Ir para conteúdo
Héverson Gomes
Héverson Gomes

Testosterona: em que ela pode ajudar?

Primeiramente vamos explicar o que é a testosterona, antes de apresentar os benefícios deste hormônio.

O que é testosterona: principal hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo. É um hormônio esteróide com propriedades androgênicas e anabólicas.

Ela auxilia no ganho de massa magra, perda de gordura corporal, aumento da libido, auxilia na formação óssea e na nossa imunização.

A testosterona também estimula produção de glóbulos vermelhos, as hemácias. Homens com deficiência deste hormônio podem apresentar anemia com frequência.

É produzida nos testículos, no homem. Na mulher, é produzida no ovário, em menor quantidade. Por isso que é difícil mulher ficar musculosa. Elas também sofrem mais com a osteoporose.

A testosterona é sintetizada a partir do colesterol, por isso, não podemos eliminar completamente as gorduras da nossa dieta.

Os níveis de testosterona nos homens começam a diminuir a partir dos 40 anos de idade, cerca de 1% ao ano. É por isso as enfermidades aparecem nos sedentários, a partir desta idade, onde se inicia acúmulo de gordura corporal com maior dificuldade de perda da mesma, diminuição da massa muscular, com perda da força muscular.

É normal que pessoas com mais idade fraturem os ossos com mais facilidade que um jovem, tudo isso devido à perda de testosterona.

Eu costumo dizer que o ser humano morre quando o coração para ou quando sua testosterona está muito baixa.

Para os que acham que estou exagerando e incitando ao uso deste hormônio, digo que não incito a nada, apenas mostro os benefícios.

Se o cigarro e as bebidas alcoólicas trouxesse algum beneficio eu estaria mostrando aqui.

Para os que gostam da mídia, a revista veja do mês de Maio de 2012 fez uma matéria mostrando alguns benefícios da testosterona.

Este hormônio tão contestado, em sua forma exógena, pela classe médica e pela mídia aqui no Brasil, vem sendo reconhecido como benéfico.

Com muita cautela se fala dos benefícios e logo já se fazem milhares de criticas, devido ao medo de ser rechaçado por estar defendendo um hormônio.

O mais engraçado é que médicos, profissionais de saúde, não podem falar bem de testosterona e outros hormônios, pois são criticados, mas quando estão em um bar enchendo a cara de cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica ou fumando não são criticados.

Quando jogadores de futebol ou artistas famosos aparecem na mídia fazendo propaganda de cigarro ou de cerveja, não são criticados, e veja que eles são formadores de opinião.

Pensem em um jovem que quer ser igual àquele jogador de futebol que fazia um gol e fazia o símbolo de uma cerveja, incitando ao uso desta bebida!

Estamos no Brasil, é melhor que o ser humano viva doente, mas consumindo bebida e cigarro, do que seu médico possa passar testosterona para reposição hormonal.

Recentemente, num programa de televisão famoso, em que se falava que um especialista nos EUA prescrevia a seus pacientes testosterona e GH e mostravam este doutor na academia (um senhor com uma massa muscular invejável).

Em seguida houve uma bizarrice: um médico brasileiro criticando a matéria, com aquela barriguinha de cerveja, com aparência de não ter nem 40 anos, dizendo a seguinte besteira: sabemos que testosterona não deve ser recomendada para ninguém, e provoca malefícios em longo prazo, então não devemos usa-la com pessoas de mais idade.

Se a testosterona tem efeitos deletérios a longo prazo (o que não está provado pela ciência, não por falta de tentativa), se um individuo de mais de 70 anos a usar sentirá efeitos colaterais em 30 anos? Será que sem testosterona ele vai viver todo este tempo? Pense.

Agora para os que gostam de pesquisas cientificas, e para mostrar que não estou só em minhas ideias, vou mostrar um trabalho cientifico.

Em estudo feito por Farid Saad e colaboradores em uma instituição que não é qualquer fundo de quintal, a famosa Bayer Pharma, e divulgada no congresso Europeu de Obesidade em Lyon na França, em estudo com 115 homens de 61 anos, e após 5 anos de injeções de testosterona, os homens perderam, em média, 16 quilos, e tiveram uma redução de 107 para 98 centímetros da circunferência abdominal.

Para quem quiser provar se realmente procede o que estou falando, confira: Titulo original da pesquisa: Restoring testosterone to normal levels in elderly men is efficacious in weight reduction a follow-up study over 5 year.

Mas, por favor, não me saiam por aí fazendo uso de testosterona, indiscriminadamente. Procure um médico consciente, que te prescreva a reposição, pois de nada adianta repor testosterona e não ter uma alimentação adequada e ser sedentário, que nada vai adiantar.

Resumindo os benefícios da testosterona:

  • Aumento da massa magra;
  • Aumento da força muscular;
  • Melhora na libido;
  • Perda de gordura corporal;
  • Formação óssea;
  • Imunização;
  • Aumentos dos glóbulos vermelhos e hemácias.

Abraços e muitos treinos e dieta com consciência, até a próxima!




Comentários

Comentários Destacados

Postarei no meu twitter diariamente dicas exclusivas para dietas, saúde e atividades fisica, dicas de fisiologistas e treinadores conseituados.
@MarcosRoiz

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe, a Testosterona vinda das mulheres derivam de locais diferentes, e não só do Ovário.

 

50% deriva da conversão da Androstenediona, 25% sim vem dos Ovários e os outros 25% vem da produção da Supra Renal.

 

No homem a Supra-Renal tbm produz Testosterona, só que muito pouco em comparação aos Testículos. E a soma da produção dos Testículos e Supra-Renal no caso dos homens, eh obviamente bem superior a produção que as mulheres tem.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida a TESTOSTERONA,pode ser utilizada por mulheres contendo os mesmos benefícios em ambos sexo?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Uma duvida a TESTOSTERONA,pode ser utilizada por mulheres contendo os mesmos benefícios em ambos sexo?

Pode, mas não eh aconselhável devido ao colateral que pode trazer. Para mulheres existem outras substancias que não a Testosterona que podem ser usadas com menor grau de efeito colateral.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Visitante Helcio Sabatella

Postado

POR QUE A TESTOSTERONA É REI?

 

A testosterona e seus ésteres infinitos são igualmente anabólicas e androgênicas. Isto significa que o hormônio desencadeia uma taxa muito elevada de síntese protéica muscular e crescimento enquanto melhora a retenção de nitrogênio resultando em um efeito anti-catabólico.
Além disso, a elevada qualidade androgênica da testosterona, desde que promove o aumento na capacidade de carga de treinamento necessário para fornecer o estímulo para significativa síntese de proteínas.
 

A Ação e Reação, lembra?

 

Por esta razão, a testosterona, como todos os outros EAA, desequilibra a balança da relação anabólico / catabólica em favor de anabolismo ou crescimento. O alto ambiente androgênico criado por níveis elevados de testosterona também auxiliam na síntese de glicogênio aumentado e armazenamento no tecido muscular, melhorando a recuperação.

Quando se fala de ambientes de crescimento potêncial a testosterona promove um muito superior aos quase todos EAA individuais. Mas a testosterona aromatiza para estrogênios e reduz a DHT (Dihidrotestosterona), que é ruim, certo?
 

O que muitos não compreendem, é que o que desencadeia os efeitos colaterais negativos é a “razão” da testosterona converter para estrogênio e DHT e a duração ou período de elevação que importa. Não apenas a existência de estrogênio ou DHT. Vamos olhar para os benefícios realizados a partir de uma perspectiva fisiculturista.
 

BENEFÍCIOS OBTIDOS DO ESTROGÊNIO


• estimula a libertação de CH, promovendo a liberação de GHRH no hipotálamo.
 

• Aumenta a concentração de receptores de androgênios locais e sua sensibilidade.
 

• Aumenta a síntese de glicogênio muscular devido à ativação da enzima Glicose-6- Fosfato desidrogenase e o agora famoso receptor GLUT-4.
 

• Elevação do total de água no, resultando em um efeito anabolizante osmótico, aumento da fibra muscular, estabilidade articular e aumento de capacidade de carga de trabalho.
 

"Esses benefícios atribuídos ao estrogênio eram os objetivos exatos de um protocolo de ganho de massa muscular.

 

Os efeitos estrogênicos secundários negativos podem ocorrer, principalmente devido a absorção de zinco inadequado ou de um perfil hormonal que permita a atividade estrogênica de mitigar a atividade androgênica. A causa da ginecomastia, como o leitor já sabe, é o estrogênio e prolactina. Mais especificamente, esta é principalmente devido a uma relação não-favorável entre os dois estrogênios 2a hydroxyestrone e 16 hydroxyestrone. Assim como diferentes androgênios (tais como DHT) podem possuir efeitos desencadeadores sobre tecidos sexuais ( Próstata ).

 

Você vai notar que na maioria dos casos, é a exposição prolongada a elevações de certos hormônios que permitem que desencadeie a maioria dos efeitos colaterais negativos em um atleta. Lembre-se de nossa Ação e Reação ? ( em 2 semanas )
(Pense sobre estes pontos de interesse e continue a ler...)

DHT (dihidrotestosterona)


A elevação do DHT por uso de EAA foi responsabilizada por tudo, desde a calvície ao câncer de próstata. Só para se esclarecer a mídia considere o seguinte: O Chamado "normal" nível de testosterona no sangue para o sexo masculino esta na faixa de referência de 300 a 1000ng/dl e 14 a 76ng/dl para o sexo feminino. O DHT é um metabólito da testosterona originado da redução pela enzima 5a-redutase. Agora, olhe para os valores de referência acima do sexo masculino e feminino e responda a algumas perguntas:
 

  1. Por que 40% das mulheres do mundo enfrentam a calvície e cabelos ralos perceptíveis após 40 anos?

 

  1. Por que a DHT foi aprovado e patenteado como um tratamento para alargamento da próstata ?

 

  1. Se os níveis de testosterona do sexo masculino diminuiem à medida que envelhecem, e o DHT é um produto de testosterona, então por que a chance de apresentar câncer de próstata e calvície com a idade? (As fêmeas não têm próstata)

 

Há uma grande quantidade de evidências para apoiar a crença de que a atividade estrogênica em presença de DHT e um ambiente de baixa produção de testosterona podem ser a principal causa do câncer de próstata. No entanto, muito de qualquer coisa pode eventualmente ser a causa ou mediador de uma reação negativa.
 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode, mas não eh aconselhável devido ao colateral que pode trazer. Para mulheres existem outras substancias que não a Testosterona que podem ser usadas com menor grau de efeito colateral.

Existem as testosteronas bioidenticas,que pode ser usada por mulheres,se caso houver  deficiencia da mesma,e não causa efeitos colaterais devido a ser uma reposição,mas tem que haver realmente uma deficiencia,ou seja estar abaixo do normal e ser analisado,pois muitas vezes os exames não se resumem a apenas um tópico,tem que se analisar outros e deve ser feito por quem saiba interpretar,não por qualquer um,pois ler é fácil,o dificil é interpretá-lo

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida a TESTOSTERONA,pode ser utilizada por mulheres contendo os mesmos benefícios em ambos sexo?

Existem as testosteronas bioidenticas,que pode ser usada por mulheres,se caso houver deficiencia da mesma,e não causa efeitos colaterais devido a ser uma reposição,mas tem que haver realmente uma deficiencia,ou seja estar abaixo do normal e ser analisado,pois muitas vezes os exames não se resumem a apenas um tópico,tem que se analisar outros e deve ser feito por quem saiba interpretar,não por qualquer um,pois ler é fácil,o dificil é interpretá-lo

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"A testosterona é sintetizada a partir do colesterol, por isso, não podemos eliminar completamente as gorduras da nossa dieta."

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"A testosterona é sintetizada a partir do colesterol, por isso, não podemos eliminar completamente as gorduras da nossa dieta."

 

  Pelo comentário percebe-se o tanto que o autor do texto estuda a respeito pra falar com tanta autoridade!

  E ainda tem gente parabenizando pelas informações!

 

  É verdade. Cada um lê da forma que lhe é conveniente. Mesmo sendo um lixo de texto, sem NENHUM fundamento científico.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Para quem quiser provar se realmente procede o que estou falando, confira: Titulo original da pesquisa: Restoring testosterone to normal levels in elderly men is efficacious in weight reduction a follow-up study over 5 year.

 

  Sem dúvida, o autor foi muito feliz em embasar seus argumentos.

 

  UM único artigo.

  De um autor patrocinado pelo laboratório.

  Com um número ENORME de participantes: 115...

  E que fala de IDOSOS e OBESIDADE.

 

  E ele ainda quer extrapolar isso pra vida real.

 

  É o que eu chamo de inteligência superior. Bela análise!

 

  Parabéns!

  Continuem bombando.

  Mas não esqueçam de guardar dinheiro pro cirurgião hepático tentar operar seu câncer...

 

  Ou será que você vai citar algum "super" artigo que afirma que o uso de anabolizantes não está relacionado com câncer???

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haters will gonna hate !!!

 

 

Não adianta ,sempre será controverso esse assunto.

sem dados a longo pra o que fazemos é especular sobre um futuro totalmente incerto.

Pra vocês terem uma noção do quão perdidos quanto ao causador do câncer,vi um vídeo  que afirmar que um ambiente ácido é o causador de todos canceres no mundo.

 

E ae,o que me dizer !!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo. Cara como devo tomar isso, por favor me dê uma idéia de como tomar, qual quantidade e por quanto tempo inicialmente??

Valeu.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa ruim são os colaterais, mas usando conscientemente, não abusando e fazendo tpc, sabendo aplicar, ou tendo alguém de confiança pra aplicar, creio que a pessoa vai poder usar tranquila, agora abusando muito das dosagens e não fazendo tpc é pedir pra se fuder com os colaterais.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por MatheusTCW
      Bom dia galera, sou Matheus,  e gostaria de uma sincera opinião dos senhores referente a um ciclo que pretendo fazer
      se os srs. acham que vou ter o resultado que eu quero, críticas construtivas quanto ao protocolo e se possível até uns pitacos na dieta rs.
       
      OBS: Este será meu primeiro contato com Esteróides Anabolizantes.
       
      Inicialmente eu iria fazer um off limpo, porém eu mesmo me auto avaliando reparei que meu shape
      está um tanto quanto zuado, e como já havia lido alguns artigos sobre, pensei em aliar Oxandrolona e enantato de testo.
      Meu objetivo inicial é perda de gordura e conservar o máximo de massa muscular no período de 30 dias.
      30 dias por que eu moro em uma cidade, trabalho em uma outra cidade e estudo em uma terceira cidade (morar no interior é foda)
      e devido a isto eu não consigo fazer aeróbico em momento algum já que saio de casa as 5 da manha e retorno as 1 da manha do outro dia.
      Como eu tenho só 30 dias de férias, e eu gostaria de fazer oque fosse necessário para perder o máximo de gordura e retenção nestes 30 dias.
       
      Lembrando que não quero ficar rasgado, mostrando veias no abdomen, etc (se acontecer glória DeuXX), mas o reto abdominal ficando a mostra
      eu já ficaria muito feliz.
       
      Meu plano é utilizar enantato de testosterona e Oxandrolona, claro, aliado a dieta para perda de gordur, muito aeróbico e treino.
       
      Meu protocolo para estas 4 semanas de perda de gordura e retenção é:
       
      Primeiros 15 dias:
      80MG de Oxandrolona/dia
      400MG de Enantato de testosterona/Semana
       
      Ultimos 15 dias:
      120MG de Oxandrolona/dia
      500MG de Testosterona/Semana
       
      Após isto eu irei manter por uns 30 dias o físico, utilizando apenas testo e mantendo a dieta
      e depois. pretendo iniciar meu Off que já é outro assunto.
       
      Treino há 2 anos e o shape atual é o das fotos abaixo.
      19 Anos
      Altura 1.68
      Peso 74 KG 
      Desde já agradeço.



    • Por Elias Alves Franca
      Testosterona, LH e E2 baixos: TRT ou remédio?"






    • Por Lilika43
      Oi, gente! Abrindo novo tópico aqui para relatar meu ciclo com Oxandrolona. Pra quem não sabe, fiz um "ciclo" com gel de testosterona 3% + pentravan durante 3 meses, , conforme meu tópico anterior:
      https://fisiculturismo.com.br/forum/topic/116050-fitness-aos-43-feminino-uso-de-testosterona/
      Objetivo: Reduzir BF (28% segundo última medição 😥) e definição muscular.
      Idade: 43 anos
      Altura: 1,66 cm
      Peso: 65,4 kg
      Medicações em uso: Nenhuma
      Problemas de Saúde: Nenhum
      Tempo de treino: Já fiz vários tipos de treinos, mas há 1 ano faço musculação regularmente.
      Ciclos feitos: 3 meses com gel de testosterona 3%
      Ciclo proposto com Aes (Marca) dose e tempo: Iniciei em 02/11:  Oxandrolona (manipulada) 5 mg / dia - dividido em 2,5mg manhã / 30 min antes do treino (noite) durante 30 dias + Testosterona em Gel 3% + Pentravan, aplicação de 1mg toda noite. Após isso, terei retorno no médico para análise e verificação se aumentará a dose.
      Divisão de treino e horário do mesmo: Treino na academia 4x na semana (seg, qua, qui e sex) as 19h30, dividido em: quadríceps / posterior / superiores - 20 min de aeróbico no final de todos os treinos.
      QUADRICEPS
      - Aquecimento - Leg Press 45º  - 30 
      - Leg Press 45º - 4 x 15 (às vezes faço drop set, 4 séries)
      - Agachamento Livre - 4 x 12
      - Leg Press 80º - 4 x 12
      - Avanço alternado 3 x 15 + abdutora 3 x 25
      - Mesa extensora (pesada) 3 x 10
      20 a 30' de esteira ou bike.
      POSTERIOR
      - Aquecimento - Cadeira flexora 30 
      - Cadeira flexora - 4 x 12 (segurando 10 segundos na primeira execução)
      - Leg Press 80º + stiff 4 x 12
      - Mesa flexora - drop set 3 x 10
      - Agachamento sumo no step _ stiff reverso 3 x 12
      - Adutora 3 x 15
      - Panturrilha sentada unilateral 4 x 10, sem intervalo.
      - Panturrilha no leg 45 - 4 x 10, com 10 segundos de intervalo.
      20 a 30' de esteira ou bike.
      SUPERIORES
      Aquecimento
      Cavalinho +  puxador frontal - 4 x 12
      Remada unilateral banco - 4 x 12
      Supino articulado (curto + completo) 3 x 10 e 3x8 (eu pedi pra reduzir o número de exercícios de peito, pois não tenho NADA de seio e fico com medo de ficar estranha...)
      Bíceps - rosca direta barra  - 3 x 15
      Biceps -  corda 3 x 15
      Triceps - Extensão no cabo sob a cabeça 3 x 15
      Triceps pulley 3 x 15
      Triceps pulley supinado 3 x 15
      Ombro - desenvolvimento c halter + Elevação frontal - 3 x 10
      20 a 30' de esteira ou bike.
      Sábado e domingo: HIIT em casa ou caminhada / corrida na rua.
      Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia: Deveria ser: 145g proteína / 145g carbo / 55 gordura, porém nunca consigo bater essas metas...sempre como menos.
      Café da manhã: 2 ovos / 1 fatia de pão integral / café / às vezes uma fruta (mamão, banana ou melão)
      Lanche da manhã: 1 fruta / 3 castanhas do pará ou 7 amêndoas
      Almoço: frango / peixe / carne + 3 colheres de arroz (bco ou integral) + 1 concha de feijão + legumes + salada
      * Estou tomando um polivitamínico da GNC (Women's Ultra Mega Energy and Metabolism), depois do almoço, pq ele tem cafeina, tenho medo de tomar a noite e tirar meu sono.
      Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado + 1 scoop whey (às vezes incluo aqui uma banana)
      Pré-treino: 1 fatia de pão integral (ou uma tapioca) + 1 fatia de peito de peru + 1 fatia queijo branco ou 2 colheres de purê de batata doce + patinho moído + café
      Pós-treino: 1 scoop de whey + 5g creatina + água de coco 
      Jantar: igual almoço sem arroz e feijão
      Ceia: quando tenho fome, as vezes tomo meio copo de suco de uva ou como uma fruta (maçã, melão, abacaxi)
      O que senti até agora, apesar de ser muito cedo ainda: nos dois primeiros dias, dor de cabeça, hoje já não senti mais. Suando muito no treino.
      Vou relatando pra vocês ..
       
       

    • Por SuperLuis
      Fala galera!
       
      To iniciando o uso de GH e gostaria da opinião de vocês. Treino a 8 anos e já tenho experiência com EAS e busco um shape mais diferenciado.
       
      Idade: 40
      Altura: 1,83
      Peso: 85kg
      BF: 6%
       
      Protocolo:
      - 125mg de enantato de testosterona + 100mg de acetato de trembolona tsds
      - 3ui de gh + 5 uis de insulina humalog de ação ultra rapida + 200g de arroz branco no pós-treino
       
      Iria seguir esse protocolo por três meses.
       
      A minha outra opção seria manter meu blast que é:
      - 125mg de testo + 150mg de trembo + 100mg de masteron dsdn
       
       
      Como não tenho experiência com GH queria uma ideia. Obrigado!
    • Por Rafael Miott
      Seguinte, falta uma ampola de deposteron pra eu acabar meu ciclo.
       Apenas recapitulando pra quem nao acampanhou os posts anteriores, o ciclo era 12 semanas de deposteron - 200mg/sem + 70mg oxandrolona por dia durante todo o ciclo. Porem estava tomando muito anastrozol e tamoxifeno e parei com os manipulado, então a partir da sexta semana fiquei só com o deposteron, e nao me arrependo achei muito bom, queria ter tomado a oxan tb mas nao quis gastar com um novo manipulado.
       Pois bem, ainda irei fazer a tpc com base nos exames que levarei ao medico dia 25/09. Acredito que sera bem tranquilo em relação a isso pelas baixas doses de AE's que mandei.
      Meu proximo ciclo quero mandar sem acompanhamento do medico, quero mandar por conta mesmo controlando os colaterais com anastrozol e tamoxifeno, SE NECESSARIO.
      Meu pai é medico então as receitas e as guias de exames nao serão problemas. Meu pai nao sabe porra nenhuma sobre esteroids.
      Vamos la para meu segundo ciclo quero algo com ganhos secos, porem com maiores ganhos. Pensei em algo desse tipo:
      1-12 Cipionato de testosterona 400mg/sem  **Como fazer a divisão de aplicaçoes ?
      1-12 Oxandrolona Oral - 70mg/dia
      Como não vou mandar agora esse ciclo gostaria de discutir com voces as melhores alternativas sem recorrer ao underground, sempre indo pelas drogas que nao causam retenção hidrica.
      Gostaria de mandar Stano, mas pra mim a estetica nao vale a dor que tantos relatam. Nao sei se as pessoas aplicam errado ou é uma caracteristica da droga. Ouvi falar tambem de Boldenona, o que tem a dizer.
      Nao tenho pressa para crescer, então se acharem valido somente esse aumento na dose de testo me falem tambem.
      Minha dieta é simples arroz, feijao, carne e salada a cada 3h. Com algumas frutas tambem.
      Meu BF está 10,2%, faço bioimpedancia em casa todo mes rs.
      Coloquei algumas fotos que tirei a um mes atras, estou maior com o mesmo BF.

      Meu ajudem por favor.
      @Apollo Galeno @Arnaldo Santos. @davidevh @Locemar @Toxi
       
       
       




×