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Agachamento no smith: como fazer [certo!] e benef√≠cios ūüŹč

Aprenda como fazer agachamento no smith da melhor maneira (execu√ß√£o correta) com nosso personal trainer Luan Viana. Conhe√ßa os erros mais comuns para conseguir mais benef√≠cios para os m√ļsculos paravertebrais lombares, quadr√≠ceps, gl√ļteos, posterior de coxa.

Luan Viana
  • , 113 visualiza√ß√Ķes

Passo a passo para execução correta:

  1. Colocar-se embaixo da barra, apoiando-a no trapézio;
  2. Posicionar os calcanhares embaixo da barra, numa linha reta (como na barra livre);
  3. Posicionar os pés de modo neutro, natural (na largura dos ombros ou do quadril e levemente apontados para fora);
  4. Manter o abdome e a lombar contraídos durante toda a execução do movimento;
  5. Manter o olhar fixo à frente;
  6. Destravar a barra e descer com o m√°ximo de amplitude jogando o quadril para tr√°s naturalmente, sem ficar se apoiando na barra;
  7. Manter a força no calcanhar ou no meio do pé;
  8. Subir sem fazer o encaixe articular do joelho ou do quadril.

Animação (gif):

Agachamento no smith: posição inicial Agachamento no smith: posição intermediária Agachamento no smith: posição final Agachamento no smith: posição intermediária
Baixar animação

M√ļsculos trabalhados:

  • Paravertebrais lombares;
  • Quadr√≠ceps;
  • Gl√ļteos;
  • Posterior de coxa.

Imagens do movimento:

  • Agachamento no smith: posi√ß√£o inicial
  • Agachamento no smith: posi√ß√£o intermedi√°ria
  • Agachamento no smith: posi√ß√£o final

Erros comuns:

  • Colocar os p√©s muito √† frente da barra e se apoiar nela (prejudicando a lombar, joelhos e coluna);
  • Fazer o encaixe articular ao subir (√© um descanso e tamb√©m sobrecarrega o joelho);
  • Colocar os p√©s muito atr√°s da barra e fazer um flex√£o de tronco exagerada (tamb√©m prejudica a coluna e joelhos);
  • Fazer a for√ßa na ponta dos p√©s e passar o joelho dessa mesma ponta dos p√©s (isso √© p√©ssimo para os joelhos);
  • Unir os p√©s (n√£o h√° nenhum ganho muscular e gera desequil√≠brio);
  • Deixar os p√©s exageradamente afastados (o exerc√≠cio para a ser um agachamento sum√ī);
  • Jogar o quadril muito para tr√°s (flexionar muito o tronco √© muito perigoso para a colunar e joelhos);
  • Apontar a ponta dos p√©s para dentro (pode trazer preju√≠zos aos joelhos);
  • Ajudar a execu√ß√£o¬†com as m√£os empurrando a coxa;
  • Fazer o encaixe do quadril ao subir, espremendo os gl√ļteos (isso gera quebra da tens√£o na musculatura, √© um descanso), o movimento deve ser natural;
  • Descer pouco, sem aproveitar de¬†m√°ximo de amplitude do movimento.

 

Vídeo explicativo:

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Participaram da produção do(a) Agachamento no smith:


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