Pular para o conteúdo

BF 20% Cutting ou Bulking?

Respostas em Destaque

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190504_100449-jpghttps://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190504_100327-jpg

Bom pessoal, tenho 1,66m, peso atualmente 70kg, já fui gordo na infância 87kg e eliminei com o tempo, hoje sou um falso magro.. na região das minhas costas eu vejo que tenho muita gordura acumulada (pneuzinhos) e na frente tenho gordura na barriga e no peito.. devo fazer um cutting e abaixar meu bf? Na minha última avaliação meu bf estava em 22% e me sinto muito incomodado com essas gordurinhas.. enfim cutting para abaixar esse bf? Malho a 3 meses (sendo o primeiro com dedicação aeróbica e agora cortei os aeróbicos para focar na musculação).

Quando eu sento parece que sou gordo novamente a minha barriga se estende.. 

• 7 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 389
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

@gsouza1303, seu tópico ficou sem nenhuma resposta. Vou responder a pergunta direta e depois acrescentar uma informação sobre o seu histórico que eu acho que vai te explicar bastante coisa.

A resposta curta: não faça um cutting agressivo. Não no seu caso, não agora.

O motivo.

Você tem 1,66 metro, 70 quilos e 22 por cento de gordura, com três meses de treino. O que você descreve como falso magro é exatamente isso: percentual de gordura moderadamente elevado combinado com pouca massa muscular.

O problema é que o cutting agressivo só ataca metade disso. Se você entrar em déficit forte agora, vai sair de 70 para uns 62 quilos, vai perder músculo junto, porque tem pouco a proteger e pouco tempo de treino, e vai chegar lá continuando a se achar mole. Só que menor.

O aspecto de falso magro vem tanto da falta de músculo quanto do excesso de gordura. Cortar resolve um lado e piora o outro.

O que funciona no seu caso é um déficit pequeno, mantendo o treino de força. Você reúne as três condições em que a recomposição corporal acontece de forma consistente: iniciante, percentual de gordura elevado, e provavelmente vindo de uma ingestão de proteína baixa.

Na prática:

Déficit de 300 a 400 calorias por dia, não mais. Mire perder algo em torno de 0,5 quilo por semana.

Proteína entre 130 e 155 gramas por dia. Em déficit, proteína alta é o que preserva e constrói músculo, e no seu caso ela é o item mais importante da dieta inteira.

Mantenha a musculação com progressão de carga registrada. É ela que sinaliza ao corpo o que preservar.

Nesse ritmo, em quatro a seis meses você sai dos 22 por cento para a casa dos 15, tendo ganhado músculo no caminho, e aí o resultado é o que você quer. Não é o caminho mais rápido na balança. É o único que chega no lugar certo.

Um ajuste: você cortou o aeróbico completamente para focar na musculação. Não precisa. A ideia de que aeróbico destrói ganhos é exagerada, e o efeito de interferência aparece principalmente com volumes altos de treino de resistência aeróbica, não com duas ou três sessões moderadas por semana. No seu caso o aeróbico ajuda a compor o déficit sem precisar cortar tanta comida, e faz bem por conta própria. O que não pode é ele tomar o lugar da musculação.

Agora a parte que acho mais importante, e é sobre o seu histórico.

Você mencionou que foi gordo na infância, chegando a 87 quilos. Isso tem uma consequência fisiológica concreta que quase ninguém conta.

Na infância e na adolescência, o ganho de gordura acontece em parte por aumento do número de células de gordura, e não só pelo tamanho delas. Esse número é em grande medida estabelecido até o início da vida adulta e não diminui depois. Quando um adulto emagrece, as células de gordura encolhem, mas continuam lá, na mesma quantidade.

Isso significa três coisas para você:

Primeira, atingir percentuais bem baixos tende a ser mais trabalhoso para quem teve obesidade na infância do que para quem não teve. Não é impressão sua.

Segunda, a tendência a recuperar peso é maior, e ela é fisiológica, não moral. O organismo tem mecanismos que empurram no sentido de reocupar aquelas células, e isso se expressa como fome e como redução do gasto durante e depois do emagrecimento. Não é falta de força de vontade, e você já perdeu 17 quilos ao longo da vida, o que mostra bem que disciplina não é o seu problema.

Terceira, e é a conclusão prática: no seu caso, a manutenção importa mais que a velocidade. Um déficit moderado que você sustenta por seis meses e consegue manter depois vale muito mais do que um corte agressivo de dois meses seguido de recuperação do peso. O plano que você consegue manter para sempre é o único que funciona para você a longo prazo.

Por último, dois ajustes de medição.

Sobre a barriga que se estende quando você senta: isso acontece com todo mundo, inclusive com pessoas em percentual de gordura de competição. A pele e o tecido subcutâneo do abdômen dobram quando o tronco flexiona. Não é indicador de nada, e usar isso como termômetro só vai te frustrar.

O que vale acompanhar é a circunferência de cintura, medida em pé, relaxado, na altura do umbigo, sempre nas mesmas condições, uma vez por semana. Para homens, abaixo de 94 centímetros é a faixa de risco baixo, e é um marcador de saúde de verdade, ligado à gordura visceral.

E acompanhe a média semanal do peso, nunca o peso de um dia isolado. Variação de um ou dois quilos entre dias é água e conteúdo intestinal.

Com três meses de treino, aliás, o melhor indicador de que está dando certo nem é aparência nem peso. É a carga subindo nos exercícios. A aparência vem depois, e vem de repente.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.