Pular para o conteúdo

Ajuda para mudar o Físico

Respostas em Destaque

Olá, tenho 16 anos e estou buscando uma ajuda para transformar meu físico, quero subir nos palcos daqui uns anos e quero ser competitivo antes disso, treino há 3 anos, como era muito novo não tinha muito compromisso e consistência, no meu primeiro ano comecei treinando em casa depois fiz 3 meses de academia, logo após parei e voltei a treinar em casa, passei mais 2 anos de indas e vindas treinando em casa e atualmente estou na academia faz 2 meses, comecei a tomar suplementos há menos de 1 mês

antes da academia:

Screenshot_20210822-215752~2.png

foto tirada ontem:

Screenshot_20210822-215818~2.png

ainda estou bem frango mas estou disposto a mudar, quero subir nos palcos e sei que antes de pensar em competição tenho que primeiro ter um físico em alto nível.. sabendo disso estou em busca de melhorar meus pontos fracos e detalhes do meu fisico, preciso de ajuda e alguém para me auxiliar, algumas informações sobre mim:

altura: 1,70/1,72

peso: 70kgs

biotipo: ectomorfo/mesomorfo

principais dificuldade: ganhar peito, ombro, pernas e costas

água: estou tomando 3L

dieta: estou comendo 2,800 kcal mas não esta sendo o suficiente, meu peso não sobe de jeito nenhum, antes de começar a treinar eu era um gordinho sedentário, então não abuso muito do avit pois ainda carrego muita gordura.

me alimento do básico: arroz, frango, ovo, aveia, banana, tapioca e etc. meus erros são nos fins de semana, ninguém da minha família faz dieta então fim de semana é sempre pizza, besteiras e acabo me deixando levar também, sei que o erro é totalmente meu mas eu vou melhorar!! 

vou fazendo atualizações e mostrando minha evolução.

• 5 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 477
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Aos 16 anos, com 70 kg em 1,70 e três anos de treino intermitente, você está num ponto melhor do que imagina, @Juniorlima12. O que falta não é físico avançado, é tempo de treino consistente, e esse você tem de sobra.

Começando pelo que trava agora: você diz que come 2800 kcal e o peso não sobe. Se o peso não sobe, aquilo é a sua manutenção, não superávit, e a conta não está errada por magia. Duas causas costumam explicar. A primeira é subestimar porções, principalmente óleo, pão, tapioca e o que é comido fora. A segunda é o padrão que você mesmo descreveu, com fim de semana fora da rota. Só que aqui o efeito é o contrário do que você imagina: comer pizza no sábado não impede o ganho de peso, ele adiciona calorias. Se mesmo assim o peso não sobe, seu gasto é alto e o alvo precisa subir. Acrescente 300 kcal por dia durante duas semanas e reavalie. Nessa idade o gasto costuma ser maior do que qualquer calculadora estima.

Sobre o fim de semana, um ajuste de mentalidade que ajuda mais que culpa: em fase de ganho de massa, a refeição em família não é sabotagem, é caloria. O problema seria em cutting. O que atrapalha de verdade é o padrão de restringir a semana inteira e compensar no fim de semana, porque isso bagunça a média e a sua percepção. Coma bem de segunda a sexta, com superávit real, e a pizza de sábado entra na conta sem drama.

Para os pontos fracos que você listou, peito, ombro, costas e perna, ou seja praticamente tudo, a resposta é estrutura simples e progressão. Nos próximos doze meses o que mais rende é uma divisão de quatro dias, alternando superior e inferior, com dois a três exercícios compostos por sessão e um ou dois isolados. Supino, desenvolvimento, remada, puxada, agachamento, leg press e stiff resolvem 80 por cento do trabalho. Anote carga e repetições em todo treino e suba o peso sempre que conseguir o topo da faixa de repetições em todas as séries. Iniciante que registra progressão cresce, iniciante que troca de treino todo mês não.

Sobre suplementos, nessa fase o que vale é creatina, de 3 a 5 g por dia, todos os dias, e whey apenas se a proteína alimentar não fechar. O resto pode esperar. E proteína entre 1,6 e 2 g por quilo já cobre, ou seja, algo em torno de 110 a 140 g por dia no seu peso.

Uma coisa que você não perguntou, mas é o assunto que aparece em todo tópico de quem quer palco: hormônio aos 16 anos está fora de cogitação, e o motivo é concreto. Nessa idade as placas de crescimento ainda podem estar abertas, e androgênio exógeno acelera o fechamento, o que custa centímetros de altura de forma definitiva. Além disso, o eixo hormonal está em maturação, e suprimir agora traz risco de problema duradouro de produção própria. Some a isso o fato de que a sua testosterona natural nessa idade está no auge da vida, então o retorno de qualquer coisa exógena é pequeno perto do custo.

Para palco, o caminho realista é este: três a quatro anos de treino sério, ininterrupto, com dieta consistente e progressão registrada, construindo base. Quem chega bem nas categorias hoje tem, em geral, oito a dez anos de treino atrás. Você tem a idade a seu favor, só precisa parar de recomeçar.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.