Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

rech51

Post Destacado

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

beckerhuge.jpg

Ele venceu o Mr. Universo de 1978 e se tornou o primeiro bodybuilder na historia a obter um score perfeito dos juizes, no ano seguinte ele ficou em segundo lugar para Frank Zane no Mr. Olympia, para alguns Mike devia ter ganho a competição.

MINHA EXPERIENCIA COM O TREINAMENTO MIKE MENTZER

por Paul Becker

Eu comecei a me interessar em bodybuilding em 1978, na época Mike Mentzer subia como um míssel nos ranks de boldybuilding. Ele venceu o Mr. Universo de 1978 e se tornou o primeiro bodybuilder na historia a obter um score perfeito dos juizes, no ano seguinte ele ficou em segundo lugar para Frank Zane no Mr. Olympia, para alguns Mike devia ter ganho a competição.

A ULTIMA COMPETIÇÃO DO MIKE.

A sua ultima competição foi o Mr.Olympia de 1980, onde Arnold saiu da aposentadoria, os boatos eram que Arnold estava cansado de ouvir Mike dizer que Heavy Duty era o único modo de treinar, e que vencendo Mike iria provar que ele estava errado. Arnold ganhou a competição mesmo não estando na melhor forma, e Mike que estava em melhor forma do que no ano anterior ficou somente em 5º, as pessoas gritaram "COMBINADO!" e Mike, incentivado por isso, se aposentou da competição.

Você vê que Mike criou muita comoção com seus artigos sobre treinamento Heavy Duty. Mike dizia que todos bodybuilders estavam em overtraining e que isto estava retardando seus progressos, e enquando a maioria dos bodybuilders treinavam na maneira como Arnold por 2 ou mais horas 6 dias por semana e estavam fazendo 20 ou mais series por parte do corpo, Mike treinava somente 30 minutos 3 a 4 vezes por semana e somente algo em torno de 5 series por parte do corpo (mais tarde sugeriria fazer menos ainda, como você verá logo).

Os debates variavam de: "ele está errado." "ele é louco." "Ele só quer aparecer." até "não, Mike está certo." "ele é um gênio." "ele nos mostrou o caminho", e ainda é assim nos dias de hoje.

Mas este artigo não quer provar se Mike estava certo ou errado. Ele só está aqui pra compartilhar minha experiência e faze-los tentar a rotina que ele me fez fazer.

mentpic1.jpg

QUANDO ACONTECEU.

Eu estava na Califórnia em 1999 quando Mike treinava pessoas em Santa Monica, eu iria ir embora em poucas semanas e senti que esta era minha última possibilidade de encontrar e treinar com meu herói (eu nunca imaginei quão certo eu estava até que Mike morreu a pouco menos de 2 anos mais tarde).

Eu contatei Mike e marquei um treino para que nos encontrássemos, eu cheguei na academia e quando eu me deparei com Mike andando em minha direção, a primeira coisa que eu observei era sua aparência de dor, eu perguntei "Mike, o que há de errado com suas costas?" "Oh, eu tenho grandes problemas nas costas há anos." Disse-me. Muitos tentaram atacar as ultimas teorias de treinamento do Mike em razão dele estar me má forma nos últimos anos da década de 90, e se tudo que faia eram algumas series por treino, então por que estava naquela forma? A verdade é ele não podia mais treinar tão duramente como sentia que podia, por causa de suas costas.

A próxima coisa que eu observei era que ele não estava em forma, mas não era em tão má forma como alguns o fizeram parecer por ae, seus antebraços e braços ainda eram muito grandes!

Disse-me que faríamos um treino de perna, e a primeira coisa que ele me mostrou era a forma como queria que eu fizesse todos os exercícios, esta era muito lenta, aproximadamente 4 segundos para subir e 4 segundos para descer. E se houvesse resistência na posição contraída, como na extensora segurar por 2 segundos, isto torna o exercício muito árduo, contudo extremamente seguro, disse-me que tinha treinado mais de 1.000 pessoas diferentes e nunca ninguém se machucou em uma sessão de treinamento com ele.

Depois de um breve aquecimento, Mike mandou-me fazer 1dolorosa, lenta e pesada serie de extensões à falha e então sem nenhum descanso 1 serie de Leg Press à falha. É completamente diferente ter alguém lá empurrando você se comparado a treinar sozinho, Mike dizia "ok, você pode fazer mais, se sua vida depender disso você faz mais 2 reps, e se houver dez meninas nuas esperando você, entao vai fazer mais 3 reps!" Eu fiz mais reps que jamais pensei que podia e então quando eu atingi a falha de verdade ele disse "ok, é o bastante, isso é falhar."

mentpic3.jpg

A ENTREVISTA.

Uma das perguntas que eu tinha e que você também deve ter é “O que Mike considerava falhar?", bom se você chegar a um ponto onde não pode mais completar outra repetição completa no seu estilo, isso é falhar. Não há necessidade de reps forçadas, etc..

Eu tinha feito somente duas series mas minhas pernas estavam muito inchadas e eu sentia uma profunda estimulação de crescimento nelas. Mandou-me descansar um pouco e então fomos pra panturrilha, a maioria das pessoas dizem que não conseguem ganhar panturrilha, mas eu os vejo fazendo repetições muito rápidas nas elevações plantares.. Bom tente da maneira que Mentzer me fez treinar, "suba devagar, segure em cima, suba um pouco mais alto, mais alto, segure, desça devagar." Você vai fazer 12 a 20 reps desse jeito e verá a diferença.

Acredite ou não isso foi o treino inteiro!

Mike então me levou para rua e falou comigo por aproximadamente meia hora e respondeu a todas as perguntas que fiz. Era muito culto, mesmo falando calmamente, ele não tentou empurrar suas idéias minha garganta abaixo. Era um homem muito inteligente. Era louco? Não. Era excêntrico? Bem, um pouco, por exemplo quando nós nos sentamos pela primeira vez ele bebia um copo grande do café e tirou do bolso um maço de cigarros, "você fuma?" ele perguntou. "Não.." Eu disse. Ele acendeu o cigarro, tomou uma boa tragada e disse "eu amo isso!"

Meu treino seguinte alguns dias mais tarde foi peito e costas, outra vez depois de um breve aquecimento, mandou-me fazer uma serie de Voador à falha e então sem descanso uma serie de Supino Inclinado à falha. Nós descansamos um pouco e então fizemos Pulley Pega da Fechada, a primeira repetição foi dura, e eu disse ao Mike, "isto é demais peso pra mim." Ele disse, "Nao., tá bom pra você fazer 6 a 8 reps." E pra minha surpresa eu fiz, eu percebi que havia uma grande diferença em ter alguém como o Mike me empurrando, eu pensei o que aconteceria se eu treinasse com Mike por um tempo. Foi como se ele tivesse lido minha mente, ele disse "homem você está bem, eu gostaria de trabalhar com você por alguns meses". Tristemente isso nunca aconteceu porque eu tive de me mudar.

O segundo treino terminou com uma serie de Levantamento-Terra, de novo isso foi o treino inteiro!

Mike saiu da cidade e nós planejamos um novo treino quando ele voltasse, mas isso nunca aconteceu porque nossas agendas não bateram. Mas Mike escreveu pra mim a rotina inteira para que eu a seguisse, eu a descrevo aqui embaixo, caso você queira tenta-la.

mentpic4.jpg

Treino 1

Voador - 6 a 10 reps SEM DESCANSO

Supino Inclinado - 2 a 4 reps

Pulley Fechado (palmas das mãos viradas pra coce) - 6 a 10 reps

Levantamento -Terra - 5 a 8 reps.

Descansar ao menos 3 dias.

Treino 2

Extensora - 8 a 15 reps SEM DESCANSO

Leg Press - 8 a 15 reps

Elevações Plantares - 12 to 20 reps

Descansar ao menos 3 dias.

Treino 3

Elevações Laterais - 6 a 10 reps

Elevações 90º - 6 a 10 reps

Rosca Direta - 6 a 10 reps

Extensão de tríceps na polia - 6 a 10 reps SEM DESCANSO

Paralelas - 3 a 5 reps

Descansar ao menos 3 dias.

Treino 4

Extensora - 8 a 15 reps SEM DESCANSO

Agachamento - 8 a 15 reps

Elevações Plantares - 12 to 20 reps

Descansar ao menos 3 dias.

Voltar ao treino 1, e etc...

Alguns pontos importantes:

· Repetições lentas e controladas

· Apenas 1 serie até a falha por exercício

· Adicione o Maximo de peso possível, mantendo a técnica perfeita

· Tenha alguém para te empurrar

· Mantenha um diário de treino

Este artigo é dedicado a memoria de MIKE MENTZER, que certo ou errado com certeza fez a gente pensar.

isso ae..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo POST

MUITO MTO MTO BOM..

Gostei mesmo...!!!!

E com certeza irá ser meu proximo treino, e achoq nem vou ligar pra teste de fibras e vou afzer essas rep mesma,,,e ver oq dá!!!

OU vai dar certo, ou ganhos pequenos.(errado, que p/ alguns pode ser até um certo[pelo jeito q treinam])

SOh um jeito de saber ........

Keria saber Elevl Laterias ...ok

MAs essa Elev 90º...eu to aki pensando qual ele quis dizer com isso.

acredito q seja um Desenvolvimento pro tras da caebçã não?

REcha credito q tenha traduzido este texto...pode me informar a fonte?

valeu.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sabios do hit, tenho uma duvida.. na minha academia nao tem como eu fazer superset em alguns exercicios e como pretendo fazer hit num futuro proximo gostaria de saber oq posso fazer. nao da pra fazer pois uns ficam longe do outro, senao quanto tem gente fazendo.. ai vai eles:

Leg press 45º superserie com

Agachamento livre

ou exetensora e alguns outros..

8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sabios do hit, tenho uma duvida.. na minha academia nao tem como eu fazer superset em alguns exercicios e como pretendo fazer hit num futuro proximo gostaria de saber oq posso fazer. nao da pra fazer pois uns ficam longe do outro, senao quanto tem gente fazendo.. ai vai eles:

Leg press 45º superserie com

Agachamento livre

ou exetensora e alguns outros..

8)

superserie é primeiro isolador depois composto! extenosra depois leg press..

faz com descanso mesmo cara..

tipo 1 minuto..

eu ponho a toalhinha no leg enquanto to na extensora, pois é uma serie do mesmo, ligeirinho

esse tipo de coisa que faço, se nao nao dá pra fazer mesmo...

d´´a mais detalhes do que tem na academia pra nos...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...