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Agachamento no smith

Aprenda como fazer agachamento no smith da melhor maneira (execução correta) com nosso personal trainer Luan Viana. Conheça os erros mais comuns para conseguir mais benefĂ­cios para os mĂșsculos paravertebrais lombares, quadrĂ­ceps, glĂșteos, posterior de coxa.

Luan Viana
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Passo a passo para execução correta:

  1. Colocar-se embaixo da barra, apoiando-a no trapézio;
  2. Posicionar os calcanhares embaixo da barra, numa linha reta (como na barra livre);
  3. Posicionar os pés de modo neutro, natural (na largura dos ombros ou do quadril e levemente apontados para fora);
  4. Manter o abdome e a lombar contraídos durante toda a execução do movimento;
  5. Manter o olhar fixo Ă  frente;
  6. Destravar a barra e descer com o mĂĄximo de amplitude jogando o quadril para trĂĄs naturalmente, sem ficar se apoiando na barra;
  7. Manter a força no calcanhar ou no meio do pé;
  8. Subir sem fazer o encaixe articular do joelho ou do quadril.

Animação (gif):

Agachamento no smith: posição inicial Agachamento no smith: posição intermediåria Agachamento no smith: posição final Agachamento no smith: posição intermediåria
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MĂșsculos trabalhados:

  • Paravertebrais lombares;
  • QuadrĂ­ceps;
  • GlĂșteos;
  • Posterior de coxa.

Imagens do movimento:

  • Agachamento no smith: posição inicial
  • Agachamento no smith: posição intermediĂĄria
  • Agachamento no smith: posição final

Erros comuns:

  • Colocar os pĂ©s muito Ă  frente da barra e se apoiar nela (prejudicando a lombar, joelhos e coluna);
  • Fazer o encaixe articular ao subir (Ă© um descanso e tambĂ©m sobrecarrega o joelho);
  • Colocar os pĂ©s muito atrĂĄs da barra e fazer um flexĂŁo de tronco exagerada (tambĂ©m prejudica a coluna e joelhos);
  • Fazer a força na ponta dos pĂ©s e passar o joelho dessa mesma ponta dos pĂ©s (isso Ă© pĂ©ssimo para os joelhos);
  • Unir os pĂ©s (nĂŁo hĂĄ nenhum ganho muscular e gera desequilĂ­brio);
  • Deixar os pĂ©s exageradamente afastados (o exercĂ­cio para a ser um agachamento sumĂŽ);
  • Jogar o quadril muito para trĂĄs (flexionar muito o tronco Ă© muito perigoso para a colunar e joelhos);
  • Apontar a ponta dos pĂ©s para dentro (pode trazer prejuĂ­zos aos joelhos);
  • Ajudar a execução com as mĂŁos empurrando a coxa;
  • Fazer o encaixe do quadril ao subir, espremendo os glĂșteos (isso gera quebra da tensĂŁo na musculatura, Ă© um descanso), o movimento deve ser natural;
  • Descer pouco, sem aproveitar de mĂĄximo de amplitude do movimento.

 

VĂ­deo explicativo:

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Participaram da produção do(a) Agachamento no smith:


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