anos Q eu saiba existe um fator negativo na musculação: é a alta ingestão calórica pra q haja hipertrofia. A comunidade científica jah divulgou alguns estudos a respeito da restrição calórica q comprovadamente aumenta a longevidade.
Postado 11 de julho de 200816 anos Q eu saiba existe um fator negativo na musculação: é a alta ingestão calórica pra q haja hipertrofia. A comunidade científica jah divulgou alguns estudos a respeito da restrição calórica q comprovadamente aumenta a longevidade. verdade... quem come menos, vive mais !
Postado 12 de julho de 200816 anos Q eu saiba existe um fator negativo na musculação: é a alta ingestão calórica pra q haja hipertrofia. A comunidade científica jah divulgou alguns estudos a respeito da restrição calórica q comprovadamente aumenta a longevidade. Confesso que eu não conhecia esses estudos, o que eu já conhecia era que os maus hábitos alimentares dos dias de hoje (muita comida fast-food por exemplo) — o que implica alta ingestão calórica — isso sim faz mal e reduz longevidade. Agora, a alta ingestão calórica à qual vc se referiu é, idealmente, totalmente balanceada, sem o grande excesso de gorudras e carboidratos da dieta "fastfood", e contempla também todos os outros nutrientes necessários a uma dieta saudável (fibras, vitaminas, etc). Sem contar a alta ingestão de água, que possui inúmeros benefícios à saúde. Até esse tipo de dieta hipercalórica faz mal?
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.