Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Obesidade pode causar alterações genéticas, diz estudo


WillMagno

Post Destacado

Notícia divulgada recentemente. Oque vocês acham?

 

O excesso de peso pode causar alterações genéticas. O estudo foi feito pelo epidemiologista genético Shaoyong Su, da Georgia Regents University, nos Estados Unidos.

 

A ciência já sabia que a obesidade pode ser hereditária. Se os pais são obesos, as crianças sofrem um risco maior de ficarem iguais aos pais. A novidade é que a alimentação gordurosa também pode causar alterações genéticas.

 

Ao analisar parte do genoma de 703 pessoas obesas, magras e com sobrepeso, o pesquisador percebeu que o gene LY86 sofreu uma metilação. Isso significa que houve uma mudança química no genoma, como se fosse uma forma do organismo se adaptar ao "novo" ambiente.

 

O fenômeno aumenta o risco de a pessoa desenvolver determinados tipos de câncer e doenças cardíacas. Além disso, também pode causar resistência à insulina, uma das causas da diabetes.

 

A partir de agora, Su fará experimentos em roedores para investigar a metilação em ratos obesos, em ratazanas grávidas e em seus filhos. Isso permitirá que o pesquisador entenda os detalhes da alteração no gene LY86, como a predisposição genética e a influência de hábitos externos.

 

Su afirma que existem casos reais de bebês que sofreram metilação durante a gestação. Segundo o pesquisador, o fenômeno aconteceu 1944, na Holanda.

 

Nessa época, muitos habitantes sofriam com a escassez de alimentos. Os filhos de mulheres que estavam grávidas nasciam com uma mudança genética para que eles conseguissem sobreviver nesse tipo de cenário. Quando o país superou a crise, essas crianças apresentaram um risco elevado de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Dias mais ativos

Membros mais ativos neste tópico

Dias mais ativos

Assisti ou li algo sobre esse assunto, onde os filhos de sobreviventes do holocausto estão sofrendo de inúmeras doenças entre elas de câncer, devido a época em que seus pais passaram fome. Esse período de escassez de alimento fez com que essas pessoas sofressem alterações genéticas que foram transmitidos para seus filhos. Uma coisa assustadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...