Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Ta meio mal de matematica, varias referencias de 2000... E é muito coerente com muito que tenho visto quando o assunto é nutriçao esportiva. Alias, com o que tenho visto de bom, porque besteira e textos tendenciosos financiados por empresas de suplemento é o que mais tem.

Segue minhas consideraçoes.

Bom, ele recomenda ingestao de 8g a 10g de carbo p/ kg e nas recomendações pré exercício recomenda 4 a 5g, então so nessa refeição já vai praticamente metade do necessário. Concordo com essa posição, que durante os períodos afastados do treino não necessitamos de tanto carboidrato quanto a maioria costuma utilizar.

Agora acho que o ponto é quais e como dividir essa porção significativa não é? Entao acho que o interessante é mesmo fazer a refeição de apoio para o treino antes mesmo da refeição pré treino até porque não é tempo suficiente do retorno dos níveis fisiológicos de insulina, como o texto mesmo cita.

“Segundo Bucci (1989), o consumo de carboidratos durante a atividade física só aumentará efetivamente o rendimento se a atividade for realizada por mais de 90 minutos a uma intensidade superior a 70% do VO2 máx.

De acordo com Driskell (2000) o consumo de carboidrato parece ser mais efetivo durante atividades de endurance que durem mais de 2 horas.”

Essas citações são muito importantes pra você que vai pra academia faz 1hora de musculação e leva 1 garrafinha cheia de malto... Só achei que no meu ponto de vista a parte mais critica da relação sobre a fadiga o texto não menciona que é o desequilíbrio eletrolitco, que leva a fadiga antes da depleção do glicogênio.. se bem que o texto é sobre ingestão de carbos.... :)

“1,5g de carboidrato/kg de peso nos primeiros 30 minutos e novamente a cada 2 horas, durante as 4-6 horas que sucedem o término do exercício (ADA, 2002)”

Não fiz as contas mas se seguir essa contas ela se contradiz. Já ultrapassaria as 10g/kg/dia.

Vamos as contas, 10g/kg/dia, 5g já foram... com essa recomendação -1.5g/kg nos primeiros 30mins, 2horas depois mais 1.5g/kg.. 3 no parcial, 8 no total, 2horas depois fechando as 4 horas 1.5g/kg. Total 9.5 na de ingestão de carbos so nas 3 horas antes e 4horas depois.

E ai? 0.5g/kg pro resto? 8horas de período pré pós treino, 8horas dormindo, e as outras 8 com apenas 0.5 fica muito pouco não acham? Pra quem tem seus 90kg, ingerir nesse tempo 45g de carbo? Isso da 2 copos de suco de laranja..

Postado

ninga, eu nao fui conferir, mas provavelmente a conta nao fecha pq o autor q falou q 10g/kg por dia eh bom nao foi o mesmo que indicou 1.5g/kg no pos treino, etc.

O que me pareceu bem válido nesse texto (e que eu jah vazia) eh priorizar a refeicao pre-pre-treino. Ou seja, 3hrs antes de malhar, comer bastante carbo, e 1hr antes, comer algo n tao pesado. Na verdade eu n to fazendo essa outra refeicao 1hr antes pq to tomando shotgun, mas sem ele eu faço.

• 1 mês depois...
Postado
Só achei que no meu ponto de vista a parte mais critica da relação sobre a fadiga o texto não menciona que é o desequilíbrio eletrolitco, que leva a fadiga antes da depleção do glicogênio..

então uma bebida do tipo gatorade seria boa para treinos de 45min?

Postado

Isotonicos sao legais durante mais em treinos muito longos, aerobicos principalmente. Na musculaçao é besteira. Existem pastilhas de eletrolitos praticamente sem carbos que cumprem muito bem o papel do equilibrio eletrolitico. EM uma aula de spinning de 45mins acho legal as pastilhas. Se fosse algo mais duradouro, tipo o cara ir la e fazer duas aulas dessas, um isotonico do tipo gatorade pode ajudar sim.

• 4 semanas depois...
Postado

Oi pessoal, esse é meu 1º post no fórum. Venho acompanhando alguns tópicos faz tempo, mas tenho uma dúvida sobre este tópico em especial:

Ok, os picos de insulina tem papel importante em vários aspectos, reflete no treino e etc. Mas e os diabéticos? Sou diabética a mais de 16 anos (tenho 25), diabetes tipo 1 (ou seja, insulino-dependente). Minha saúde é de ferro, meus exames são sempre perfeitos, mas fico confusa com essa questão dos picos de insulina já que de certa forma eu posso "controlar" quando esses picos acontecem.

Tomo 2 tipos de insulina - Lantus, de manhã (a Lantus age o dia todo sem picos, estabilizando a glicemia) e Humalog (1 UI. a cada 15g de carboidratos ingeridos). Ou seja, devo evitar treinar logo após corrigir minha glicemia com Humalog, é isso? Seria esse o pico de insulina? Não sei se a insulina sintética age da mesma forma que a natural, se tem o mesmo impacto no treino. (Tirando a alteração glicêmica, é claro.)

Depois de mtos anos parada voltei a treinar a uns 5 meses, vou no mínimo 5x por semana (musculação + 30mins de aeróbico). Já notei uma diferença enorme desde o começo do treino, não estava gorda nem nada mas estava precisando MUITO de definição. Dei uma boa secada, diminuí a % de gordura, aumentei massa magra, perdí medidas... enfim, acho que entendendo melhor como lidar com esses picos de insulina em diabéticos consigo melhorar mais.

Agradeço a ajuda de vcs! :lol:

Postado

Olha, e sempre interessante voce perguntar ao médico que lhe acompanha sobre isso. Mas eu acredito que voce deve utilizar a insulina de açao rapida apos sua refeiçao pos treino. É quando temos o maior beneficio de um pico de insulina, fazendo com que a proteolise muscular seja interrompida alem de antagonizar outros horminios catabolicos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
  • Criar novo...