Jump to content

Álcool: inimigo da dieta e da musculação

Amanda Mayrinck Hallak
  • , 9,363 views

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar sérios danos a saúde. Doenças do fígado, sistema digestivo e coração, assim como perda de apetite e deficiências vitamínicas, são alguns dos problemas causados diretamente pelo álcool.

É comum beber em festas, noitadas, encontros com amigos, etc. Isso se tornou algo básico, seja diariamente ou somente nos finais de semana. Há pessoas que não conseguem se divertir caso não tenha bebidas nas “curtições e encontros”.

São comuns comentários do tipo: “festa sem álcool não tem graça. Não consigo curtir sem álcool. Com isso, acaba ocorrendo a introdução da bebida alcoólica na rotina de vida, gerando muitas vezes abusos e, em determinados casos, levando até a dependência.

É muito comum ver pessoas que passam a semana toda seguindo “dieta”, seja com objetivo de ganho de massa muscular, emagrecimento ou definição. Mas quando chega ao final de semana acha sagrado beber.

Beber apenas no final de semana já atrapalha o processo de qualquer objetivo.

"O processo de absorção do álcool é relativamente rápido (90% em uma hora). Porém o mesmo não ocorre com a eliminação, que demora de 6 (seis) a 8 (oito) horas e é feita através do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração (2%)."

Muitas pessoas passam a noite toda bebendo, sem dormir, sem comer direito e, para piorar, no dia seguinte ficam ainda mais horas sem comer, isso quando não passam muito mal e/ou tem ressaca, o que detona ainda mais o organismo, em todos os sentidos.

As bebidas alcoólicas contem muitas calorias perdendo apenas para a gordura.

Um grama de álcool contem sete calorias e o que e pior, calorias vazia. Mesmo em pequenas quantidades, o álcool já se torna devastador para aniquilar qualquer sucesso em termos de resultados de emagrecimento e/ou definição.

Não pense que se seu objetivo é ganho de massa muscular este quadro muda.

Entenda onde o álcool entra nisso observando os efeitos da bebida alcoólica dentro do organismo. O álcool:

  • Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;
  • Causa desidratação do organismo;
  • Diminui a taxa de açúcar no sangue;
  • Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);
  • Diminui os níveis de testosterona;
  • Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.


Além disso, o álcool é hiper-estrogenico, ou seja, nas mulheres, faz seu fígado produzir muito hormônio feminino (estradiol/ estrona), e nos homens, esse efeito silencioso é refletido na inibição dos receptores da testosterona no tecido muscular e hipotálamo. Neste último, os danos são ainda mais graves. Eles malham e a fibra somente fica “inchada”, a força não vem, a fadiga e a agressividade aumentam, libido e ereção diminuem cada vez mais.

No organismo, o álcool não consegue absorver bem os componentes dos alimentos, através do intestino delgado — principalmente as vitaminas B1, B6, B3 e o ácido fólico alem da queda acentuada de potássio, magnésio, cálcio, zinco e fósforo.

No entanto, evitar a ingestão de bebida alcoólica é a primeira observação feita para pessoas que visam ganhar massa ou perder gordura, pois o álcool atrapalha em ambos objetivos. Mas se por acaso você for beber, tente evitar ao máximo os exageros. Não fique horas sem comer e nem beba com o estômago vazio.

Sign in to follow this  

User Feedback

Recommended Comments

Que texto infeliz. Poxa vida, que pena. Logo eu que a cada tópico envolvendo nutrição recomendo as pessoas a consultarem nutricionistas (fiz isso hoje, inclusive): simplesmente o manguaceiro diário - aquele que acorda todo o dia com o cachorro lambendo o vômito do canto de sua boca quando está no chão - é colocado no mesmo balaio que alguém que toma duas taças de vinho tinto seco somente no domingo.

 

Saí da obesidade mórbida, perdi até agora dezessete quilos, sem um dia sequer tendo entrado em platô, cumpro rigorosamente minha dieta baseada em pirâmide alimentar de segunda a sábado. No domingo, meu de de lixo, como à vontade e bebo o meu vinho religiosamente. Aumento, sem dúvida, meu peso na segunda-feira e, ao longo da semana, além desse peso voltar a ser perdido, continuo com minha perda, tranquilamente e feliz. Renovo dessa forma meu ânimo pra encarar mais uma vez seis novos dias de batalha, com tudo contadinho ali na balança, tudo planilhado, etc. 

 

Custava ter escrito um parágrafo, por mínimo que fosse, comentando acerca dos tipos de bebidas, diferenciando-as, explicando sobre cervejas, destilados, vinhos, suas quantidades, os máximos toleráveis, o que pode ser considerado intolerável, etc?

 

Aprecio muito, mas muito mesmo, as contribuições dos colegas especialistas, mas não dá pra protestar contar um texto desses.

Share this comment


Link to comment
Share on other sites

Vou falar sobre o álcool e o ganho de massa muscular.

 

Eu acho que o álcool prejudica sim o praticante de musculação, eh notória a diminuição de vitaminas do complexo B em pessoas alcoólicas, tanto eh que em tratamento de alcoolismo em níveis elevados, uma das premissas eh a administração de Tiamina(B1), que uma das maiores carência em pessoas em tratamento de alcoolismo.

 

Ele tem um potencial de desidratar o corpo, possivelmente por ação ainda não comprovada relacionada com a Vasopressina ou hormonio Antidiurético, que regula a pressão arterial bem como tbm a diurese. E essa desidratação para uma pessoa que treina se dedicando no ganho de massa muscular eh bem ruim mesmo.

 

O fato do álcool ser usado pelo corpo como fonte de energia por ser calórico, faz com que a pessoa consiga passar longos períodos apenas ingerindo bebidas alcoólicas sem se alimentar, mas devemos ressaltar que esse processo se levado por grande período de tempo contínuo vai sim levar ao Catabolismo Proteico, pois como o álcool eh mesmo uma caloria vazia, e o corpo nesse período terá energia vinda da caloria do álcool, mas sem a ingestão de Proteína, e assim na necessidade de produzir substancias/hormônios de origem Proteica, o corpo se vê obrigado a ter um certo Catabolismo Proteico para suprir a demanda de Aminoácidos necessários ao processo.

 

Uma parte da matéria escrita aqui no FISIculturismo, está em outro local da Internet postado por Marcos Jordão, e inclusive algumas partes dessa matéria aqui do FISIculturismo são exatamente iguais ao texto postado pelo Marcos Jordão.

 

Segundo esse texto do Marcos Jordão, e a Matéria escrita aqui no FISIculturismo, que são em algumas partes são exatamente iguais, eu destaco o problema relacionado ao fato da dessensibilização dos receptores de Testosterona, fato que foi constatado em um estudo recente, e de fato acredito ser sim verdadeira.

 

O fator ressaca do dia seguinte tbm eh "cruel", pois a pessoa se alimentou de forma errada durante uma bebedeira prolongada(como já expliquei acima), e no dia seguinte com a ressaca acaba se prejudicando mais ainda pois se torna difícil a reidratação do corpo e a nutrição correta.

 

Portanto uma bebedeira levada por muito tempo seguido de forma ininterrupta, ou no caso de alcoolismo mesmo, pode e vai sim prejudicar o praticante de musculação que visa o ganho de massa muscular, mas não creio que esses efeitos todos que citei acima, tenham um grau de impacto tão grande em uma pessoa que bebe uma Taça de Vinho ou uma Lata de Cerveja; com a moderação acho possível sim levar uma diversão de Final de Semana nos termos de controle de algo que nunca passe do social; mas alerto que aqueles que não conseguem ficar apenas no social, devem sim se manter longe de bebidas alcoólicas para não prejudicar seus objetivos dentro da musculação.

 

abracos colegas.

Share this comment


Link to comment
Share on other sites


Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Add a comment...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Ariana6
      Estou na 4° semana de stanozolol, tomo 20mg por dia.
      Não sou muito de beber bebidas alcoólicas , apenas socialmente.
      O problema é que ira  ter uma festa esse fim de semana.
      Posso ingerir álcool?
    • By Edjane
      Sou um pouco dificil de ganhar massa muscular, faço o uso de whey+ creatina + glutamina +dextrose  +bcaa (malho no minio 3vezes na semana). Trabalho em shopping e é complicado ter tempo.
      Frequento a academia praticamente a vida toda rs.. Mas nunca tao certinho como agora. Certinha estou há 6 meses. Comprei OXANDROLONA 20MG (comprimido) mas ainda não tomei, estou com muitas duvidas...
      Posso comer carne de porco e ingerir bebida alcoólica? A oxan. dá problema no fígado? Como devo ciclar (malho na parte da manhã)? 20mg está bom para o primeiro ciclo? A OXAN. Vai me ajudar a secar a gordura abdominal? Há 6 anos fiz um ciclo de stigor, mas tive varias complicações devido a minha má  alimentação.
      Dessa vez estou fazendo acompanhamento com uma Coach (personal online) mas ela não passa ciclo e me colocou o maior terror sobre a OXAN.
      Confesso que estou com pouco de medo. Quem usou fale sobre as reações que tiveram!
      Tenho 32 anos, 1 filha , 1,75m , peso 67kg , percentual de gordura 27%. Quero chegar aos 75kg de massa magra.

       

    • By padeiro
      Eu gostaria de saber se durante o ciclo pode-se beber algum tipo de bebida? eu ouvi falar que pode tomar só destilados é verdade? o que a bebida influencia no ciclo, pode cortar o efeito da droga? OBRIGADO
    • By Rodrigo Enseki
      Apliquei ontem uma ampola de Durateston e semana que vem mais uma. Dou uma pausa por conta das festas de fim de ano já que a clínica vai estar fechada e volto em janeiro. E faço o ciclo de 4 semanas. Algum ploblema em relação a isso? Tenho outra dúvida , se há algum problema em consumir bebida alcoólicas durante esta fase nos finais de semana algumas taças de vinho? Depois desse ciclo eu posso parar ou preciso sempre fazer ciclos?
      Obg desde já !
    • By adrianinha123
      Fala galera tudo joia?
      entao, terminei meu ciclo de oxan a aproximadamente 1 semana, e iniciei uma tpc que durará 30 dias. O ciclo durou 2 meses, mas eu ja estava sem ingerir bebida alcoolica um tempo antes, entao, fazem 3 meses e meio que eu nao coloco uma gota de alcool na boca.
      porem, meu aniversario é na semana q vem e eu ainda vou estar na tpc. Queria saber se posso ingerir alcool, pq apesar de eu estar a esse tempao sem beber e inclusive, pretendo continuar assim pra otimizar meus ganhos, nessa data especial eu queria tomar uma com os amigos rsrsrs
       
×
×
  • Create New...