Skip to content

Exames de sangue relativamente altos

Featured Replies

Espero não estar fazendo o post em local inapropriado, bom, faz uma semana que fiz exames de sangue, e acabei achando duas coisas relativamente alto, e gostaria da opinião de vocês, caso queiram outros exames eu posto, os dois que eu achei relativamente alto são estradiol e shgb, estradiol deu  32pg/ml e shgb 36 nmol/. Obs:Nunca fiz uso de ergogênico.

Testosterona total: 571,94ng/dL

Testosterona livre: 11,656ng/dL

FSH: 1,70 mUi/mll

Cortisol: 13,41ug/dL

Insulina: 4,7 uUI/mL

T3: 0,92 ng/mL

T4: 7,8 ug/dL

Fosfatase alcalina: 124,0 U/L

Esses são os que eu tenho em mãos, tem mais alguns porém não estou na minha residência se precisarem de mais alguns posso pedir para alguém que esteja nela tirar uma foto e me enviar;

• 6 years later...
  • Replies 1
  • Views 363
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

@element1818, boa notícia: os dois valores que te preocuparam não estão altos.

SHBG de 36 nmol/L está no meio da faixa normal para homem adulto, que costuma ir de algo como 18 a 54, variando conforme o laboratório. E estradiol de 32 pg/ml também está dentro do esperado para homem, cuja faixa usual vai até por volta de 40. Nenhum dos dois é motivo de alarme, principalmente em quem nunca usou nada.

E eles conversam entre si de um jeito que confirma isso. Sua testosterona total está em 571,94 ng/dL, no meio da faixa, e a livre em 11,656 ng/dL, também normal. Se o SHBG estivesse realmente alto, a total estaria normal e a livre desproporcionalmente baixa. Não é o caso. Está tudo coerente.

Uma dica que vale para qualquer exame: compare sempre com o intervalo de referência impresso no seu próprio laudo, não com valor achado na internet. Método e unidade mudam de laboratório para laboratório, e é assim que muita gente se assusta à toa.

Dito isso, olhando o conjunto, o que me chama atenção não é o que está alterado, é o que está faltando.

O LH não foi dosado. Isso é uma lacuna relevante, porque o seu FSH está em 1,70 mUI/mL, que fica na borda inferior da faixa. FSH e LH são as duas gonadotrofinas e sempre se lê uma junto com a outra. Com testosterona normal, um FSH baixinho isolado costuma não significar nada. Mas se o LH também vier baixo, aí vale um olhar mais atento sobre o eixo hipófise-testículo. Sem esse valor, não dá para fechar a leitura.

Na tireoide, faltam TSH e T4 livre, que são justamente os dois exames que importam. T3 e T4 totais medem o hormônio ligado a proteína carreadora, então eles sobem e descem por causa da proteína, não da função da tireoide. Os seus estão normais, mas são exames fracos para essa finalidade. Peça TSH e T4 livre.

A insulina de 4,7 uUI/mL é um valor bom, sugere boa sensibilidade. Só que ela só faz sentido lida junto com a glicemia de jejum, porque é a relação entre as duas que dá o índice HOMA. Se você tiver a glicemia entre os exames que ficaram na sua casa, vale conferir.

O cortisol de 13,41 ug/dL está normal para coleta matinal, supondo que tenha sido pela manhã, que é quando ele deve ser colhido. Cortisol colhido à tarde tem outra interpretação inteiramente.

E o único valor que eu realmente acompanharia é a fosfatase alcalina em 124 U/L, que fica no limite superior da maioria das referências. Isso normalmente não é nada, e em pessoa jovem e ativa costuma ter origem óssea, já que o osso em remodelação produz essa enzima. Existe um jeito simples e barato de resolver essa dúvida: dose gama GT junto. Se a gama GT estiver normal e a fosfatase alcalina permanecer no limite, a origem é óssea e não há o que investigar. Se a gama GT também estiver elevada, aí a origem é hepatobiliar e vale seguir adiante com ultrassom de abdome.

Resumindo, o que eu pediria numa próxima coleta: LH, TSH, T4 livre, gama GT, glicemia de jejum, hemograma completo e perfil lipídico. Coleta pela manhã, em jejum, e de preferência sem treino pesado no dia anterior, porque exercício intenso altera enzimas musculares e pode confundir a leitura.

Se você conseguir postar os exames que ficaram na sua casa, principalmente glicemia, hemograma e as enzimas hepáticas, dá para fechar melhor a interpretação do conjunto.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.