Pular para o conteúdo

Como crescer em altura???

Respostas em Destaque

• 8 anos depois...
  • Respostas 11
  • Visualizações 39,7mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Acho que o melhor que vc tem a fazer é procurar um endocrinologista, com alguns testes ele pode te dizer se vc ainda pode crescer e os tratamentos adequados. Sinceramente, eu acho que aos 19 anos d

• tbm acho dificil vc crescer .. tbm queria crescer mais ... procurei um endocrinologista, o qual pediu um exame de raio x de meu punho (para ver minha idade ossea "se a idade ossea sua for menor

• Fala cara, Olha... quanto ao que vc acha, eu realmente nao posso fazer nada, mas gostaria de comentar alguma coisa que talvez sirva pra aliviar sua tensao aih. Primeiro, vc nao eh baixo. A altur

O Maiko_Vinicius reabriu esse tópico com a mesma pergunta e merece uma resposta técnica completa, porque o que ficou aqui foi uma mistura de acerto e de chute.

O crescimento em altura acontece nas cartilagens de crescimento, umas placas de cartilagem que ficam nas extremidades dos ossos longos. Enquanto elas estão abertas, o osso se alonga. Quando o estrógeno, que existe nos dois sexos, atinge determinado nível ao longo da puberdade, elas se fecham e se transformam em osso comum. Nos homens isso costuma ocorrer entre dezesseis e dezoito anos, às vezes se estendendo até vinte ou vinte e um em quem entrou tarde na puberdade. Fechou, acabou. Não existe nada, absolutamente nada, que reabra uma cartilagem fechada.

Por isso o conselho do Flycatcher e do VIDA-LOCA foi o certo, e a conduta que o VIDA-LOCA descreveu é exatamente a correta: radiografia de punho e mão para determinar idade óssea. Esse exame responde de forma objetiva se ainda sobra crescimento, e é a única coisa que vale fazer antes de gastar dinheiro com qualquer outra ideia.

Sobre as três perguntas originais, respondendo uma a uma. Musculação não atrapalha crescimento. Esse é um dos mitos mais persistentes da academia e ele já foi bastante estudado. Treino de força supervisionado, com técnica e progressão sensatas, é considerado seguro e até recomendado para adolescentes pelas sociedades de pediatria e de medicina esportiva, e não há evidência de redução de estatura final. O mito nasceu de relatos antigos de lesão de placa epifisária em levantamentos máximos sem supervisão, o que é outra coisa. Traduzindo: o risco está na carga absurda mal executada, não em treinar.

Os suplementos vendidos como HGH oral não funcionam, e aqui a explicação é simples. O hormônio do crescimento é uma proteína, e proteína ingerida é quebrada em aminoácidos na digestão. Não chega nada de hormônio na circulação. O visitante que disse que aquilo promete muito e não faz nada estava certo.

E o ponto mais importante, para quem pensa como o VIDA-LOCA pensava. Aplicar hormônio do crescimento depois que as cartilagens fecharam não aumenta altura. O osso longo não tem mais por onde alongar, então o que o excesso de hormônio produz é crescimento das extremidades e dos tecidos moles, aquilo que se vê na acromegalia: mandíbula, arcada, mãos e pés maiores, além de aumento de órgãos internos, resistência à insulina e risco cardiovascular. É um preço altíssimo por zero centímetro. Fora que se trata de medicamento de uso controlado.

Natação não aumenta estatura. Nadador é alto por seleção, quem tem envergadura grande rende mais e vira nadador, não o contrário. Alongamento e barra de suspensão também não alongam osso.

Existe uma única coisa honesta a se ganhar aí, e ela é pequena mas real. A altura oscila um ou dois centímetros ao longo do dia pela compressão dos discos, e quem tem postura muito curvada, com ombros à frente e dorso arredondado, perde alguns centímetros de estatura aparente. Trabalhar mobilidade de coluna torácica, fortalecer as costas e o abdome e corrigir postura devolve isso. Não é milagre, mas é o único caminho legítimo.

Por fim, sobre a parte que não é técnica. O Taurino escreveu em 2004 a melhor resposta desse tópico e ela continua verdadeira. A média de altura do homem adulto no Brasil está em torno de um metro e setenta e três, então um e setenta ou um e setenta e um não é ser baixo, é estar praticamente na mediana. Não vale queimar dinheiro, saúde ou anos de incômodo por dois centímetros que ninguém repara. Massa muscular, postura e condicionamento mudam muito mais a presença de alguém do que a fita métrica.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.