Ontem a noite quando respondi ao tópico, não deu para escrever muito pois estava ruim de escrever, portanto vou agora explicar melhor a ideia.
Explicar também que quando citei Testosterona "bioidêntica", e ideia não era fazer comparações com os hormônios bioidênticos usados em terapias de reposição hormonal, que até nos dias de hoje é foco de polemicas e afirmações contrárias mesmo de especialistas; mas vamos deixar isso para uma outra oportunidade.
A ideia minha é contradizer totalmente oque o autor do tópico diz, que pelo fato da Durateston ser Testosterona, ela é igual à Testosterona Endógena biológicamente produzida pelo corpo, no que se trata, por exemplo, das alergias.
O "líquido" que sai de uma ampola de Durateston, é composto de Testosterona Base + 4 éster(propionato, fenilpropionato, isocaproato e decanoato) + os Excipientes: álcool benzílico e óleo de amendoim, que nada tem de igual à Testosterona Endógena Biológica produzida pelos nossos Testículos e jogada na nossa corrente sanguínea.
Portanto é totalmente incorreto pensar que sendo Testosterona, uma Durateston nunca poderia causar alergia. E tal fato é até colocado na própria bula da Durateston, onde citam: "hipersensibilidade às substâncias ativas ou a quaisquer dos excipientes presentes na fórmula do produto, incluindo o óleo de amendoim. Durateston® é portanto, contraindicado em pacientes alérgicos ao amendoim ou à soja".
Processos alérgicos são causados por substâncias alergênicas, e é uma reação exagerada ou uma hipersensibilidade do sistema imunológico à determinadas substâncias, que porém tidas como inofensivas, podem ser categorizadas como causadoras de hipersensibilidades e alergias.
As substâncias mais comuns que causam alergia, são catalogadas, mas fica em tese difícil, afirmar todas as substâncias que causariam hipersensibilidade e alergias em todas as pessoas do mundo, pelo simples fato da individualidade de cada um, e de não podermos precisar de que forma o sistema imunológico de cada um iria reagir com a grande gama de substâncias exógenas que as pessoas acabam tendo contato.